Paixão pela carreira na odontologia leva à superação de desafios

3 minutos para ler

Mestre em metodologia de pesquisa e Doutoranda em biotecnologia, Dra. Patrícia Fretes Wood sempre admirou a profissão de dentista. Mas, para se tornar uma implantodontista de sucesso, teve que se dividir entre o país de origem, o Paraguai, e o Brasil. Conheça a história dela!

A descoberta da odontologia

“A carreira na odontologia permite resolver problemas de autoestima que provocam mudanças significativas na vida do paciente”, explica Dra. Patrícia sobre o poder transformador da profissão. Mas, para solucionar os problemas de saúde bucal, ela ressalta que é necessário desenvolver competências intelectuais e humanísticas – dentre elas, a capacidade crítica, a habilidade de comunicação e a sensibilidade.

Durante a faculdade, a responsabilidade que envolve uma cirurgia parecia excessiva para a Dra. Patrícia. Chegou a pensar que nunca poderia fazer uma especialização cirúrgica. Mas, decidiu encarar o desafio e foi para Curitiba, no Paraná, estudar implantodontia. Ela conta que, na época, não havia muitos implantodontistas no Paraguai, mas teve o incentivo de um professor para seguir na área e não se arrepende da escolha – “sou apaixonada pelo que faço”, enfatiza.

Desafios e recompensas da odontologia

Para a Dra. Patrícia, não há nada mais recompensador do que ver o paciente feliz com o trabalho dela. Pois o maior desafio na carreira de odontologia é estar sempre se atualizando para oferecer o melhor aos pacientes e também aos alunos. “Como sou professora, gosto de ver os colegas crescerem dentro da especialidade, juntos podemos fazer a odontologia do Paraguai melhor”.

O caminho da odontologia e o futuro profissional

A Dra. Patrícia enxerga a tecnologia com uma importante ferramenta para otimizar os procedimentos. Por isso, busca sempre se atualizar. Atualmente, está fazendo doutorado em biotecnologia na Unesp de Botucatu (SP).

Para quem está começando a carreira da odontologia, Dra. Patrícia ressalta a importância da dedicação, do esforço, da paciência, da tolerância e da paixão. “Tudo é possível, sempre e quando você acredita”.

 

 

Veja também

Posts relacionados

Deixe um comentário