Planejamento e Gestão

Seu consultório: como fazer uma gestão de fluxo eficiente?

Seu consultório: como fazer uma gestão de fluxo eficiente?

Vamos lá: sua clínica odontológica precisa ser gerida como um negócio para proporcionar os resultados esperados. Mais do que adotar procedimentos empresariais, existe um ponto fundamental rumo ao sucesso nessa história: a gestão da rotina!

Administrar o dia a dia com eficiência é um fator determinante para um empreendimento bem-sucedido e duradouro. Para ajudar nesse tema, conversamos com o Dr. Fábio Azevedo, especialista em Implantodontia e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. Ele cita medidas estratégicas para se conquistar uma gestão de fluxo de pacientes satisfatória e, portanto, livre de sufoco.

Encontre seu público!

Um dos primeiros passos é determinar a especialidade que será oferecida e, em seguida, delinear com precisão o perfil dos potenciais pacientes que buscarão os serviços prestados por você.

Vamos supor que sua proposta tenha como foco a odontologia estética. Então, você deve se perguntar: “Quem são as pessoas que costumam procurar por esse nicho?”, “Qual é a faixa etária, gênero, renda média etc.?”, “Onde encontrá-las?”.

A partir de então, é importante elaborar um plano de negócios focado na atração do seu público. Nesse documento devem constar táticas de marketing e comunicação, estratégias de precificação e atendimento, além dos seus diferenciais, entre outros itens.

A partir daí, é importante propor metas de fidelização. Acima de tudo, tornar a experiência das pessoas agradável é algo indispensável, não apenas no que se refere ao tratamento odontológico em si, mas em todos os pontos de contato na sua clínica. Deve-se caprichar na abordagem, no atendimento na recepção, assim como na disponibilidade e gentileza dos profissionais. De olho na credibilidade, tudo deve estar em harmonia, a qualidade, a segurança e eficiência do atendimento. 

Ao manter os pacientes que já possui, consequentemente o especialista atrai boas indicações. Com o tempo, a tendência é o desenvolvimento da sua empresa!

Invista em conhecimento

As grades curriculares das graduações em Odontologia não costumam oferecer disciplinas voltadas para o gerenciamento, mas existem diversos MBAs em administração, inovação e serviços em saúde, assim como especializações em gestão de clínicas, congressos e até mesmo workshops que podem ser realizados após o término do bacharelado.

É recomendável que os profissionais se especializem também nessas áreas, fundamentais para o sucesso do empreendimento. Vamos combinar: a busca por conhecimento é um aspecto central nessa jornada!

A boa notícia é que, hoje, muitas empresas ou instituições estão oferecendo cursos de aperfeiçoamento profissional, que são grátis e estão disponíveis na internet. Este é o caso do Implantat, habitat educacional da S.I.N. Implant System, que se dedica a promover a evolução profissional na área da Odontologia. Na plataforma, os alunos têm à disposição cursos com temas que vão do empreendedorismo ao marketing odontológico, passando por técnicas de vendas, entre outros. Os conteúdos são de fácil acesso e gratuito. Para completar, o corpo docente é composto por professores que são referências mundiais em suas áreas de atuação. Tudo para ressignificar seu futuro e seu plano de carreira. Vale muito a pena começar já seu aprendizado! Vamos lá?

 Aposte em ferramentas tecnológicas

A modernização é outro conceito fundamental para aperfeiçoar os processos do consultório. Em um primeiro momento, é possível até pensar que a contratação de um colaborador especializado na área administrativa seria a solução. No entanto, isso pode custar caro e geralmente é necessário quando já existe uma demanda alta, em consultórios de maior porte. Por isso mesmo, a adoção de programas de computador e aplicativos tem sido a melhor alternativa.

Portanto, o melhor é usar softwares especialmente direcionados para a gestão de consultórios, que garantem facilidade na organização e no acesso a dados.

Para que você tenha uma ideia, estão disponíveis, por exemplo, plataformas para agendamento de consultas online, que são uma mão na roda também para os pacientes. Afinal, eles mesmos verificam a disponibilidade do dentista nas datas e horários desejados!

É claro que o atendimento via telefone deve ser mantido para os que têm essa preferência…não se pode afirmar que todos serão adeptos da tecnologia, não é mesmo?

Na área financeira, planilhas orçamentárias, balanços e faturamentos podem ser controlados a partir de ferramentas contábeis.

Ah, e criar um banco de dados com o cadastro de informações pessoais, histórico de procedimentos e demais detalhes de cada paciente é essencial! Essa prática garante dinamismo e eficiência na hora de personalizar os serviços.

Nesse contexto, é importante concentrar tudo em uma única plataforma, ou seja, estabelecer uma formatação operacional padrão (principalmente caso o profissional atue em mais de um consultório). O objetivo disso é otimizar em nível macro (envolvendo todo o conjunto) ou micro (pinçando um ponto singular) o manejo das informações. Como resultado, é possível coordenar ajustes que visem, por exemplo, o estabelecimento de metas.

Essas manobras podem ser feitas facilmente e de modo remoto, com o uso do armazenamento em nuvem. Mas vale alertar que essas plataformas somente terão utilidade caso sejam constantemente atualizadas, pois assim será possível que resultem em relatórios fiéis ao que realmente se passa na clínica.

Ou seja, a regra de ouro é agilizar e aprimorar as ações cotidianas, para um dia a dia mais proveitoso e descomplicado.

Esteja presente nas mídias sociais

As redes sociais são, hoje, a vitrine do mundo contemporâneo. O Dr. Fábio afirma, inclusive, que vivemos em verdadeiras “cidades digitais”. E completa: “Sem dúvida, quem não está no universo virtual, está fora do jogo!”. Consequentemente, é de extrema relevância trabalhar a comunicação com seu público, investindo em marketing digital com foco especial para as mídias sociais, como o Facebook e o Instagram.

Ah, estas plataformas são também ótimas para se estabelecer conexões produtivas no trabalho. Com um conteúdo atraente, você consegue conquistar seguidores e parceiros em potencial.

E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

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