Não categorizado

6 Dicas para prevenir acidentes no consultório

6 Dicas para prevenir acidentes no consultório

Vamos falar o óbvio: os consultórios odontológicos precisam ser um ambiente seguro. Afinal, ninguém quer se machucar no trabalho!

Mas como é possível prevenir acidentes no consultório e manter sua clínica odontológica segura para todos? Para ajudar você, conversamos com o dr. Luiz Nantes, mestre em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System e trouxemos 6 dicas para prevenir acidentes no consultório.

Contaminações por fluidos, vírus e bactérias

Um dos riscos mais evidentes da clínica é a possibilidade de contrair doenças, devido ao contato com fluidos do paciente. O Dr. Nantes explica que as partículas lançadas no ar pelo famoso “motorzinho” podem espalhar vírus e bactérias. Catapora, conjuntivite herpética, herpes simples, herpes zoster, mononucleose infecciosa, rubéola, pneumonia, papilomavírus humano, HIV, tuberculose, além das hepatites tipo C e B, estão entre as possíveis doenças que os dentistas podem contrair. Por isso, é preciso que todos estejam atentos ao uso dos equipamentos de proteção individual, os EPIs. Gorro, luvas, sobreluvas, máscaras, jalecos, sapatos fechados e óculos de proteção são como melhores amigos no dia a dia! 

Já deu para entender, portanto, que, durante todo o atendimento, é essencial estar equipado com todos os materiais que garantem a biossegurança do procedimento.

Escorregões, tropeções e quedas

Embora consultórios odontológicos sejam regularmente higienizados e tenham altos padrões de saúde e segurança, é quase impossível eliminar completamente a possibilidade de escorregões, tropeções e quedas. Como dentista, você está concentrado em seu paciente, então, às vezes, não vai conseguir identificar riscos potenciais ao seu redor. Anota aí: tudo isso pode ser evitado com o uso de calçados especialmente projetados para profissionais de saúde.

Lesões musculoesqueléticas

Ficar em pé por longas horas (e se inclinando a todo instante) pode colocar o dentista em risco de desenvolver desordens musculoesqueléticas, especialmente dores crônicas nas costas.

Para ajudar a evitar sobrecargas na coluna, é importante mudar regularmente a postura, alternando entre ficar em pé e sentado. Vale incluir, também, alguns alongamentos e pausas durante o dia. Isso diminui o estresse sobre a região, evitando o surgimento de dores incômodas que ninguém merece!

Radiação

Os dentistas são regularmente responsáveis ​​por realizar radiografias para inspecionar a saúde dos dentes de seus pacientes. No entanto, a exposição contínua à radiação tem o potencial de danificar as células saudáveis.

Mais uma vez, é importante seguir os procedimentos de saúde e segurança ao fazer raios-X, com  a utilização de aventais de chumbo ou o uso de uma sala específica para radiografias, equipada com paredes que dissipam a radiação. Estes são fatores que limitam o potencial radioativo e evitam problemas que podem vir a surgir no futuro.

Cortes de instrumentos odontológicos

Ser ferido pelos instrumentos pode até parecer improvável, mas pode acontecer durante um manuseio de forma mais distraída. Assim, é preciso ter máximo cuidado ao manusear todos os equipamentos. É interessante que os assistentes sejam treinados sobre a melhor forma de lhe entregar os instrumentais, evitando possíveis lesões. Sim, até isso conta como precaução de segurança! Por mais minucioso que possa soar…

Siga as regras do jogo!

Segundo o dr. Nantes, seguir os protocolos de segurança é a melhor atitude para evitar acidentes nos consultórios. Ele ressalta que todo profissional da odontologia, ao longo de seu aprendizado, tem contato com as medidas necessárias para evitar estes problemas. Mas, para manter um padrão entre todos da equipe, é necessário que existam normas de segurança com regras bem definidas e personalizadas de acordo com a realidade do consultório. Com todos cientes sobre a importância de seguir as regras, as chances de acidentes são mínimas, já que muitas vezes as intempéries acontecem em momentos de improviso.

Acima de tudo, criar uma cultura de segurança no local de trabalho é fundamental para proteger o bem-estar de todos e manter a sustentabilidade do seu negócio.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações