Veja como utilizar o e-mail na fidelização de clientes

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Os e-mails ainda são um importante meio de comunicação para empresas e marcas. O contato por e-mail ajuda a tornar o atendimento mais especial e diferenciado, tornando-se uma importante ferramenta para o contato com o cliente

6 dicas para auxiliar a fidelização de clientes por meio de e-mails

Além disso, considere a forma que você organizará o seu mailing, um conjunto de e-mails de pacientes interessados no que você tem a dizer, e como vai enviar os e-mails. Você pode usar desde planilhas do Excel até softwares de gestão para te ajudar no envio. Confira algumas ideias de como se relacionar com seus pacientes pelo e-mail.

  1. Pós-atendimento

Você pode enviar um e-mail para seus pacientes depois de atendê-los no consultório para estreitar relacionamento. É importante que haja um propósito que seja entendido claramente pelo paciente como um benefício, por exemplo:

  • Avaliação – pergunte ao paciente o que ele achou e como o atendimento pode melhorar. Assim, você tem uma orientação e pode sempre buscar a excelência;
  • Dicas de recuperação – reforce por e-mail como o paciente pode se recuperar do tratamento odontológico realizado.
  1. Lembrete de consulta marcada

Esse tipo de e-mail traz vantagens para os dois lados: o paciente se organiza melhor para não faltar ao atendimento e você diminui a taxa de faltas e pode adequar o horário que vagar a outros atendimentos.

  1. Lembrete de consultas periódicas

Muitos pacientes se esquecem da importância de visitar o dentista regularmente, o que pode prevenir vários problemas e evitar tratamentos dispendiosos. Enviar um e-mail relembrando-os da importância mostra preocupação e aumenta as chances de eles voltarem a se consultar com você.

  1. Novidades da clínica

Informar os pacientes sobre novidades na clínica ou no consultório odontológico pode fazer com que eles se interessem. Investiu em algum aparelho que vai trazer benefícios para os atendimentos ou vai oferecer um novo tipo de tratamento? Use o e-mail para informar seus pacientes!

  1. Informações úteis

Que tal produzir uma lista de cuidados diários de saúde bucal e enviar para os seus pacientes? Compartilhar informações úteis mostra a preocupação da clínica ou consultório odontológico com cada paciente, mesmo quando eles não estão fazendo algum tipo de tratamento.

  1. Aniversário e datas comemorativas

Quem não gosta de ser lembrado em datas importantes? Use o e-mail para parabenizar pacientes pelo aniversário ou em datas comemorativas, como festas de fim de ano.

Regras importantes para o envio de e-mail pela clínica odontológica

Embora o e-mail seja uma excelente ferramenta para desenvolver relacionamento e fidelizar clientes de clínicas odontológicas, é preciso saber usá-lo de forma correta. Na hora de enviar um e-mail, leve em conta o seguinte:

  • Frequência – não encha a caixa de entrada dos pacientes! O ideal é optar pelo envio semanal ou quinzenal;
  • Assunto – envie mensagens relacionadas à sua área de atuação que possam interessar ao paciente. No campo de “assunto” do e-mail, use uma frase que desperte a curiosidade, por exemplo: cuidados simples para não manchar os dentes;
  • Segmentação – categorize sua lista de e-mail em “pacientes de implantodontia”, “pacientes de ortodontia”, por exemplo, para enviar e-mails personalizados;
  • Código de ética – existem regras do Código de Ética Odontológica sobre o uso de propaganda que devem ser respeitadas no envio dos e-mails.

Atenção: é preciso que os pacientes estejam de acordo com o recebimento dos e-mails. Para facilitar, na hora que o cadastro do paciente é feito, deve ser pedido também o e-mail e o consentimento dele para o envio de mensagens da clínica odontológica. Assim, você terá o seu mailing.

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