Temas Técnicos

Qual a importância do exercício físico para os dentistas?

Qual a importância do exercício físico para os dentistas?

Todo mundo sabe da importância do exercício físico, não é mesmo? Contudo, nem sempre conseguimos encaixar a prática dessas atividades na rotina. O cansaço, a falta de locais adequados ou até mesmo a timidez podem ser entraves que dificultam esse processo.

No caso dos dentistas, é importante se esforçar para vencer esses desafios, pois a prática constante de exercício pode melhorar a qualidade do seu trabalho, evitar problemas de postura e dores.

Para ajudá-lo a entender melhor sobre esses temas, decidimos publicar este artigo. Nele, vamos além dos benefícios óbvios para a prática de exercícios, focando diretamente nas necessidades dos dentistas!

Melhorando a postura

De acordo com dados da Previdência, a dor nas costas foi a maior causa de afastamentos de trabalhadores dos seus postos de trabalho em 2017. Existem diversos motivos que podem levar alguém a sentir dores na região lombar, entre eles, está a má-postura.

Por isso, precisamos falar da importância do exercício físico, pois essa atividade fortalece os músculos, o que ajuda o corpo a se adaptar à rotina do dentista, que exige horas em pé ou em posições desagradáveis.

Se você já sofre com dores, ou quer prevenir esse problema, procure um fisioterapeuta. Esse profissional passará uma série de exercícios físicos que têm como objetivo tratar problema de postura.

Muitos desses exercícios podem ser feitos em casa ou no local de trabalho, enquanto o profissional está em horário de descanso, por exemplo. Por não terem o ganho de massa muscular como meta, mas a correção de problemas de postura e o ganho de amplitude em movimentos, esses exercícios podem ser feitos com equipamentos simples, como elásticos ou até mesmo usando móveis como apoio.

Eles também são recomendados aos dentistas que querem se preparar para as longas cirurgias ou tratamentos demorados, daqueles que fazem com que essas pessoas sintam dores musculares no dia seguinte.

Cuidando do coração

As doenças cardíacas podem pegar de surpresa uma pessoa. Os sintomas dessas doenças podem ser silenciosos e confundidos com problemas mais simples.

A fadiga, por exemplo, pode ser um sinal de que há algum problema no coração do paciente. No entanto, esse também pode ser sinal de cansaço — algo comum em uma rotina tão agitada quanto a de um dentista.

Por isso, o primeiro passo de quem quer proteger o coração é procurar um cardiologista e fazer exames, com o objetivo de avaliar a condição desse sistema. Só depois de feitos os exames é que a pessoa deve incluir atividades físicas em sua rotina.

Isso porque, dependendo da saúde da pessoa, um exercício de intensidade moderada pode causar estresse no coração, elevando o risco de algum problema maior.

Tratando a insônia

Mais de 70 milhões de brasileiros sofrem com insônia. Esses dados, da Associação Brasileira do Sono (ABS), são preocupantes, pois o sono tem efeito reparador tanto no corpo quando na mente. No caso de um dentista, se ele não consegue dormir bem, o seu raciocínio clínico é prejudicado, fazendo com que ele cometa erros em seu trabalho.

Isso pode se tornar ainda mais grave quando esse profissional também atua como empresário, cuidando de uma clínica, por exemplo. Com mais responsabilidades, o seu sono pode sofrer com o acúmulo de pensamentos à noite.

Muitas pessoas têm recorrido aos medicamentos para dormir. Isso não é indicado, pois eles podem causar efeitos colaterais, como a dependência. O ideal é cansar o corpo, isso gera a necessidade física de dormir, induzindo, naturalmente o sono. Isso mostra, mais uma vez, a importância do exercício físico.

Outra dica é jamais levar celulares para a cama. A luz azul das telas tem efeito contrário ao do exercício e faz com que a pessoa fique em sinal de alerta. Então, se você não está dormindo bem, que tal incluir uma atividade leve à sua rotina, como uma caminhada e deixar o celular bem longe do seu travesseiro?

Aliviando o estresse

Tem dias em que as coisas não saem como o planejado. Nesse caso, o exercício físico pode ajudá-lo a lidar melhor com sentimentos ruins, como a raiva e a frustração.

A importância do exercício físico, nesses casos, é gerar dopamina e fazer com que a pessoa se concentre em outra coisa, tirando a atenção do problema que a irritou.

Exercícios físicos externos, como caminhadas e corridas, ainda colocam a pessoa em contato com a natureza e fazem com que a sua percepção sobre as questões cotidianas mude. Vale a pena tentar.

Começando a treinar

Bem, agora que você já sabe a importância do exercício físico e como ele pode melhorar a sua saúde e o seu desempenho no dia a dia, vamos dar algumas dicas para quem quer começar.

Procure um médico

Ainda que você seja uma pessoa jovem, é necessário fazer exames que avaliam a sua capacidade cardíaca antes de iniciar a prática esportiva. Exames que medem a glicose e o colesterol também são necessários, pois podem ajudá-lo a mudar hábitos e prevenir doenças — ou iniciar o tratamento de forma precoce.

Adapte o exercício à sua rotina

Você não precisa ficar horas em uma academia se não quiser. Existe uma infinidade de exercícios que podem ser feitos em casa ou com o uso de aparelhos simples, como anilhas.

O mais importante é que você defina quanto tempo tem para se exercitar. Trinta minutos por dia podem ser o necessário para começar.

Defina objetivos realistas

É claro que melhorar a aparência física pode ser um dos estímulos para começar a se exercitar. Contudo, seja realista em relação à prática. A perda de peso ou o ganho de massa muscular levam tempo para acontecerem.

Ademais, é preciso criar, com uma nutricionista, uma dieta que contribua com esse desejo. O ideal é que você foque na sua saúde e na importância do exercício físico no ganho de qualidade de vida. Uma melhora estética é consequência desses benefícios — e não o foco principal. Claro que você, como profissional da saúde, já deve saber disso, não é mesmo?

Gostou deste material? Então, acompanhe o blog nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn. Twitter e YouTube.

Outras publicações