Temas Técnicos

Como pacientes da ortodontia podem utilizar implantes?

Como pacientes da ortodontia podem utilizar implantes?

O uso do aparelho ortodôntico promove a movimentação dos dentes e dos ossos maxilares, corrigindo a mordida e deixando o sorriso alinhado. É um procedimento que traz bons resultados, pois oferece ganhos de saúde e de estética bucal, impactando positivamente na autoestima. Contudo, será que os pacientes de ortodontia podem receber implantes dentários depois?

Outra situação: é possível o paciente com implante se submeter ao tratamento com o aparelho ortodôntico fixo? Existe o risco de alguma complicação? Para entender em quais casos a implantodontia e a ortodontia podem trabalhar juntas, preparamos este post. Continue a leitura e confira ainda os cuidados que o especialista e paciente devem ter para o sucesso nos tratamentos!

É possível que pacientes da ortodontia tenham implantes?

A ortodontia conta com tecnologias cada vez mais avançadas para corrigir casos de dentes apinhados, diastema, desalinhamento de mordida, entre outros. Além disso, existem aparelhos ortodônticos bastante discretos atualmente, feitos de materiais transparentes e que pouco aparecem no sorriso, sendo, portanto, um tratamento bastante procurado por adultos.

Entretanto, indivíduos que já receberam um ou vários implantes dentários podem se tornar pacientes de ortodontia? É uma dúvida comum, visto que os dispositivos de titânio estão substituindo um ou mais dentes naturais.

De acordo com a Dra. Débora Helena Monteiro Pereira Nasser (CROSP 98204), ortodontista, essas pessoas que já têm a prótese podem sim se submeter ao tratamento ortodôntico. “Se esse implante já estiver na posição correta, ele pode até auxiliar a movimentação dos outros dentes, servindo como um apoio. No entanto, se esse dente não estiver implantado na posição correta, pode dificultar um pouco o tratamento ortodôntico, visto que ele não será movimentado”, explica.

É importante destacar também que nos casos de o ortodontista precisar de uma ancoragem esquelética, o implante dentário pode auxiliar o tratamento com o aparelho ortodôntico: ele passa a funcionar como um pilar, já que o dente implantado não tem movimentação.

Existe restrição para esses casos?

Não existe, portanto, nenhuma restrição quanto ao uso do aparelho por quem já passou por uma reabilitação bucal com implante dentário. O que muda é o planejamento que o especialista precisa fazer, já que o dente que foi implantado não vai ter movimentação ortodôntica.

Desse modo, é preciso avaliar quantos e quais dentes estão nessa situação. É necessário ainda avaliar se aquele implante dentário está muito bem osseointegrado, ou seja, se ele pode receber forças vizinhas e no antagonista para que não corra o risco de ser perdido.

Qual tratamento fazer primeiro?

Em pacientes que ainda não passaram por nenhum dos procedimentos, o ideal é fazer a utilização do aparelho ortodôntico em primeiro plano para só depois passar pela cirurgia de implante dentário.

Isso porque a ortodontia pode ser uma etapa importante para o segundo tratamento, visto que vai deixar o espaço adequado para que esse implante seja colocado na posição correta.

Por quais motivos o aparelho é recomendado em quem já tem implante?

Existem alguns casos em que o uso do aparelho ortodôntico é recomendado para quem já tem implante. A Dra. Débora ressalta que pode ser necessário corrigir a posição dos dentes de alguma recidiva que teve de algum tratamento ortodôntico anterior. Essas são situações que os dentes estavam alinhados depois do uso do aparelho, mas retornaram à posição anterior, muitas vezes, porque o paciente não seguiu as orientações corretas quanto ao uso do aparelho de contenção.

“O tratamento pode ser recomendado para quem precisa recuperar a dimensão vertical ou ainda para recuperar o espaço protético para a realização de alguma segunda reabilitação dentária”, acrescenta a ortodontista.

Quais as possíveis complicações do tratamento ortodôntico em quem tem implante?

Apesar de os pacientes de ortodontia poderem fazer o tratamento de implante dentário, é necessário que eles fiquem cientes de possíveis complicações, caso não sejam tomados os cuidados adequados com a limpeza bucal.

Esse é um ponto importante, já que o uso do aparelho implica em um comprometimento maior do paciente com a higienização dos dentes e gengivas. Isso porque os componentes do dispositivo exigem paciência na hora da limpeza e até itens especiais (escova e acessório para fio dental) para retirar todos os restos de comida que podem ficar retidos nos fios e arcos.

Quando essa escovação não é realizada da maneira adequada, há o risco de uma possível peri-implantite, uma inflamação que começa silenciosa nos tecidos ao redor do implante e que pode levar a uma destruição do osso ao qual o dispositivo está fixado.

“O paciente que vai receber um aparelho fixo deve ser muito bem orientado quanto à higiene, para não acumular placa bacteriana ao redor do implante. Assim, essa região deve ser muito bem-higienizada para que não ocorra a peri-implantite”, reforça a Dra. Débora. Dependendo da condição do indivíduo, o especialista pode até considerar necessário que ele faça um controle também com o periodontista.

Como fica a articulação entre ortodontista e implantodontista nesses casos?

Como você viu, essas duas especialidades podem trabalhar juntas, seja porque os pacientes da ortodontia já tenham um ou mais implantes, seja porque o uso do aparelho é a medida recomendada antes de ser feita a cirurgia de reabilitação bucal com próteses.

Nesse sentido, é preciso que haja um relacionamento mais efetivo entre os especialistas. De acordo com a Dra. Débora, essa comunicação é de extrema importância e tem que ser muito bem-feita. “O ortodontista deve saber exatamente onde e qual é o espaço que o implantodontista precisa para fazer a reabilitação daquele dente. Já o implantodontista precisa saber exatamente o planejamento que o ortodontista tem para aquele determinado caso”, detalha.

Por fim, podemos reforçar que os pacientes de ortodontia podem receber implantes e quem já tem próteses pode também se submeter ao tratamento ortodôntico. O importante é sempre contar com especialistas altamente qualificados, que realizem um planejamento completo e utilizem materiais com tecnologia de ponta, como os da S.I.N. Implant System, para obter os melhores resultados.

Sabemos que esse é um assunto que gera muitas dúvidas. Precisa de mais algum esclarecimento? Deixe seu comentário no post que, em breve, responderemos!

Outras publicações