Não categorizado

Confira 4 dicas de decoração para consultório odontológico

Confira 4 dicas de decoração para consultório odontológico

Já se foi o tempo em que a decoração do consultório odontológico parecia o bloco cirúrgico de um hospital, apenas com paredes brancas e equipamentos. Os quadros com procedimentos dentários e dicas de escovação deram espaço a ambientes confortáveis e bem decorados.

Afinal de contas, é preciso ir além da qualidade dos serviços, oferecendo uma experiência agradável aos pacientes. Apesar de parecer apenas um detalhe, pode ser o diferencial que falta para um dentista se destacar dos demais e deixar os usuários mais satisfeitos.

Por isso, neste artigo, listamos quatro dicas fundamentais para a decoração do seu consultório odontológico. Acompanhe!

1. Saiba combinar as cores

As paredes brancas tradicionais podem até ser práticas, porém são impessoais. Assim, a nossa primeira dica é escolher as cores que deixem o ambiente bonito, agradável e com personalidade. O verde, o azul e o cinza, em diferentes tonalidades, são escolhas acertadas por trazerem paz e representarem saúde e bem-estar.

No entanto, também dá para misturar alguns tons mais fortes, como o laranja e o amarelo, que indicam vitalidade e força, além do bege e do marrom, que são mais sóbrios e transmitem segurança. Independentemente das cores escolhidas, é importante saber combiná-las, tanto nas paredes quanto nos móveis e objetos de decoração.

2. Escolha quadros e objetos agradáveis

A decoração do seu consultório odontológico pode ir além dos modelos de próteses e cartazes de produtos dentários. É melhor optar por quadros e outros objetos bonitos, que trazem mais leveza e tranquilidade ao ambiente.

O fato é que o seu paciente não quer ficar esperando em uma sala que explique como são feitos os procedimentos dentários. Certamente, eles se sentirão melhor acolhidos com objetos de arte e peças bonitas de decoração. Porém, nessa hora, é bom ter cuidado apenas para não exagerar, pois o efeito pode ser o contrário, trazendo um desconforto visual.

3. Deixe o ambiente bem arejado e iluminado

A iluminação é outro fator essencial para a decoração do consultório. É preciso cuidar para que o ambiente seja bem iluminado, de modo funcional, mas, ao mesmo tempo, confortável. O excesso de luz pode desagradar aos pacientes e, do contrário, a falta pode prejudicar a visão. Por isso, a nossa dica é investir em lâmpadas laterais e difusas, que distribuam a luz por todo o ambiente.

Da mesma forma, é necessário investir na ventilação, seja natural, seja por ar-condicionado. A temperatura deve estar sempre agradável, por volta dos 25°C e com uma boa circulação de ar.

4. Invista na decoração da recepção

Por fim, a nossa dica é ter um cuidado ainda maior na decoração da recepção do consultório. Isso porque o ambiente precisa ser agradável o suficiente para deixar a espera dos pacientes a mais tranquila possível. Para tanto, é bom se atentar para as dicas anteriores e investir em móveis confortáveis. Além disso, procure oferecer distrações, como uma televisão e revistas variadas, assim como café e água frescos.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para a decoração do seu consultório odontológico. Lembre-se sempre de considerar o conforto e a comodidade dos pacientes nas suas escolhas, ainda que imprimir o seu gosto seja importante. Se necessário, conte com a ajuda de um profissional especializado para decorar o ambiente.

Gostou dessas dicas de decoração para consultório odontológico e quer receber outros artigos para ajudar na sua rotina profissional? Então, assine a nossa newsletter e confira tudo em primeira mão!

Outras publicações