Temas Técnicos

Protocolo sobre implantes: o que é e como fazer?

Protocolo sobre implantes: o que é e como fazer?

Protocolos, de modo geral, consistem em um conjunto de decisões, informações, normas e/ou regras definidas a partir de reuniões, experiências e pesquisas. O objetivo é oferecer um padrão para que os resultados entregues apresentem eficiência e simplicidade. No ramo da Odontologia, porém, esse nome pode causar estranheza.

Explica-se: protocolos sobre implantes, na realidade, fazem referência a próteses do tipo total, servindo para a reabilitação de pacientes que já usam dentadura superior ou inferior. Ela é chamada de protocolo porque existe um padrão de implantes a serem instalados na arcada dentária, a fim de disponibilizar o melhor aos pacientes.

Ao longo do artigo, damos motivos para seguir o protocolo, envolvendo a montagem e o papel da S.I.N. Implant System no processo. Para o desenvolvimento deste material, contamos com a ajuda da Dra. Bruna Ghiraldini, coordenadora do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Implant System. Boa leitura!

O que é o protocolo sobre implantes?

A prótese total foi o primeiro tipo de implante idealizado na Implantodontia. Por esse motivo, chama-se até hoje de protocolo sobre implantes, visto que passaram a entregar um padrão assertivo de trabalho para os cirurgiões dentistas que atuam na Implantodontia.

Os pacientes desdentados totais, superiormente, inferiormente ou ambos, e que usam “dentaduras”, são ótimos candidatos ao protocolo sobre implantes. Afinal, as dentaduras têm limitações funcionais e estéticas, entre elas a menor naturalidade. A indicação também beneficia os pacientes com condições bucais precárias, como dentes amolecidos ou ausentes.

Nestes casos, substitui-se o uso da dentadura por uma prótese total. Para tanto são distribuídos implantes, de forma padronizada, de acordo com a arcada do paciente. Sobre esses implantes é feita uma prótese fixa, dento gengival, que será parafusada, realizando a reabilitação completa da arcada do paciente.

Quais são os benefícios do protocolo sobre implantes?

Os protocolos sobre implantes apresentam diversas características que o tornam superiores às dentaduras. As próteses totais têm fixação e aparafusamento sobre os implantes, enquanto as dentaduras são muco suportadas e removíveis. Devido à maior estabilidade, a função mastigatória é reestabelecida.

O paciente tem tonicidade e maior potencial de mordida, conferindo melhor trituração dos alimentos e evitando problemas no sistema estomatognático, o que não ocorre com a dentadura. Como a retenção da prótese móvel não é adequada, a dentadura se solta durante a mastigação de alimentos duros e fibrosos, causando limitação e até vergonha.

Outro ponto importante é a estética da prótese: a dentadura pode ser prejudicial à autoestima dos pacientes, por conta da aparência artificial. Além disso, sua retenção deixa a desejar, e a insegurança de falar, sorrir e mastigar em público figura como problema frequente.

O protocolo sobre implantes consiste em uma das soluções para essas pessoas visto que, com seu uso, não há restrições alimentares. De quebra, dá para sorrir sem que a prótese fique evidente, garantindo uma aparência mais natural.

Por fim, deve-se levar em consideração o conforto do paciente. As próteses fixas são usadas constantemente, sem a necessidade de retirá-las para higienização. Assim, mantém-se a tradição dos dentes naturais.

Outro ponto positivo: protocolos sobre implantes não exigem apoio acrílico no palato, dando conforto ao paciente e aumentando a sensibilidade dele em relação à temperatura e textura dos alimentos.

Como montar o protocolo sobre implantes?

O primeiro passo para realizar um protocolo sobre implantes é pedir exames de imagem completos ao paciente, a fim de verificar se a sua capacidade óssea se encaixa nos requisitos do procedimento. Caso não seja necessária nenhuma reconstrução ou enxertia prévia, começa uma etapa chamada de “planejamento reverso”.

Neste planejamento constam informações importantes, como inclinação dos implantes, posição labial, dimensão vertical, linha média do sorriso etc. Após a conclusão do processo é feito um guia, posteriormente usado como auxílio no procedimento cirúrgico e também como moldeira para a confecção da prótese total.

O protocolo sobre implantes pode receber de quatro a oito procedimentos, dependendo do projeto e da distribuição da arcada dentária do paciente. Esses implantes têm intermediários protéticos, onde a prótese é acoplada de maneira passiva.

Quais são os materiais usados no processo?

Implantes e componentes protéticos são fabricados em titânio. Já o protocolo sobre implantes é feito por uma barra ferulizada de cobalto cromo, titânio ou níquel cromo, o que varia segundo o laboratório e a indicação para o paciente.

Hoje em dia também é possível confeccionar a barra em polímero, chamada de PIC. Essa barra ganha cobertura da estrutura estética. Geralmente, a prótese é do tipo dentogengival e possui uma parte de coloração rósea, devolvendo ao paciente o suporte labial muitas vezes perdido.

A parte branca simula os dentes, enquanto a estética pode ter confecção em cerâmica ou resina composta. O mais comum é as prótese total de resina composta.

Quais são as melhores dicas para montar um protocolo sobre implantes?

O passo mais importante é, sem dúvidas, realizar um planejamento reverso eficaz e correto. Afinal, ele dita todas as características da prótese total do paciente, assim como a localização dos implantes e o passo a passo da cirurgia. Assim, garante-se:

Outra dica para o sucesso do procedimento: inteirar o paciente acerca do tratamento. A pessoa candidata a um protocolo de implantes deve participar da escolha dos dentes, da coloração e de toda a estética. Alinhando as expectativas do paciente à realidade, aumenta-se o nível de satisfação e o sucesso da prótese total a longo prazo.

Como a S.I.N. Implants facilita os protocolos sobre implantes?

A S.I.N. Implantes disponibiliza, dentro de seu portfólio, alguns tipos de protocolos sobre implantes capazes de atender pacientes com todos os tipos de indicação. Existem aqueles de carga imediata, ou seja, próteses entregues imediatamente, de carga precoce ou de carga tardia.

Também há uma gama extensa de componentes protéticos retos e angulados, o que facilita a confecção dos protocolos sobre implantes, seja de forma digital, semidigital ou analógica. Assim, os dentistas contam com inúmeras alternativas de reabilitação clínica, de modo que todos os anseios e necessidades dos pacientes sejam supridos.

O titânio é um material biocompatível, mas alguns fatores comprometem a osseointegração dos implantes dentários, inclusive dos protocolos sobre implantes. Sendo assim, busque trabalhar com componentes protéticos e implantes de qualidade, relevância no mercado e tecnologia, como os da S.I.N. Implante System.

Gostou do texto? Aproveite a visita, entre em contato conosco e conheça nosso extenso portfólio!

Outras publicações