Planejamento e Gestão

Assistentes odontológicos: como eles influenciam no sucesso do consultório?

Assistentes odontológicos: como eles influenciam no sucesso do consultório?

Não é segredo: em seu dia a dia, o dentista precisa de um time bem afinado para garantir o melhor atendimento possível para os pacientes. Vale dizer que os auxiliares e técnicos são a espinha dorsal da clínica, ou seja, sustentam toda a equipe! Encarregados de uma série de funções, eles ajudam os dentistas nos procedimentos odontológicos e tarefas administrativas.

Com sua atuação valiosa, os trabalhos são otimizados e ficam mais organizados e eficientes, o que eleva a produtividade e o crescimento do negócio.

Quer saber mais? O dr. Fábio Guerra, especialista em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System, fala sobre o assunto:

Para começar, conheça o Técnico em Saúde Bucal (TSB). Este profissional presta assistência ao cirurgião-dentista em todas as etapas da consulta: desde a recepção e acomodação do paciente até a preparação dos procedimentos clínicos.

Entre suas atribuições, estão a limpeza e assepsia envolvidas nos atendimentos, antes e depois. Além disso, ele é responsável por instrumentar o dentista, supervisionar auxiliares, ensinar técnicas de higiene bucal para pacientes, realizar tomografias e radiografias odontológicas e, ainda, remover biofilme e suturas. Detalhe: o técnico é habilitado para executar todas as funções do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), que também pode assumir funções de secretariado.

Isso porque os auxiliares desempenham uma série de funções na clínica, tanto administrativas como intraorais. Eles, muitas vezes, ajudam no trabalho de front office, como agendamento de consultas e atualização dos registros dentários dos pacientes e também garantem o controle de estoque adequado dos suprimentos odontológicos.

Além disso, na outra ponta do espectro, preparam salas de exames, esterilizam instrumentos e equipamentos, tiram radiografias e ajudam os dentistas em procedimentos como obturações, coroas, extrações, canais radiculares, etc.

Anote aí: a Lei Federal nº 11.889/2008, em seu artigo 3º, prevê que os cargos de Auxiliar de Saúde bucal (ASB) e Técnico em Saúde Bucal (TSB) estão obrigados a se registrar no Conselho Federal de Odontologia e se inscrever no Conselho Regional de Odontologia do estado onde exerçam suas atividades.

E ambos devem atuar sob a supervisão do cirurgião-dentista.

E quanto à secretária?

Esta profissional está habilitada a desempenhar exclusivamente funções administrativas, como, por exemplo, receber os pacientes, realizar atendimentos para o agendamento e confirmação de consultas, organizar o ambiente e receber e fazer pagamentos e depósitos.

Ou seja, a secretária não deve atuar nos atendimentos relacionados à odontologia, a não ser que tenha uma certificação de auxiliar de saúde bucal. 

Acima de tudo, ela tem papel essencial na promoção do bem-estar e acolhimento do paciente, fazendo com que ele se sinta valorizado. Mas, muitas vezes, ocupa também o papel de braço direito do dentista, ao auxiliá-lo na gestão dos colaboradores, transmitindo importantes orientações para todos.

Tudo que o dentista quer, não é?

É impossível ser feliz sozinho… dizia Tom Jobim.

A frase acima também se aplica ao dia a dia do consultório, por que não? Já parou para pensar que seria praticamente inviável realizar qualquer procedimento sem o apoio dos técnicos, auxiliares e secretária? Como enfatiza o dr. Fábio, “o trabalho odontológico funciona de forma conjunta e quem opta por atuar sozinho não terá condições de garantir a melhor experiência para o paciente nem de conquistar o máximo em matéria de desenvolvimento profissional”.

Tenha em mente: com a ajuda destes profissionais, situações estressantes e desagradáveis podem ser evitadas. Invista neles!

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações