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Entenda como lidar com os pacientes com odontofobia

Entenda como lidar com os pacientes com odontofobia

Se você já atua há algum tempo no mercado, certamente deve ter recebido em sua clínica pacientes com medo de realizar o tratamento odontológico. Essa é uma situação muito comum no dia a dia dos profissionais e, justamente por isso, é preciso aprender a lidar com a odontofobia.

Essa medida é fundamental para você conseguir exercer o seu trabalho da melhor forma possível e garantir a segurança do próprio paciente. Além disso, o medo pode levar à recusa ao tratamento, o que agrava ainda mais a condição do indivíduo e coloca em risco sua saúde bucal e orgânica.

De toda forma, não é fácil lidar com um paciente que não quer nem mesmo chegar perto do consultório odontológico. Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar a você algumas maneiras de ajudar os pacientes que sofrem de medo do dentista. Veja como exercer o seu trabalho e minimizar essa ansiedade e insegurança do indivíduo.

O que é odontofobia?

Uma fobia é o medo exagerado e prolongado que o indivíduo apresenta em relação a algum fator, que pode ser um objeto, animal ou situação. Algumas pessoas, por exemplo, têm fobia de altura, aranha, voar, da água e até mesmo de profissionais. Quando essa aversão está relacionada com o dentista, o problema recebe o nome de odontofobia.

Pacientes que apresentam essa condição podem sentir um grau de insegurança maior na hora de passar por uma consulta odontológica. Outros, têm um medo tão intenso que não gostam nem mesmo de entrar em uma clínica.

A crise de ansiedade, estresse e insegurança pode ser desencadeada pelo cheiro dos produtos, aspecto do ambiente, o som dos instrumentos ou a própria figura do dentista. A maior preocupação é o fato de que a odontofobia leva à recusa do tratamento, o que faz um pequeno problema se tornar grave com o tempo.

Como ajudar os pacientes com odontofobia?

É muito comum que nem mesmo o paciente que tem odontofobia saiba por que esse medo se manifesta. Por isso, cabe aos profissionais prestarem um atendimento diferenciado, a fim de cativar a confiança dessas pessoas para que elas tenham a oportunidade de cuidar da sua saúde bucal.

Nesses casos, é preciso pensar em todos os detalhes para que a equipe saiba como recepcionar adequadamente quem tem odontofobia, o ambiente da clínica seja mais agradável, os tratamentos confortáveis e a figura do dentista mais amigável.

Como pacientes com esse perfil podem se apresentar em sua clínica a qualquer momento, veja, a seguir, o que você pode fazer para oferecer a eles um atendimento adequado, garantido o seu conforto e bem-estar.

Planeje cuidadosamente a sala de espera

Pode parecer um exagero, mas para quem tem odontofobia, permanecer na sala de espera aguardando atendimento pode ser semelhante a estar no corredor da morte. A ansiedade, o estresse e a insegurança são muito intensos, gerando um grande mal-estar para a pessoa.

Sendo assim, o ideal é que você planeje com cuidado a sala de espera para que ela perca aquele perfil tradicional das clínicas de saúde. Para isso:

Procure também adequar o visual da sala de espera ao perfil do público que você atende. O espaço deve ser aconchegante para que o seu paciente se sinta à vontade e a visita à clínica seja associada a sensações positivas.

Pratique o atendimento humanizado

A sua postura é fundamental para combater a odontofobia dos seus pacientes. Para todos eles é preciso adotar boas práticas do atendimento humanizado, assumindo uma postura mais amigável e fraterna para que o indivíduo se sinta acolhido e protegido.

Ele precisa perceber que você está ali para ajudar, que se preocupa com o que ele está passando e que entende seus medos e inseguranças. Desse modo, se tornará muito mais colaborativo, aceitando as suas propostas para minimizar essa ansiedade, a fim de realizar os tratamentos.

Esclareça todas as dúvidas

As dúvidas intensificam ainda mais a odontofobia. Isso porque, se a pessoa não tem certeza do que vai acontecer com ela, fica muito mais insegura e pode se recusar a dar andamento ao tratamento. Portanto, você precisa responder a todos os questionamentos do seu paciente de forma satisfatória.

Sendo assim, procure utilizar uma linguagem simples e explicar termos técnicos para não gerar confusão. Esclareça sobre tudo que vai acontecer, mas não entre em detalhes que possam causar ainda mais medo. Apenas apresente as etapas do tratamento para que seu paciente não tenha nenhum tipo de surpresa.

Mantenha um diálogo positivo e amigável

Quando estiver conversando com um paciente com odontofobia adote uma linguagem que esteja de acordo com a realidade dele. Evite a postura de profissionalismo excessivo e tente ser um pouco mais amigável, mantendo uma relação mais próxima.

Além disso, adote sempre argumentos positivos em relação ao cuidado com a saúde bucal e, principalmente, aos resultados que serão obtidos. Foque os benefícios que o paciente alcançará em relação à funcionalidade e estética, para que ele se sinta encorajado.

Proponha a sedação como alternativa

Você também pode propor ao paciente a alternativa da sedação para controlar ansiedade e o nervosismo durante o procedimento. Nesse caso, é mais interessante adotar a técnica da sedação consciente, porque o indivíduo não vai dormir durante o atendimento.

O fato de não estar inconsciente fará com que ele se sinta ainda mais confortável e seguro. Explique que esse tipo de sedação apenas traz sensação de bem-estar e que ele conseguirá acompanhar tudo o que está acontecendo, mas sem sentir dor ou o medo que tanto o incomoda.

Treine sua equipe

Também é importante que você faça o devido treinamento da sua equipe para que ela saiba como lidar com aqueles que têm odontofobia. Afinal, o primeiro contato será com os seus colaboradores, e eles precisam saber atender pacientes com esse perfil.

Nesse caso, é fundamental que saibam compreender as inseguranças desses indivíduos, que sejam habilidosos na hora de conduzir um diálogo a fim de tranquilizá-los, minimizando a ansiedade e o estresse antes da consulta.

Recomende buscar ajuda profissional

Quando o medo de dentista é expressivo demais, dificultando para você lidar com o paciente, e se todas as demais ações não surtirem efeito, então, é hora de uma nova abordagem. Para pacientes com quadros muito graves, você pode recomendar a busca por ajuda profissional.

O apoio psicológico e sessões de terapia podem ser importantes nesses casos. Desse modo, deixe claro que se trata de uma ajuda para que a pessoa consiga entender a origem desse medo e possa lidar com ele. Reforce também o quão isso é importante para que ela consiga cuidar dos seus dentes do modo como deve ser feito.

Todo profissional do ramo um dia precisará atender um paciente com um grau maior ou menor de odontofobia. Por isso, é importante que você se prepare desde já para oferecer um bom atendimento a essas pessoas. Afinal, esse é um diferencial significativo para cativar o seu público e realizar um bom trabalho.

Conforme citamos, a sua equipe precisa saber como lidar com seus pacientes. Por isso, veja este outro artigo que fala sobre a contratação de uma secretária competente.

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