Temas Técnicos

Prótese dentogengival sobre implantes: entenda o que é e como funciona

Prótese dentogengival sobre implantes: entenda o que é e como funciona

Quando se fala de prótese dentária, é natural pensar na reposição de um ou mais dentes perdidos. Entretanto, essa técnica também trabalha com a restauração da estética rosa do paciente, objetivo alcançado a partir da inserção de uma prótese dentogengival sobre implantes.

Com ela, a reabilitação oral do paciente acontece de forma muito mais completa. Afinal, não é feita apenas a reposição do dente, mas de toda a estrutura bucal perdida. O resultado apresenta melhora significativa na funcionalidade das arcadas dentárias, bem como na estética da face.

Para entender essa metodologia, conversamos com o Dr. Fabio J. B. Bezerra, Diretor Global de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Implant System. Ele nos explica o que é uma prótese dentogengival, como ela funciona e quais são seus benefícios, indicações e contraindicações. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

O que é a prótese dentogengival?

A reposição de dentes perdidos ocorre por meio da instalação de próteses. Durante bastante tempo as chamadas dentaduras foram as mais populares, porém os implantes vêm ganhando espaço significativo no mercado e se popularizando entre os pacientes.

Essa popularização também levou a diversas inovações na implantodontia, ampliando as possibilidades de tratamento. Uma das opções encontradas atualmente é a prótese dentogengival sobre implantes, que visa fazer mais do que a reposição do elemento dentário.

Conforme o Dr. Fabio, a prótese dentogengival é compensatória e procura restabelecer as estéticas branca e rosa do paciente. Por meio dela se minimiza ou evita a necessidade de fazer enxertos, porque dá suporte ao lábio e melhora a fala e a fonética do paciente, além de reabilitar a mastigação.

Sendo assim, com esse tipo de prótese, além da substituição dos dentes perdidos, reabilita-se o paciente em relação ao tecido gengival. Deste modo, o profissional consegue alcançar resultados funcionais e estéticos superiores com muito mais conforto.

Como ela funciona?

A prótese dentogengival não fica encaixada na boca do paciente: ela é fixada sobre implantes, ou seja, se mantém presa à boca. Dá para confeccionar uma estrutura parcial, mas geralmente esse tipo de prótese é bem mais extensa e utilizada para substituir todos os dentes.

Técnicas como All-on-Four e All-on-Six são aplicadas para utilização da prótese dentogengival. Acontece a instalação de alguns implantes que servem como ancoragem óssea para ela, que encaixa sobre eles. Então, podemos fazer a substituição de toda uma arcada dentária com a instalação de poucos implantes.

A Protocolo e a Overdenture são próteses dentogengivais sobre implantes. A estrutura de ambas é basicamente a mesma, com a diferença de que no primeiro caso o dispositivo fica 100% fixo na boca do paciente. No segundo, apesar da excelente fixação, a prótese pode ser desencaixada pelo indivíduo.

Quais seus benefícios?

O principal benefício da prótese dentogengival sobre implantes, de acordo com o Dr. Fabio, é que essa modalidade de tratamento permite tornar uma reconstrução que seria complexa em um procedimento muito mais simples, mesmo em pacientes que sofreram perdas ósseas acentuadas.

Ela traz ainda outras grandes vantagens, conforme citamos ao longo do texto. Uma delas é a reabilitação total do paciente, pois os elementos dentários são recuperados, assim como a estrutura óssea e o tecido gengival, trazendo segurança e conforto na mastigação, na fala e no sorriso.

Além disso, o ganho estético é significativo, uma vez que com esse tipo de prótese não ocorrem alterações na aparência do lábio superior. Assim, mantemos a naturalidade da face do paciente, reproduzindo exatamente toda a estrutura perdida precocemente em função do edentulismo.

Outro benefício tem relação com a possibilidade de tratar os pacientes incapazes de passar pelos procedimentos de enxertia. Ainda existe o aspecto da minimização da quantidade de intervenções cirúrgicas, uma vez que poucos implantes são suficientes para servir como ancoragem.

Em quais situações a prótese dentogengival é indicada?

A prótese dentogengival sobre implantes, de acordo com o Dr. Fabio, é indicada sobretudo para pacientes com edentulismo total, ou seja, que perderam todos os seus dentes. Isso porque, conforme dito, geralmente esse dispositivo é confeccionado com uma extensão maior para abranger toda a arcada.

Outra indicação aponta na direção dos pacientes que precisam realizar o enxerto ósseo, mas que, por conta da perda acentuada, têm a previsibilidade do procedimento reduzida, pois haveria resistência na reconstrução vertical.

Vale ressaltar que, em todos os casos, o principal cuidado ao qual o profissional deve prestar atenção consiste no planejamento. Segundo o Dr. Fabio, é importante considerar a linha do sorriso para não haver o risco de expor a transição entre a prótese e o osso e gengivas residuais.

Conforme o especialista explica, quando há esse risco de prejuízo estético, indica-se a realização da osteotomia para que, mesmo durante um sorriso máximo, não seja exposta a linha de transição. Assim, o resultado estético fica mais satisfatório e natural.

Existem contraindicações?

A contraindicação para o uso desse tipo de prótese seria para os pacientes que, por algum motivo ou condição orgânica, não podem passar pela cirurgia de implantes. Afinal, a ancoragem dela é feita sobre eles.

No mais, como existem diferentes tipos de prótese, o profissional deve considerar alguns aspectos na hora de optar pela mais indicada em cada caso. Pacientes com alguma limitação em relação à higienização bucal, por exemplo, podem ser candidatos a Overdenture, pela possibilidade de removê-la da boca.

Além disso, quando existe uma discrepância maxilo-mandibular ântero-posterior acentuada, há necessidade de fazer a compensação no sentido horizontal, de acordo com o Dr Fabio. Então, a prótese Overdenture também seria mais indicada para a projeção desses dentes na oclusão, assim, biomecanicamente a dissipação das forças da mastigação é melhorada.

E os riscos?

Uma questão relevante em relação à prótese dentogengival sobre implantes é a necessidade de esclarecer ao paciente a diferença que ela tem em relação a uma dentadura. Isso porque o maior risco de insucesso do tratamento diz respeito a não aceitação do paciente.

O Dr. Fábio recomenda o uso de mockups para que o paciente possa fazer a prova dos dentes, ou então a adoção da prova do sorriso ativa ou passiva e a utilização de vídeos. Assim, é possível vislumbrar como ficará a aparência para não ter surpresas negativas com os resultados, e entender os objetivos do tratamento.

Também é fundamental que o especialista dê instruções claras sobre a forma ideal de realização da higienização dessa prótese. Afinal, alguns pacientes podem acreditar que elas não estão sujeitas a problemas bucais, o que levaria a resultados desastrosos como a peri-implantite.

No mais, o principal cuidado acontece durante o período de osseointegração do implante, posterior à fixação dele por meio da cirurgia. Neste momento é fundamental a colaboração do paciente para que os tecidos se recuperarem adequadamente, e o implante fixe conforme esperado.

Com a prótese dentogengival sobre implantes acontece uma reabilitação completa, ampliando as opções de tratamento. A atuação do profissional é crucial para o sucesso do procedimento, pois é necessário um bom planejamento considerando as características do caso e os resultados estéticos e funcionais desejados, que também são influenciados pela qualidade do material.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter para receber novos materiais interessantes como este direto no seu e-mail!

Outras publicações