Entenda o que você precisa fazer para se tornar um dentista empreendedor

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Depois de formado, o profissional de saúde tem a opção de trabalhar para terceiros ou abrir a sua própria clínica. Isso não é diferente para quem atua com Odontologia, porém, para ser um dentista empreendedor de sucesso é preciso ter consciência de cada passo dado.

Todas as decisões tomadas são importantes porque definem características e singularidades do negócio. Afinal, não podemos esquecer que os empreendimentos de saúde também são empresas, então, o dentista deve pensar como um empresário.

Apostar no próximo próprio negócio é desafiador, mas muito gratificante por ser uma realização sua. Para ajudar um pouco, preparamos este artigo mostrando o que você precisa fazer para ter sucesso com sua clínica odontológica. Acompanhe!

Quais são as características de um dentista empreendedor?

O principal papel do dentista é cuidar da saúde bucal das pessoas. No entanto, uma vez que decide empreender, ele precisa de habilidades e conhecimentos que vão além da odontologia. Afinal, uma clínica odontológica também é uma empresa, e se você deseja desejo abrir o seu próprio negócio precisa estar consciente de que deverá adotar uma postura empresarial.

Para que possa montar a sua clínica, conquistar público, marcar presença no mercado e tornar o seu negócio rentável, é preciso se planejar e tomar as decisões certas. Diversos detalhes estão envolvidos, incluindo aspectos como:

  • localização;
  • estrutura física;
  • documentos e licenças;
  • materiais;
  • instrumentos;
  • equipamentos;
  • funcionários.

Como qualquer empresa, a clínica odontológica também será regida por setores distintos, que envolvem:

  • logística;
  • finanças;
  • controle de estoque;
  • marketing;
  • gestão de pessoas;
  • vendas;
  • comunicação; e outros.

Há muito que pensar, por isso, se você deseja ser um dentista empreendedor deve começar agora a cultivar algumas características fundamentais para ser bem-sucedido. A seguir listamos as principais.

Visão inovadora

Todo empreendedor precisa ter uma visão que vai além do mais do mesmo. É fundamental ter curiosidade e buscar coisas novas, aceitar desafios e não ter medo de tentar ou experimentar. No entanto, também precisa de visão crítica e analítica para saber se aquilo pode trazer bons resultados.

Dedicação

Quando trabalhamos para outras pessoas, temos um horário definido, depois daquilo, não há mais preocupação. Porém, se você deseja empreender, esteja consciente que deverá se dedicar com afinco, buscando informações, soluções e formação para fazer a clínica dar certo, pois depende de você.

Responsabilidade

Você terá Muitos compromissos para honrar, então, deve fazer tudo do jeito certo para trabalhar na legalidade e com segurança, para sua equipe e seus pacientes. Então precisa, estar ciente de cada detalhe e se comprometer a fazer tudo do jeito certo.

Persistência

Nem tudo são flores para o dentista empreendedor, pois alguma coisa pode dar errado em algum momento. Será necessário ter paciência e persistência para se organizar, planejar e, muitas vezes, aprender pela tentativa e erro até descobrir o melhor caminho.

Liderança

Ser dono do próprio negócio também significa que você será um líder, mesmo que não tenha uma equipe muito grande. Ainda assim vivenciará desafios diários e precisa saber como lidar com eles para motivar sua equipe, adotar melhores estratégias e tomar decisões inteligentes e justas.

Como um dentista pode tornar sua atividade mais rentável?

A Odontologia é um ramo que traz muitas realizações para o profissional. Afinal, ele atua diretamente com as pessoas contribuindo com sua saúde e bem-estar. Tudo isso é muito recompensador.

Porém, sendo um dentista empreendedor deve entender que montar uma clínica não é o mesmo que realizar um trabalho voluntário em odontologia. Não basta apenas o desejo de ajudar e o amor pela profissão, você precisará pensar em rentabilidade, pois deve manter o seu negócio funcionando e dali sairá sua renda.

Então, se ainda está em fase de planejamento, comece a pensar em estratégias para obter lucros mais satisfatórios. Caso já esteja com sua clínica montada, pode aumentar a receita e dar um salto no crescimento, ampliando sua presença no mercado e os retornos. É claro que deixamos algumas dicas de como fazer isso!

Adote um sistema de gestão

A organização é fundamental e qualquer empresa porque evita erros que podem levar a prejuízos, ou decisões equivocadas. Assim, é preciso adotar medidas para facilitar o controle e o registro de dados e informações, para que eles sejam facilmente consultados.

A adoção de um sistema de gestão, de preferência específico para clínicas odontológicas, é uma excelente alternativa. Com ele você pode controlar cada um dos setores mantendo as finanças em dia, gerenciando o estoque, bem como os dados de pacientes, seu histórico de consultas, exames e tratamentos.

Além de minimizar as ocorrências de falha humana, os sistemas de gestão aumentam a produtividade. Isso porque todos os dados ficam concentrados em um mesmo lugar, há um ganho de tempo e, com isso, maior agilidade nas tarefas rotineiras.

Invista em tecnologia

O investimento em novas tecnologias favorece diferentes aspectos da clínica, como a gestão que já citamos, a comunicação, a produtividade em geral e a satisfação do paciente em função do atendimento mais moderno.

Sua clínica pode se tornar mais rentável com esse tipo de investimento porque, além de você otimizar tarefas e processos, pode dar uma melhor precificação para os procedimentos. Afinal, seu trabalho é valorizado por recursos como:

  • sedação consciente;
  • anestesia sem agulha;
  • scanner intraoral;
  • impressão 3D;
  • radiografia digital.

Torne-se um especialista

Ao finalizar a graduação você está apto para atuar com Clínica Geral. Porém, se quiser valorizar mais o seu trabalho pode se tornar um especialista em determinada área, a fim de segmentar o seu público.

Existem diversos ramos para os quais pode seguir, mas alguns estão bastante em alta no momento, como:

  • Implantodontia;
  • Odontologia Estética;
  • Odontopediatria;
  • Odontogeriatria;
  • Ortodontia.

Entretanto, escolha uma área que desperte seu interesse, para que trabalhe com aquilo que realmente gosta. Evite oferecer apenas o básico, buscando por opções que valorizem ainda mais o seu trabalho.

Acompanhe as novidades

Novidades surgem constantemente na odontologia e suas áreas. Como o dentista empreendedor, será necessário ficar atento às inovações e tendências para disponibilizar isso em sua clínica.

Assim, trabalhará com aquilo que há de mais moderno, consequentemente, terá uma rentabilidade maior. Isso em função da procura pelas novidades e por que elas agregam mais valor aos procedimentos.

Reduza os custos

Para ganhar também é importante gastar menos. Sendo assim, durante o planejamento do seu negócio você pode incorporar estratégias para reduzir custos, como no consumo de água e de energia elétrica.

Também pode estudar com as opções de fornecedores para encontrar aqueles que trabalhem com melhores oportunidades. Calcule com precisão as necessidades da clínica para não fazer investimentos desnecessários.

Se você já tem uma clínica montada, analise todos os seus custos fixos e variáveis. Verifique como o dinheiro tem sido empregado para identificar possíveis falhas que estejam aumentando suas contas. Lembre-se, também, de adotar estratégias para otimizar processos, a fim de ganhar tempo e minimizar o consumo de recursos e materiais.

Conquiste mais pacientes

Para ter uma rentabilidade maior é importante que você esteja com a sua agenda sempre ocupada. Então, deve adotar estratégias para atrair mais pacientes, a fim de aumentar o número de atendimentos.

Invista em campanhas de marketing para divulgar seu trabalho, mas não se esqueça de que isso deve ser feito com foco em seu público-alvo. Essas campanhas precisam ser pensadas para que atinjam essas pessoas interessadas em seus serviços para ter o retorno esperado.

Como aumentar a capacidade de atendimento do dentista?

Considere que se você se tornar um dentista empreendedor para garantir o seu salário será preciso se dedicar a sua clínica. Se quiser uma renda mais alta, deve aumentar a sua capacidade de atendimento. Existem algumas excelentes estratégias que pode adotar. Veja quais são elas.

Tenha uma equipe

Se você ficar responsável por todas as tarefas certamente não terá tempo para realizar vários atendimentos por dia. Portanto, o ideal é ter uma equipe ou, pelo menos, uma secretária para lhe dar suporte. Assim, pode se dedicar exclusivamente aos pacientes.

Mantenha a organização

Também será necessário conciliar sua vida pessoal e profissional. Isso parece muito óbvio, porém, alguns empreendedores acreditam que não precisam seguir horários por serem donos do próprio negócio, mas não é bem assim. Se você não tiver dedicação não ganhará dinheiro.

Além disso, a clínica em si precisa se manter organizada. A agenda deve ter um controle rigoroso para não acontecerem conflitos de horários, as informações dos pacientes precisam estar acessíveis e o espaço físico deve estar em ordem. Assim, não terá dificuldades para acessar os recursos que precisa durante os atendimentos.

Explore a tecnologia

Mais uma vez a tecnologia se mostra uma aliada do dentista empreendedor. Afinal, ela também pode aumentar a sua produtividade com a digitalização de exames e a utilização de equipamentos mais modernos, que promovem ganho de tempo com processos simplificados.

Conte com bons fornecedores

Os fornecedores fazem toda a diferença para as empresas, por isso são considerados parceiros. Você vai precisar de boas parcerias para ter certeza da reposição dos materiais no momento certo, a fim de não interromper ou cancelar atendimentos em função da falta deles.

Trabalhe com itens de qualidade

Materiais e instrumentos de boa qualidade tornam o trabalho do dentista mais fácil. Uma boa resina, por exemplo, é manuseado sem dificuldade e alcança bons resultados sem muitas manobras. Com isso, os atendimentos são finalizados em um tempo menor e com a mesma excelência em funcionalidade e estética. Além disso, a qualidade evita retrabalhos.

O que fazer para organizar as finanças do empreendimento odontológico?

Uma boa gestão de finanças é fundamental para garantir a sobrevivência da sua clínica. Esse controle financeiro deve ser muito bem feito para não misturar aquilo que é pessoal com o que é da empresa. Também para arcar com todos os encargos e custos, reservando um valor para investir no negócio.

O planejamento financeiro ajuda a ter uma visão panorâmica da real situação da clínica e para que possa traçar estratégias mais acertadas. Pode ser feito antes de abrir o seu negócio ou depois que ele já estiver em funcionamento.

Contar com um sistema de gestão é a melhor alternativa. De toda forma, basicamente você precisa conhecer os custos operacionais da clínica para definir quanto ela precisa render ao mês, a fim de cobrir esses gastos.

Essas informações ainda permitem estabelecer a precificação dos procedimentos. Isso porque é preciso trabalhar com um valor que cubra os custos e promova lucro, mas, ao mesmo tempo, seja acessível para o público.

Ao final de cada dia, faça o fechamento do caixa para verificar se a empresa não ficou no prejuízo. Esses dados serão utilizados no final do mês fazer o balanço, destinando os recursos corretamente, inclusive, mantendo uma reserva como capital de giro e um determinado valor para novos investimentos.

Para não ter mais essa preocupação, contrate um profissional ou escritório de contabilidade para fazer o controle financeiro da clínica. No entanto, você precisa dominar um pouco desse conhecimento para acompanhar o que está sendo feito e saber identificar possíveis discrepâncias.

Como o dentista pode se diferenciar no mercado?

Outro detalhe com o qual dentista empreendedor precisará se preocupar é a concorrência. Os profissionais que atuam na mesma área também estão em busca de espaço no mercado, e para que você consiga ter sucesso, deve cultivar um diferencial.

Isso significa trabalhar de uma forma diferente dos demais, oferecer para os pacientes e o público algo que chame a atenção, oferecendo algum benefício ou vantagem em optar por sua clínica. Existem diversas formas de fazer isso, como você pode vir a seguir.

Especialização

Já falamos sobre ela, mas convém reforçar que fazer uma especialização é uma forma de se diferenciar no mercado. Procure por um ramo que não esteja muito saturado em sua região, para que você possa ter uma credibilidade ainda maior e, se possível, exclusividade.

Estrutura da clínica

Você também pode oferecer um atendimento diferenciado por meio da estrutura da clínica. O investimento em tecnologia é apenas um dos aspectos, pois é interessante montar um espaço que fuja ao tradicional. Crie um ambiente aconchegante, com uma decoração mais agradável e que minimize o estresse e a ansiedade.

Atendimento humanizado

As pessoas que procuram um dentista esperam encontrar um profissional atencioso e que se preocupe com os seus problemas. Sendo assim, tenha como diferencial as boas práticas do atendimento humanizado, cultivando uma relação mais próxima com os pacientes para que eles confiem em você e se sintam acolhidos.

Estratégias de marketing

Suas estratégias de marketing, além de divulgarem a clínica, podem ser um diferencial para atrair o público. A oferta de conteúdos úteis, como artigos e vídeos sobre cuidados e prevenção, disponibiliza informações para as pessoas, traz credibilidade para você e desperta a simpatia e a confiança.

Modernização dos tratamentos

Atualmente, as pessoas têm uma grande facilidade de acesso à informação, e elas sabem o que está disponível para os tratamentos de odontologia. Portanto, procure modernizar os seus procedimentos oferecendo as novas tendências. Esteja à frente se informando sobre essas inovações e buscando ser pioneiro.

Como fazer a análise da concorrência do mercado de odontologia?

Como dentista empreendedor você terá concorrentes. É preciso conhecer o mercado para que possa atuar de acordo com aquilo que o público espera, ou melhor, para que ofereça algo diferente, atendendo aquilo que ainda está em falta.

A primeira medida é conhecer os seus concorrentes, ou seja, saber quais são as clínicas ou profissionais que oferecem os mesmos serviços que você. Em seguida, precisar acolher informações que ajudarão a fazer um comparativo com o seu próprio negócio, como:

  • tipos de procedimentos disponibilizados;
  • precificação dos procedimentos;
  • horários de atendimento;
  • estrutura oferecida;
  • técnicas adotadas;
  • qualidade dos produtos; entre outros.

Assim, você terá uma terá um material para comparar com o que pretende ofertar ou já está ofertando. Desse modo, descobrirá quais são os seus pontos fortes e fracos, a fim de verificar o que precisa ser melhorado ou pode ser utilizado como um diferencial. Essas informações podem ser obtidas por diferentes canais. Veja algumas opções.

Site

Acesse o site do concorrente para conhecer um pouco mais dos profissionais que atuam ali, sua formação, a estrutura oferecida, os procedimentos, entre outros detalhes. Analise a identidade visual e a linguagem empregada, pois podem servir como referência.

Redes sociais

Verifique se os seus concorrentes estão presentes nas redes sociais e confira o que eles estão postando. Não se esqueça de analisar a reação do público, observando os comentários e as curtidas para saber se ele está apreciando o que está sendo divulgado.

Opiniões

Por meio das redes sociais, em sites de reclamação e através do que a mídia divulga, você pode conhecer a opinião dos pacientes e do público em geral a respeito da sua concorrência. A intenção é analisar se aquilo que eles estão fazendo tem a aprovação das pessoas ou não.

Consulta direta

Você também pode fazer uma consulta direta ao seu concorrente por meio de uma ligação telefônica, por exemplo, para conhecer os valores e outros detalhes de diversos procedimentos, desde uma simples limpeza até uma cirurgia odontológica. Assim verá como ele trabalha.

Quais erros o dentista deve evitar ao iniciar um novo negócio?

Tenha em mente que além de saber o que você precisa fazer para ter sucesso como dentista empreendedor, deve estar ciente dos erros que não pode cometer. É muito comum que empresas não sobrevivam aos primeiros anos, ou não consigam passar por momentos de crise em função de falhas que poderiam ser evitadas.

Algumas vezes, esses erros são cometidos de forma involuntária no dia a dia, seja em função da inexperiência do dentista como gestor ou por decisões equivocadas que ele tomou. Para que não aconteça com você, a seguir listamos as principais falhas que podem prejudicar o sucesso do seu empreendimento. Veja.

  • não atualizar os conhecimentos constantemente;
  • deixar de investir em inovação e tecnologia;
  • misturar finanças pessoais com empresariais;
  • utilizar produtos odontológicos de má qualidade;
  • realizar atendimentos superficiais ou maquinais;
  • esquecer as ações pós-venda;
  • não se preocupar com a fidelização dos pacientes;
  • tentar fazer tudo sozinho;
  • não estudar sobre empreendedorismo e gestão;
  • pular a etapa da elaboração do plano de negócio;
  • ignorar o mercado e a concorrência;
  • não dar atenção para o feedback e opinião dos pacientes;
  • manter os registros desorganizados;
  • não atualizar os dados dos pacientes;
  • esquecer que a clínica é uma empresa.

Quais são os desafios que o empreendedor dentista deve enfrentar?

Explicamos que o dentista empreendedor enfrentará desafios, seja para planejar a sua clínica ou para dar andamento nos negócios e mantê-la firme no mercado. Por isso, você precisa estar preparado para lidar com diferentes situações no dia a dia, no que se refere aos atendimentos em si, o tratamento dos pacientes e aspectos da gestão.

Existem quatro situações principais, que envolvem outros muitos detalhes, que você vai encontrar nesse dia a dia empresarial. Veja quais são eles para se programar muito bem e lidar com dificuldades e possíveis imprevistos em sua trajetória.

Desvendar a gestão

A graduação em odontologia prepara os profissionais para atuarem nesse mercado, mas focando nos tratamentos e procedimentos oferecidos aos pacientes. O dentista que decide empreender sai da faculdade com pouquíssima base para abrir o seu próprio negócio.

Sendo assim, um dos desafios que você vai encontrar é desvendar a gestão de uma empresa. Precisará se informar sobre esse assunto, até mesmo fazer um curso de empreendedorismo. Afinal, o ideal é adquirir conhecimento para entender como funciona a rotina do empresário e de que maneira conduzir um empreendimento.

Controlar as finanças

Muitos detalhes em uma clínica odontológica envolvem questões financeiras, tanto no dia a dia para reposição de materiais e o pagamento de contas e dos colaboradores, quantos encargos e impostos que precisam ser pagos, licenças para renovar, declarações anuais, e assim por diante.

Portanto, é preferível que você contrate uma pessoa ou empresa para ficar responsável pelas finanças da sua clínica, mas isso não significa que você não precisa conhecer nada a respeito. Apenas não há necessidade de cuidar disso diretamente, mas deve entender esse setor do seu negócio.

Destacar-se em meio à multidão

A cada seis meses, novas turmas de odontologia se formam em diferentes faculdades. É uma grande quantidade de profissionais injetados no mercado, então, outro grande desafio será conseguir se destacar em meio a essa multidão, que também está em busca do seu espaço no mercado.

Ao longo deste artigo deixamos algumas dicas para você criar um diferencial e cativar o público. Então, reflita sobre os tipos de serviços que pretende oferecer, as pessoas que deseja atender, busque uma especialização e faça as coisas de um jeito diferente para oferecer vantagens e benefícios únicos.

Acompanhar o mercado

Ainda que você comece a sua clínica utilizando tecnologia de ponta e as técnicas mais modernas do mercado, isso vai mudar. Assim, deve gerenciar o seu tempo para que também possa observar o que surge de novo, a fim de acompanhar as tendências.

Além disso, a análise da concorrência é uma prática constante para estudar o mercado e verificar se sua clínica está adequada ao momento. É um desafio, mas que você precisa enfrentar para não ficar para trás.

Não se esqueça de que o seu sucesso como dentista empreendedor depende do seu próprio esforço, sua dedicação e das estratégias que vai adotar para conduzir o seu negócio. Então, se planeja muito bem, esteja constantemente aperfeiçoando seus conhecimentos e conte com empresas parceiras de confiança para prestar serviços de qualidade.

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