Marketing e Comunicação

Redes sociais na Odontologia: em busca do sucesso

Redes sociais na Odontologia: em busca do sucesso

Do agendamento de consultas até o planejamento dos tratamentos, a digitalização transformou totalmente a maneira como os dentistas interagem com os pacientes. Mas, sem dúvida, uma das maiores mudanças foi no marketing odontológico. Afinal, as mídias sociais trouxeram novas oportunidades de comunicação. E o já tão consagrado “boca a boca” passou para o mundo virtual. Porém, agora, com o potencial de atingir um número muito maior de pessoas!

Hoje, é essencial para qualquer clínica odontológica construir sua presença na internet, e a maneira mais simples e efetiva de se fazer isso é por meio das redes sociais. Nós sabemos que alavancar suas redes pode ser bastante desafiador no começo. Por isso, conversamos com o Dr. Bruno Candeias, Mestre em Ciência e Tecnologia aplicada à Odontologia e consultor científico da S.I.N. Implant System.

Onde as pessoas estão? É pra lá que nós vamos!

Segundo o relatório App Annie Intelligence, o Brasil é o país no qual as pessoas mais gastam tempo em aplicativos de celular em todo o mundo. São, em média, 5,4 horas por dia olhando o smartphone!

Não é exagero afirmar que é indispensável que todo empreendedor ou profissional liberal, como muitos dentistas, reflitam sobre como promover sua imagem dentro da Internet.

Acima de tudo, investir em marketing digital é ancorar seu negócio no ambiente onde as pessoas estão durante boa parte de seu dia. Falando do segmento de Odontologia, produzir conteúdo para as redes sociais vai incentivar as pessoas a se lembrarem de sua clínica, além de fidelizar os pacientes. Isso tudo fortalece sua imagem.

Afinal, o marketing digital odontológico deve se apoiar em estratégias visando convencer seu público em potencial de que sua clínica é exatamente o que ele está buscando.

O início: o que é Marketing Digital?

Mesmo que o termo “marketing digital” tenha explodido nos últimos anos, muita gente não compreende exatamente o que ele significa. Geralmente, a conquista de novos clientes e a expansão dos pontos de relacionamento de uma marca com seu público estão entre os principais objetivos do marketing digital.

Nos últimos anos, com a ampliação de canais digitais, além do maior acesso da população aos smartphones, internet e soluções online, a conectividade aumentou exponencialmente.

Assim, de forma simplificada, o marketing digital tem a ver com ações de comunicação veiculadas por empresas, que se utilizam de meios virtuais para divulgar e comercializar seus produtos ou serviços.

Entre as principais estratégias para um marketing digital bem-feito está a criação de conteúdo para as mídias digitais.

Seja objetivo e poste com frequência

Regra de ouro: seja qual for sua estratégia nas redes, é fundamental prezar pela verdade e objetividade. Vídeos e posts curtos e diretos são, na visão do Dr.Bruno, uma das melhores formas de se comunicar com o público.

Pense nos momentos em que você está pesquisando sobre uma determinada empresa e em como é satisfatório obter o maior número de informações em menor tempo. O mesmo vale para seus pacientes, portanto, preze pela praticidade, a chave para manter sua imagem como dentista profissional e acessível.

Vamos começar a entender um pouco melhor o contexto onde se inserem as redes sociais. Elas são uma estratégia bastante utilizada no marketing digital.

Superimportante: caso o tempo seja restrito para as postagens, a dica é escolher apenas uma mídia social, e se concentrar nela.

Não adianta ter vários canais e não conseguir abastecê-los com regularidade. Sim, ter regularidade nas postagens será uma das melhores estratégias para o perfil ser forte. Isso porque os algoritmos das plataformas prezam bastante pela frequência, além das interações, em forma de curtidas, comentários e visualizações – o tão falado engajamento.

Conhecendo as redes sociais mais indicadas para dentistas

É importante ter em mente que cada rede social tem suas particularidades e funciona de determinado modo. Ou seja, as estratégias utilizadas devem se adaptar a cada uma delas. De forma geral, o Instagram, o Facebook e o TikTok, além do Google Meu Negócio, servem muito bem aos propósitos do marketing odontológico. No caso do Google Meu Negócio, embora não seja uma rede social, é uma ferramenta muito útil para a construção da imagem do consultório.

A seguir, vamos compartilhar informações sobre cada rede social, destacando algumas particularidades. Por exemplo, a segmentação de faixa etária é um viés não tão falado, mas faz diferença quando você planeja suas postagens.

O Facebook e o público sênior…

Hoje o Facebook concentra um número maior de pessoas adultas, na faixa da terceira idade. De acordo com pesquisa realizada pela startup Sênior Lab, dentre 5,2 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuem acesso à internet, 83% acessam o Facebook diariamente, contra apenas 25% que acessam o Instagram.

A perda do interesse do público jovem pelo Facebook é cada vez mais acentuada. E olha: vale a pena ter em mente que mirar no sênior é uma excelente aposta. Principalmente se você atuar na área de implantes. Lembre-se: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos já perderam todos os dentes.

A boa notícia é que a plataforma oferece ferramentas que vão ajudar sua clínica a conhecer qual é o público que interage com suas publicações, revelando informações como sexo e idade, por exemplo. Estes dados são valiosos e tendem a tornar suas campanhas mais eficazes.

Aliás, para verificar qual é a faixa etária média dos seus seguidores, basta acessar a área de Insights, clicando nos dados demográficos por idade.

Dito isso, algumas estratégias já podem ser esboçadas. A primeira delas é criar uma página para sua clínica. E vale a pena ter em vista o seguinte:

…e o Instagram, como fica?

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos anunciado pelo próprio CEO da plataforma, Kevin Systrom, em 2018, o Instagram é uma das mídias sociais que mais captam dinheiro no mundo. Além disso, o canal é campeão de engajamento. Ou seja, é uma plataforma altamente dinâmica, com um alcance incrível!

Conforme dados divulgados pela própria plataforma, 71% dos seus usuários têm menos de 35 anos. Isso cria um contraste inegável em relação ao Facebook e aponta para outras possibilidades de abordagens.

O Instagram oferece a opção de criação de um perfil comercial. Se o seu perfil é pessoal, lembre-se de fazer essa mudança. Ativar o perfil comercial vai conferir profissionalismo e confiabilidade à sua clínica. Essa modalidade traz os “Insights”, função que faz análises específicas sobre o desempenho e o alcance das publicações da empresa. O recurso, aliás, é bem parecido com as opções de direcionamento de publicidade oferecidas pelo Facebook.

Após criar seu perfil comercial, aqui estão algumas dicas para movimentar mais seu Instagram:

No TikTok também!

É uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos anos, atingindo grande popularidade no ano de 2020 e mantendo esse alcance bem constante, desde então. Ela lida com o compartilhamento de vídeos de até dois minutos e possui um público majoritariamente jovem, com 41% dos usuários na faixa dos 16 aos 24 anos e bastante popular também entre pré-adolescentes.

Divertido e agradável, o TikTok é voltado para o entretenimento, portanto, o conteúdo postado deve ser pensado de forma a ser o mais alegre e espirituoso possível.

Ter uma conta pode ajudar a refrescar sua imagem, como profissional, e, ainda, a conectar-se com novos pacientes. Portanto, aqui vão algumas dicas de como trabalhar com a rede:

Além de usar hashtags bastante utilizadas na área, como #dentista e #sorriso, também é interessante apostar nas mais populares e, até mesmo, genéricas. Um exemplo é colocar o nome da sua cidade ou bairro, já que isso ajuda a atingir a população dos arredores da sua clínica, além de estimular o compartilhamento de seus vídeos para mais usuários. A hashtag #saúde também é ótima, porque pode ajudar a criar conexão com pessoas que podem não estar, necessariamente, procurando por clínicas odontológicas, mas estão receptivas a temas de saúde.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta desenvolvida com o intuito de auxiliar pessoas a buscarem serviços adequados para suas necessidades e elevar a visibilidade de empreendedores locais.

Seu viés é totalmente informativo e pode ser útil para manter dados relevantes sobre o seu consultório, como endereço, horário de funcionamento e telefone, para que ele seja encontrado facilmente.

Ao contrário do Instagram e do Facebook, não depende de atividades atualizadas para manter sua clínica em relevância, basta inscrevê-la na plataforma.

Para começar a usar, procure “Google Meu Negócio” na barra de pesquisa do próprio Google e faça seu cadastro. É muito rápido, não demora mais do que poucos minutos.

Algumas das maiores vantagens de fazer uso da ferramenta são:

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram e também nosso canal do YouTube.

Outras publicações