Trabalhos voluntários em Odontologia: vamos disseminar sorrisos!

5 minutos para ler

Você já imaginou o quanto pode ser gratificante trabalhar em projetos de voluntariado na área? Vale lembrar que um sorriso saudável e esteticamente bonito é realmente transformador na vida dos pacientes, seja pela elevação da autoestima, pela saúde, ou por oferecer segurança nas interações sociais.

É justamente por esses motivos que a cultura do trabalho voluntário envolvendo cirurgiões-dentistas deve ser amplamente difundida. Afinal, essa rede de colaboração com a finalidade de promover a saúde bucal da população é extremamente importante, não é mesmo?

E, olha: se você também quer participar e multiplicar sorrisos, é importante conhecer algumas das iniciativas mais relevantes do nosso segmento. Vamos nessa?

Para lhe ajudar, conversamos sobre esse universo com o dr. Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia, mestrando em Periodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System. Sabendo mais sobre as ações de voluntariado existentes, ficará fácil escolher um projeto bacana para levar tratamento dentário aos mais necessitados e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Por que fazer trabalho voluntário em Odontologia?

Se as ações de responsabilidade social já são motivadoras, pois fazem um bem danado para quem atua nelas, vale dizer que também produzem uma série de outros impactos positivos. Isso porque, enquanto o dentista oferece seu tempo e suas técnicas, ele recebe de volta reconhecimento, interações sociais e experiências que contribuem para o amadurecimento profissional e pessoal. Demais, né?

E o retorno de que falamos aqui se dá tanto em networking como em relação a aprendizados específicos sobre a comunidade de pessoas com quem se está lidando no projeto social escolhido. Isso sem falar da satisfação pessoal em poder ajudar a quem mais precisa, não é?

Segundo o Dr. Fábio, a prática do voluntariado é comum entre estudantes universitários que buscam expandir seus currículos, uma vez que essas vivências são valorizadas pelas empresas do mercado. Ele reforça que é interessante realizar trabalho voluntário não só no início de carreira, mas durante toda a jornada profissional. Fazer o bem deve estar no radar de todos os dentistas, inclusive dos mais experientes!

Onde fazer trabalho voluntário em odontologia?

Ficou interessado em participar de projetos na área? Listamos aqui, com orientações do nosso entrevistado, cinco organizações que prestam apoio à população carente e costumam recrutar dentistas voluntários. Veja abaixo:

Dentista do Bem: é uma das maiores redes de voluntariado do mundo e é ideal para dentistas que atendem em consultório próprio e não possuem muito tempo para se deslocarem de um local para o outro. Por meio dele, os profissionais dispõem de incentivos para receber em suas clínicas crianças entre 11 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. O tratamento realizado é de caráter curativo, preventivo e educativo. O programa conta com voluntários espalhados por 1.303 municípios brasileiros, além de 12 países da América Latina e Portugal. A coordenação faz a ligação entre todos os envolvidos, do jovem beneficiário à sua família, passando pela escola e o dentista voluntário. Mais informações podem ser encontradas no portal oficial do programa, basta clicar aqui.

Por1Sorriso: é uma ONG que leva tratamento odontológico para comunidades distantes de grandes centros, como populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, além de moradores do sertão nordestino e povoados em condição de miséria no continente africano. Por lidar com longos períodos longe de casa, a proposta se encaixa bem para dentistas em períodos sabáticos ou recém-graduados. Saiba como se inscrever e como funcionam os recrutamentos acessando o portal oficial da organização aqui.

Instituto Dharma:  atua em expedições médicas e odontológicas no interior do Brasil e mesmo no exterior, e, ainda, articula apoio para melhorar a infraestrutura de regiões carentes, como, por exemplo, a construção de escolas no Nepal. No Brasil, as atividades acontecem na Amazônia, Chapada Diamantina ou no sertão do Piauí, entre outros locais. As expedições são abertas a pessoas ainda não formadas ou sem qualificações específicas, o que torna o trabalho perfeito para estudantes em graduação. Mais informações podem ser encontradas no portal oficial do instituto aqui.

Instituto Sorrir para Vida: Leva atendimento dentário para pessoas com câncer, oferecendo desde tratamentos simples e preventivos até cirurgias decorrentes de complicações acarretadas pela doença. A demanda da organização por dentistas aptos a manejar casos complexos é interessante para profissionais especializados e experientes. Mais informações podem ser encontradas no portal oficial do instituto, clicando aqui.

Atados: plataforma atua com o objetivo de conectar pessoas e organizações, gerando transformações positivas na sociedade. Embora não lide exclusivamente com a área da Odontologia, é muito comum que recrutamentos de dentistas voluntários sejam divulgados no site da organização. Por isso mesmo, fica a indicação de um bom lugar para ficar de olho! Saiba mais aqui.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Posts relacionados