Marketing e Comunicação

Conheça 7 podcasts essenciais para dentistas.

Conheça 7 podcasts essenciais para dentistas.

Que os podcasts chegaram para ficar, a gente já sabe, né?! E, é claro, na Odontologia não poderia ser diferente…

Você sabia que o termo podcast surgiu da junção das palavras iPod (dispositivo da Apple de reprodução de arquivos em MP3) com broadcast (transmissão, em inglês)?

A grande vantagem dessas fontes multifacetadas de entretenimento e conhecimento é o fácil acesso, afinal, você pode escutá-las pelo smartphone, tablet ou computador, sem qualquer esforço. Além disso, esses dispositivos são perfeitos para serem desfrutados enquanto você faz outra coisa. Sabia que é justamente essa versatilidade que responde à pergunta de por que os podcasts são tão populares? Pois é, eles são ótimos para serem curtidos enquanto se dirige, durante o treino, nas tarefas domésticas e até mesmo no trabalho!

Voltando para a área da Odontologia, os podcasts trazem aprendizado e atualização científica, além de informar sobre as várias especialidades e novidades do mercado. E também são ricas fontes de técnicas e tecnologias relacionadas à saúde bucal, assim como tendências e informações que visam otimizar o atendimento e a gestão e administração do consultório.

E o mais bacana é que alguns dos mais conhecidos podcasts são apresentados, ou tem como participantes, professores universitários e, até mesmo, membros de conselhos de classe. Veja, a seguir, 7 opções que elegemos com todo carinho para que você esteja sempre em sintonia com o mercado:

1. MOMENTO ODONTOLOGIA

O Momento Odontologia é um podcast da Rádio USP, com entrevistas sobre saúde bucal e a preservação dos dentes, com especialistas da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina. As fontes são especialistas dos três campi da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, em São Paulo (SP), Bauru (SP) e Ribeirão Preto (SP). Cada episódio tem, em média, dez minutos de duração e o objetivo é transmitir orientação fundamentada em conteúdo científico para o público leigo ou especializado. Além de pautas que tratam o bruxismo, uso de medicamentos e seus impactos na saúde bucal, há episódios sobre atualidades e trabalhos científicos desenvolvidos na comunidade odontológica da USP, como o que apresenta o Projeto Huka Katu (que significa, na língua kamaiurá, sorriso lindo), com o objetivo de melhorar a saúde bucal entre povos indígenas que vivem no Parque Nacional do Xingu.

2. ODONTOLOGIA NO AR

Podcast também produzido pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP). Os episódios apresentam questões clínicas envolvendo cuidados com a saúde bucal na terceira idade, uso de prótese bucomaxilofacial, infecções bucais e, também, a importância dos exames radiográficos na Odontologia e câncer na cavidade oral, entre outros. Ah, tem uma série de episódios incríveis sobre saúde bucal do bebê.

E olha que curioso, você sabia que a saliva traz informações importantes sobre a saúde do atleta? Pois é, esse é um dos temas abordados no episódio que trata da Odontologia do Esporte, especialidade que indica a influência da cavidade oral no desempenho dos atletas.

3. PODCASTS DO CROSP

O podcast do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) é um projeto da Rádio Crosp. A ideia é compartilhar conteúdos relevantes para toda a categoria de dentistas. Entre os temas dos episódios, estão: Atendimento odontológico para crianças com necessidades especiais; Como cirurgiões-dentistas devem fazer para manter a saúde financeira; Terapias integrativas na área de Odontologia; A genética do sorriso.

Ah, o episódio sobre redes sociais e a ética odontológica é extremamente bem-vindo e esclarecedor, especialmente porque sabemos que muitos dentistas investem em marketing e publicidade, sem o conhecimento total do que é permitido ou não pela legislação.

4. ODONTOLOGIA CAST

Esse é um projeto do professor e cirurgião-dentista Felipe Bravo, Mestre e Doutor em Odontologia. O podcast tem cerca de 62 episódios que vão desde técnicas para tratamentos e atualidades da área até a gestão de clínicas e orientações gerais voltadas aos profissionais da área. Em alguns dos episódios, Bravo também indica estratégias para quem quer montar um consultório do zero e não sabe por onde começar. Mais alguns temas: técnicas para otimizar o tratamento endodôntico; clareadores dentais; halitose e o futuro da odontologia estética, entre outros. Dos levantamentos epidemiológicos ao planejamento administrativo do consultório, o episódio sobre a relação entre Odontologia e Matemática mostra como as operações numéricas influenciam a clínica diária. Simplesmente imperdível!

5. DENTAL CAST

Comandado pela dentista Karina Caporal, formada pela PUCPR e proprietária do projeto “Dentista Além do Mocho”, tem como objetivo abordar ferramentas de marketing, gestão e autoconhecimento para que os dentistas conquistem a prosperidade. Primordialmente, a proposta de Karina é que o ouvinte encontre toda semana um novo conteúdo. Há insights sobre marketing pessoal, com dicas de posicionamento para ajudar o consultório a crescer, bem como fidelizar e atrair clientes. Outros episódios que vale a pena conferir: 7 dicas para você crescer como dentista no Instagram; Como se diferenciar de outros dentistas na sua cidade; Como implementar a estratégia de indicação com seus pacientes; O poder das lives.

6. ENDOdonto CAST

Primeiro podcast em português dedicado à Endodontia (conforme informações oficiais), é coordenado pelo professor Nilton Vivacqua, Mestre e Doutor em Endodontia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), que ministra cursos de aperfeiçoamento da ABO–CE (Associação Brasileira de Odontologia na seção Ceará). Os temas são técnicos, científicos e com foco na área clínica e trazem professores convidados, como a dra. Gabriella Neves, Mestre de Odontologia pela Universidade da Paraíba e especialista em tratamento de canal e, também, o dr. Felipe Davini, formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialista em Endodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Os episódios têm entre 10 e 15 minutos de duração e abordam temas como: Uso clínico de motores elétricos de última geração; Casos complexos; Biocompatibilidade de substâncias irrigadoras; Desinfetantes químicos endodônticos; Ampliação foraminal e clorexidina.

7.  POWERDOCTOR

O Powerdoctor é apresentado pela cirurgiã-dentista Marina Lara, natural de São Carlos (SP), formada pela Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Curiosamente, a especialista viveu na pele o poder transformador que um aparelho ortodôntico pode causar na vida de uma pessoa. De lá para cá, especializou-se em gestão de clínicas odontológicas, desenvolvendo seu método próprio. Há onze anos, Marina se especializou em ajudar dentistas de todo o Brasil a buscarem evolução e maior lucratividade, assim como mais tempo e liberdade em suas rotinas. 

A profissional também é palestrante no projeto CD Empreendedor, do CRO-RS, para dentistas que buscam aprendizados em torno do empreendedorismo. Além de dar insights sobre seu método, chamado Power Doctor, e tratar de temas para aumentar os resultados nas clínicas do dentista, a profissional fala sobre tendências da Odontologia e qualidade de vida. Veja só alguns dos temas mais bacanas: Quem não dorme bem, não vive bem; Como lidar com sua equipe; Landing page com ou sem autoridade; Método para vender Invisalign, Contratar recém-formados ou não; Como fazer desligamento de dentistas; Tipos de posts para redes sociais; Minúcias do atendimento; Como lidar com pacientes que somente enxergam o preço. 

Que incrível você ter chegado até aqui! As opções são muitas, não é mesmo? Esses e outros podcasts para dentistas estão em diversas plataformas streaming, como Spotify, Deezer e Soundcloud. E alguns deles, como o Endodoncast, também estão disponíveis para download na Apple Store e Google Play.

E aí, gostou da nossa seleção?

Para receber mais dicas, notícias e atualizações, assine a nossa newsletter e esteja conectado com tudo que acontece no universo da Odontologia e Implantodontia.

Outras publicações