Temas Técnicos

Kit Safe Drill: por mais segurança e precisão na implantodontia!

Kit Safe Drill: por mais segurança e precisão na implantodontia!

Você vai concordar: a meticulosidade e precisão são essenciais no trabalho do dentista!  O que já vale para todas as especialidades da odontologia vale ainda mais para a Implantodontia… afinal, sabemos bem que a diferença de 1 mm, para mais ou para menos, pode impactar o resultado no tratamento com implantes. Por isso, a odontologia tem evoluído no sentido de criar métodos e ferramentas para a maior segurança possível no tratamento. Um desses avanços é o Kit Safe Drill. O dr. Fábio Bezerra, implantodontista e diretor global de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System, explica em que consiste e como o tratamento pode otimizar os procedimentos de reabilitação oral com implantes. 

O que é?

O safe drill, ou “broca segura” em inglês, é um instrumento de precisão a ser acoplado na ponta da fresa que vai perfurar o osso para instalação do implante, a fim de garantir que ela alcance a profundidade e o diâmetro adequados.

O kit compõe-se de uma caixa com vários desses instrumentos, de tamanhos diferentes. A escolha do que será usado em cada caso depende de cuidadoso planejamento cirúrgico, etapa essencial para o sucesso do tratamento com implantes.

Como é feito esse planejamento?

Após o exame clínico do paciente, deve-se solicitar exames, como radiografia panorâmica e tomografia computadorizada. Ambos têm qualidades, porém a tomografia ganha em precisão por mostrar a medida exata do osso, em altura e comprimento – a radiografia pode ter distorção de até 20%.

Além disso, a tomografia ainda exibe detalhes da anatomia da região, por exemplo, onde passa o nervo, onde estão os vasos sanguíneos, como são os tecidos da fossa nasal, informações que possibilitam um planejamento ainda mais criterioso e contribuem para prevenir lesões acidentais em estruturas vizinhas durante a instalação do implante.

De que forma é utilizado?

Uma vez definidos o diâmetro e a profundidade da perfuração, o profissional escolhe o limitador com as dimensões desejadas e o adapta na fresa que contenha alojamento para o safe drill, certificando-se do encaixe bem-feito para afastar a possibilidade de desengate.

Então dá sequência à cirurgia para instalar o implante. O instrumento, super preciso, impede que a perfuração do osso vá além do necessário.

Isso faz muita diferença?

Sim, porque a broca pode perfurar de 7 a 15 mm. Embora tenha marcações em mm para o dentista saber o quanto ela está entrando no osso, em algumas situações pode ser difícil enxergar os números.

Isso ocorre, por exemplo, quando o paciente produz muita saliva ou o tratamento é realizado em um dente posterior. Portanto, ao acoplar essa peça na fresa, o profissional tem a certeza de que as dimensões ideais serão atingidas.

Quais são as vantagens do Kit Safe Drill?

Com mais precisão na hora da perfuração óssea, as estruturas vizinhas ficam mais seguras e protegidas e além disso o tempo de duração do procedimento é abreviado.

Acima de tudo, os kits Safe Drill  deixam o dentista e o paciente mais confortáveis.

Tem contraindicação?

Não, se os profissionais seguirem corretamente as recomendações de uso.

Deste modo, pode ser útil para estudantes que ainda não têm experiência de perfuração à mão livre, desde que treinados para utilizar bem o instrumento.  Também se torna um auxiliar no tratamento de pacientes muito agitados que, mesmo anestesiados, tendem a se mexer bruscamente durante o uso da broca e alterar o resultado final.

Os medidores afastam o risco de perfurar mais ou fora do ponto ideal. E ainda oferecem uma boa relação custo-benefício por serem reutilizáveis e passíveis de esterilização em autoclave.

Há diferenças nos produtos disponíveis?

Os marcadores da S.I.N. são produzidos à base de polímeros biocompatíveis (no mercado é comum encontrar de metal, mas nem todos são de titânio) e trazem marcações a laser, facilitando a identificação das medidas. Além do kit convencional, a S.I.N. já inclui essa ferramenta no kit de cirurgia guiada, que é considerado o que existe de mais moderno em Implantodontia, por aumentar ainda mais a precisão, além de proporcionar uma recuperação melhor e mais rápida ao paciente.

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações