Planejamento e Gestão

Organização eficiente: como aplicar em seu consultório?

Organização eficiente: como aplicar em seu consultório?

Pode apostar: o consultório odontológico bem organizado faz uma grande diferença não apenas para otimizar sua rotina, mas também impacta na forma como os pacientes percebem sua clínica.

Quando tudo está nos conformes, a sobrecarga de trabalho é menor e todos trabalham com mais tranquilidade. Isso sem falar que, com o administrativo e o financeiro bem controlados, as chances de crescimento são muito maiores. Isso porque é mais fácil precificar de forma justa os serviços e também pensar na redução de custos, concorda?

Por todos estes motivos, para dar dicas espertas sobre o assunto, consultamos o dr. José Medeiros, Implantodontista e embaixador da S.I.N. Implant System.

1. Invista em mobiliário.

Verdade seja dita: o espaço onde você trabalha afeta o seu desempenho profissional. Um ambiente limpo, arrumado e organizado é livre de distrações e ajuda você a se manter produtivo e focado nas tarefas. Tem mais: se os pacientes deparam com um consultório caótico, eles podem se questionar sobre a qualidade dos seus serviços.

Nesse sentido, os armários têm papel fundamental. Melhor ainda se forem planejados para suas necessidades. Uma boa dica é rotular tudo. Vale usar cores, símbolos ou palavras, enfim, o que fizer mais sentido.

Ah, você sabia que existem diversos fabricantes especializados em móveis odontológicos? A variedade de itens é enorme e os carrinhos para equipamentos são, por exemplo, uma mão na roda! Mesas com rodinhas e armários de farmácia e laboratório também são ótimos investimentos.

2. Adquira um software odontológico.

Estes programas agilizam a rotina do consultório. Por meio deles, é possível agendar consultas e enviar lembretes, criar notas e prescrições, gerenciar dados dos pacientes, além de gerar imagens e gráficos e criar planilhas financeiras.

Ao possibilitar um fluxo de trabalho integrado, os softwares otimizam recursos e aumentam a eficiência das práticas rotineiras. Ao mesmo tempo, eles fazem com que você evite acumular grandes volumes de papel. E vamos combinar que um banco de dados eletrônico mantém as informações mais seguras. Tá certo que também traz maior acessibilidade! Afinal, as informações do consultório ficam disponíveis a um clique. Mas, para isso, é importante que o software seja baseado em nuvem, ok?!

3. Lembre-se das ferramentas gratuitas.

Clássicas, as planilhas do Excel são amplamente utilizadas na rotina de escritórios das mais diversas áreas. Esse programa é um dos pilares da organização eficiente. Com ele é possível organizar o estoque, como também gerar gráficos para ter visibilidade dos lucros. Também dá para gerar relatórios de métricas e KPIs! Ou seja, o Excel preenche, de modo satisfatório, as lacunas na funcionalidade dos softwares odontológicos.

Outra ferramenta incrível é a Agenda Google, que sincroniza com os smartphones. É muito eficiente para lembrar de consultas e compromissos e o melhor é que se integra ao e-mail da clínica. Com isso, as informações ficam disponíveis em vários canais.

4. Utilize um gerenciador de projetos.

Trello, Asana e Wrike são alguns exemplos de gerenciadores de projetos e fluxo que facilitam muito o dia a dia. Eles substituem os “post-its” e o uso de agendas e papéis, assim como quadro de avisos, simplificando a organização. São excelentes para centralizar as tarefas diárias e seu andamento.

5. Adote uma plataforma de gerenciamento de mídias sociais.

Facebook e Instagram são uma extraordinária oportunidade de marketing para dentistas que desejam promover seus consultórios. Afinal, pacientes em potencial estão cada vez mais adotando as redes sociais como parte integrante do cotidiano. Além de atrair e fidelizar pacientes, as redes aumentam sua credibilidade. A rotina do consultório, porém, nem sempre permite uma dedicação maior a esse assunto. Por isso, vale programar as postagens utilizando ferramentas como o Postcron e o Etus. É uma forma de ganhar tempo durante a semana e manter os pacientes sempre abastecidos com conteúdo, assim eles não se esquecerão do seu nome.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações