Temas Técnicos

Processo de osseointegração do implante: o que é e como funciona?

Processo de osseointegração do implante: o que é e como funciona?

O processo de osseointegração do implante é considerado o sucesso desse tratamento, possibilitando ao paciente viver com esse dispositivo como se fosse um dente natural — isso porque o pino de titânio, devido a sua biocompatibilidade, fica incorporado ao osso de maneira natural.

No entanto, de que forma ocorre essa etapa? Qual seu tempo médio de duração? Quais fatores favorecem ou dificultam esse processo? Para esclarecer essas questões, conversamos com a Dra. Bruna Ghiraldini, coordenadora do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Implant System. Boa leitura!

Como ocorre o processo de osseointegração do implante?

A osseointegração, como o próprio termo indica, é a integração, de maneira estável e funcional, entre o osso — da mandíbula ou maxilar — e uma superfície de titânio. Esse fenômeno foi definido desde trabalhos das décadas de 1940 e 1950. Entretanto, somente na década de 1960, é que passou a ser utilizado dentro da Odontologia e da Implantodontia, sendo difundido, principalmente, pelos trabalhos pioneiros do pesquisador e médico sueco Dr. Per-Ingvar Brånemark.

No processo, o titânio não é rejeitado pelo organismo, pois as células ósseas acabam “envolvendo” a superfície desse material, incorporando-a a sua estrutura, o que permite ao implante ficar fixo. Desse modo, substitui exatamente a raiz dentária que, posteriormente, vai receber a prótese.

Dessa maneira, a osseointegração é considerada o sucesso da instalação do implante dentário, pois, se ela não ocorrer, esse dispositivo não é mais viável. Nesse caso, ele tem que ser descartado e é preciso que o paciente espere o tempo de cicatrização ou, dependendo do caso, no mesmo ato, um novo implante precisa ser instalado.

Em quanto tempo ocorre a osseointegração do implante?

Atualmente, a resposta para essa questão é: depende. Em 1960, o pesquisador Brånemark preconizava o tempo de espera de 4 a 6 meses — sendo 4 meses para os implantes instalados em mandíbula e 6 para os instalados no maxilar.

Com a tecnologia empregada nessa área, devido aos estudos e aos avanços de tratamento de superfície dos implantes, esse tempo foi reduzido para 28 e 22 dias. Isso acontece porque existem formas de acelerar o processo de osseointegração dos implantes. Por exemplo, é possível estimular a sinalização celular, agilizando esse fenômeno.

Além disso, é preciso considerar alguns fatores que vão interferir no tempo da osseointegração, como:

Quais fatores favorecem ou dificultam esse processo?

A osseointegração pode não ocorrer da mesma maneira em todos os casos, visto que existem pontos que podem favorecer ou dificultar o processo. Desse modo, o implantodontista precisa avaliar alguns fatores, como:

Quais cuidados é preciso ter para o sucesso da osseointegração?

O planejamento cirúrgico desse tratamento é essencial para ter êxito no processo de osseointegração do implante dentário. Então, é preciso que o especialista analise:

Há ainda a questão cirúrgica, em que o leito deve estar bem preparado, ter a vascularização adequada, além de garantir a estabilidade primária desse implante (o torque com o qual é instalado). Isso é importante para que não sofra micromovimentos maiores que o necessário, a fim de não ocorrer fibrose.

Qual a importância de escolher os materiais adequados?

Para não ocorrer falha na osseointegração, é fundamental que o especialista sempre utilize produtos com garantia, registros adequados e embasamento científico para que tenha um respaldo comprovado em literatura de que aquilo funciona.

Além disso, ele precisa entender a característica e a peculiaridade de cada tipo de geometria de implante e o benefício dela frente à remodelação óssea, ao tipo de prótese que está prevendo para o paciente, assim como considerar a região de instalação.

Deve ainda trabalhar com fresas cortantes, ou seja, que ainda não perderam o fio. Quando isso ocorre, gera um superaquecimento do tecido ósseo, podendo levar à necrose e ao insucesso na instalação do implante.

Em resumo, o profissional precisa trabalhar com instrumentais dentro do protocolo indicado de utilização, com fresas e kits novos, além de ter um controle no pré e pós-operatório de acordo com as condições de cada paciente.

Quais são as soluções da Soluções da S.I.N. Implante System para osseointegração?

A S.I.N. Implante System conta com as linhas Epikut Plus, Unitite e Strong SW Plus, que têm uma tecnologia agregada de nanotratamento de superfície. Além de fazer um estudo grande de macrogeometria, a empresa trabalha também a microgeometria, que é a microrugosidade ideal da peça, determinada em literatura.

Assim, é adicionada no implante uma nanosuperfície de hidroxiapatita, um biomaterial sintético que consegue mimetizar a superfície de hidroxiapatita humana (biomaterial osteoindutor e osteocondutor).

Com isso, a superfície do titânio é transformada em uma superfície bioativa e induz a uma proliferação mais rápida de células iniciais do processo ósseo, os osteoblastos, o que aumenta o prognóstico e sucesso de todos os casos.

Apesar de o titânio ser um material biocompatível, existem fatores que podem facilitar ou comprometer o processo de osseointegração dos implantes dentários. Para que essa etapa ocorra sem falhas, o ideal é sempre contar com materiais altamente tecnológicos e que tenham comprovação científica, como os da S.I.N. Implante System.

Quer trabalhar com materiais que podem acelerar a osseointegração e garantir melhores resultados nesse procedimento? Entre em contato conosco e conheça os diferenciais das nossas linhas de implante!

Outras publicações