Temas Técnicos

Implantodontia digital: o que você mais precisa saber sobre ela

Implantodontia digital: o que você mais precisa saber sobre ela

Os avanços tecnológicos na Odontologia são constantes, porém, uma das áreas que mais evolui é, sem dúvida, a de implantes dentários. Assim, um dos destaques é a implantodontia digital.

Trata-se de um conjunto de técnicas e materiais inovadores que melhoram os diagnósticos e os resultados dos tratamentos. Esses recursos trazem ainda mais comodidade e segurança para o paciente e agilidade de execução para os dentistas.

Quer descobrir os detalhes da implantodontia digital e por que acompanhar as tendências dessa área? Confira a entrevista que realizamos com Renês Augusto Parizotto, embaixador da S.I.N. Implant System e especialista em implantodontia digital.

O que é a implantodontia digital?

A inovação chegou na implantodontia com uma série de recursos digitais, entre eles os exames tridimensionais, como os arquivos DICOM de tomografias computadorizadas, escaneamentos intraorais e de face.

Tudo isso para diagnosticar, planejar e executar procedimentos cirúrgicos, de modo a entregar aos pacientes excelência nos resultados. Com esses recursos, é possível explorar ao máximo cada tratamento, mesmo com as limitações devido a alguma condição do paciente.

“O implantodontista que insere o meio digital ao seu dia a dia clínico oferece ao seu paciente uma técnica segura, previsível, precisa e menos invasiva, pois muitos procedimentos podem ser realizados sem incisão (flapless)”, destaca Parizotto.

Como a implantodontia digital funciona e quais as vantagens para o profissional?

A implantodontia digital faz a utilização de exames tridimensionais (tomografias e escaneamentos intraorais e de face) para diagnóstico e planejamento dos procedimentos. É uma etapa em que o especialista pode compreender todas as dificuldades do caso, bem como prevenir intercorrências.

Além disso, a tecnologia pode elevar ainda mais a qualidade do planejamento, permitindo uma execução com alta precisão, muito segura e previsível — por meio dos sistemas guiados, que possibilitam oferecer aos pacientes todos os benefícios de uma Odontologia premium.

Quais as principais tendências da implantodontia digital?

Uma das principais tendências da implantodontia digital é o aprimoramento dos softwares de planejamento, com imagens mais limpas, sem artefatos e com o menor índice de variações.

Há ainda uma melhora na integração dos sistemas de planejamento cirúrgico e protético — o que permite que a previsibilidade do planejamento virtual possa ser realmente replicada, sem imprevistos, com segurança e responsabilidade.

Segundo Parizzoto, muitos dentistas digitais ministram cursos e pregam que existe uma facilidade do fluxo completo do planejamento, passando pela cirurgia até a prótese.

“Porém, isso ainda não existe com tanta fluidez assim. Precisamos de melhores planning centers e um maior número de pessoas com conhecimento avançado nos bastidores. Com isso, será possível replicar as técnicas de forma simples no dia a dia, ou seja, não será um feito de apenas poucos colegas”, explica o embaixador da S.I.N. Implant System.

Por que os profissionais especializados devem estar atentos às tendências da implantodontia digital?

A implantodontia digital permite ao profissional entregar ao paciente a certeza da execução correta do planejamento. Além disso, o tratamento é realizado em um tempo menor, pois o especialista prevê a maioria das intercorrências que possam surgir. Há ainda o fato de ter o conforto do paciente, visto que é uma técnica pouco invasiva.

Parizzoto afirma que é dever dos profissionais a busca por técnicas inovadoras, que possam ser inseridas na rotina clínica. Dessa maneira, é possível reforçar sua responsabilidade e zelo com todos os planejamentos reabilitadores ofertados aos pacientes.

“Nosso planeta nunca evoluiu tão rápido e toda essa evolução está criando um efeito de seleção dos profissionais. Em poucos anos, quem não estiver inserido no meio digital da Odontologia de alguma forma, infelizmente, estará de fora do mercado de trabalho. Então, corre que ainda dá tempo”, alerta o especialista.

Apesar de o Brasil ser o país com o maior número de dentistas no mundo, a porcentagem de profissionais que utilizam fluxos digitais em seus consultórios ou clínicas ainda é extremamente pequena.

“Portanto, ser um implantodontista digital vai agregar valor aos seus tratamentos, pois você entrega uma experiência positiva e inovadora aos pacientes, sendo um grande diferencial competitivo no mercado”, completa Parizzoto.

Quais cuidados o dentista deve ter antes de oferecer um tratamento com as técnicas digitais?

A dica é, inicialmente, buscar conhecimentos gerais sobre computadores, softwares e sistemas. Passando esse estágio, é preciso procurar um credenciado de cirurgia guiada para gerar uma conexão com um bom planning center. Esse local deve ter abertura para diálogos e, principalmente, disponibilidade em ensinar os bastidores dos processos 3D.

“É importantíssimo que o dentista não saia oferecendo tratamentos digitais sem antes estar realmente preparado. Comece devagar e não ofereça o que ainda não consegue entregar aos pacientes. Isso porque a decepção virá e, nesse momento, muitos culpam a digitalização, porém, os verdadeiros culpados somos nós”, ressalta Parizzoto.

Quais produtos da S.I.N. Implant System são direcionados para a implantodontia digital?

Quando se fala em uma empresa que é referência em materiais da implantodontia digital, não há como não citar a S.I.N. Implant System, que tem os melhores sistemas de cirurgia guiada do mercado.

Os especialistas podem utilizar os kits da linha Strong SW, SW Plus, Unitite e Epikut que são materiais extremamente eficazes. “Todos os detalhes foram pensados para que o implantodontista possa utilizar os materiais na grande maioria dos desafios clínicos”, ressalta o especialista.

Segundo Parizzoto, nem todos os casos são passíveis de utilização da cirurgia guiada, no entanto, a grande dica para que não ocorra intercorrências é sempre realizar uma boa anamnese e planejamento 3D.

A S.I.N. Implant System também oferece uma gama gigantesca de soluções protéticas digitais. Permite, dessa forma, que o profissional possa utilizar todo fluxo digital para solucionar um caso do diagnóstico, passando pelo planejamento e cirurgia até a prótese.

A concorrência na Odontologia é alta, mas é possível se destacar na área de implantes dentários com um tratamento de melhor qualidade, previsibilidade e mais segurança com a implantodontia digital. Para mais sucesso nos procedimentos, o ideal é contar com materiais de referência, como os da S.I.N. Implant System.

Quer conhecer a trajetória da S.I.N. Implant System e seu portfólio completo para que você possa atuar com os recursos digitais na implantodontia? Visite nosso site e tenha as informações completas!

Outras publicações