Temas Técnicos

Entenda os desafios de fazer implantes em áreas estéticas na implantodontia

Entenda os desafios de fazer implantes em áreas estéticas na implantodontia

Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito é um dos principais motores da implantodontia. Além disso, esse mercado é um dos que mais cresce, no Brasil e no mundo. Embora essa seja uma notícia otimista para profissionais do setor, devemos compreender os desafios crescentes: as expectativas em relação aos resultados também aumentam cada vez mais, especialmente em relação aos implantes em áreas estéticas.

Isso traz ao implantodontista uma preocupação, principalmente em áreas mais delicadas, que trazem um grande impacto estético. Nesses casos, o objetivo não é apenas reestabelecer a função da dentição, mas aproximar, o máximo possível, os resultados ao cenário natural do paciente.

Por isso, neste artigo, explicaremos quais os principais desafios da implantodontia nas áreas estéticas. Também explicaremos como um profissional pode superá-los e fornecer resultados melhores aos seus pacientes. Acompanhe para saber mais.

Conceituando a área estética

O termo “estético” vem sendo muito utilizado em diversos livros da odontologia nos últimos anos. Mesmo que haja um debate sobre o conceito do termo, no que concerne à implantodontia, podemos traduzi-lo para “natural”. Desse modo, quanto mais naturais forem os seus resultados, mais estéticos e bem-aceitos eles serão.

Em se tratando da área estética, há um consenso de que a região frontal é a que mais impacta na percepção subjetiva do paciente sobre seu próprio sorriso. A grosso modo, podemos dizer que, quanto mais anterior for o implante, maior o seu componente estético, enquanto que, quanto mais posterior, maior a importância funcional, especialmente na mastigação.

Entendendo os desafios dos implantes em áreas estéticas

Na prática, existem dois principais motivos que motivam um paciente a procurar os implantes na área estética: a doença periodontal ou o trauma, ambos levando à fratura ou à perda do dente.

Perceba que ambas as situações já apresentam potenciais desafios para o implantodontista. A doença periodontal pode ser complicada pela perda de tecidos moles ou de partes ósseas, o que, por si só, prejudica a harmonia do resultado. Já o trauma pode trazer desde mínimas consequências a casos críticos, levando desde à dificuldade na inserção do implante até a resultados estéticos desfavoráveis.

Em ambas as situações, pode haver um prejuízo estético que independe do trabalho do implantodontista. Por esse motivo, os implantes em áreas estéticas já apresentam um grande desafio, que requer uma boa comunicação e relação com o paciente.

No entanto, há casos em que mesmo a inserção do implante é prejudicada pela própria doença de base. Em casos de traumas extensos, por exemplo, pode não haver espaço para implantação da prótese ou deformação do zênite gengival.

Contudo, esses são detalhes que variam caso a caso — e merecem, é claro, uma avaliação cuidadosa do implantodontista. A seguir, destacaremos alguns desafios intrínsecos dos implantes em áreas estéticas. Confira.

Urgência da situação

Por definição, a área que estamos tratando apresenta um prejuízo estético significativo para o paciente. Por esse motivo, implantes na região frontal são, geralmente, considerados urgentes e requerem carga imediata, em até 72 horas.

A urgência é justificada pela demanda de retorno funcional do paciente e por aspectos anatômicos e fisiológicos: quanto mais cedo o implante for realizado, menor será a reabsorção óssea e o prejuízo no formato da gengiva. Quando falamos em um bom resultado estético, a harmonia de tecidos moles é fundamental.

Condições gengival e óssea desfavoráveis

Dadas as causas principais de busca por implantes na região frontal, é provável que as condições não sejam ideais. Pode haver a fragilização da base óssea, necessidade de controle da doença periodontal ou reabsorção óssea avançada, em casos crônicos.

Por esse motivo, o implante na área estética pode requerer alguns cuidados adicionais, como enxertos ósseos ou de tecidos moles. Apesar de isso não ser um empecilho total, essas situações adicionam um nível a mais de complexidade para o caso.

Harmonia com os dentes remanescentes

Como há um grande foco no resultado estético, a harmonia com os dentes remanescentes é ideal. Para que isso ocorra, o implantodontista deve ter um cuidado a mais com a escolha dos implantes e das próteses, especialmente no que diz respeito ao formato e ao calibre.

O objetivo deve ser sempre deixar o sorriso o mais natural possível, o que requer alguns cuidados na escolha. Um exemplo disso é a fabricação atual de implantes fabricados em cerâmica pura, que são ideais para a região frontal.

Superando esses desafios

Como a área estética inevitavelmente conta com preocupações próprias, é inescapável que o dentista tenha experiência na área e conte com uma metodologia específica para essa demanda. Por isso, detalharemos, a seguir, algumas maneiras de superar os desafios que as áreas estéticas apresentam. Veja!

Realize uma especialização na área

Quando falamos em implantodontia, a experiência é um dos principais fatores que levam a resultados favoráveis. Por esse motivo, já contamos, atualmente, com cursos de especialização específicos para a área estética. Eles deixam o dentista mais familiarizado com os implantes nessa área e favorecem a experiência necessária para garantir segurança nas condutas.

Invista em componentes de qualidade

Embora todos os implantes mereçam componentes de qualidade, os que são aplicados na área estéticas ganham uma camada adicional de preocupação. Afinal, queremos minimizar ao máximo o risco de complicações, fornecendo um resultado mais duradouro para o paciente.

Por essa razão, é importante recordar que algumas marcas de implantes têm linhas específicas para o refinamento da estética, proporcionando resultados mais harmoniosos nessa área.

Atenção do profissional

Todos os cuidados que tomamos antes do implante focam na redução do risco de complicações e no aumento da taxa de sucesso. Entretanto, os resultados estéticos dependem, em grande parte, da “hora H” — ou seja, da própria cirurgia.

Por esse motivo, a última dica é justamente manter a atenção em níveis extremos durante a cirurgia: lembre que qualquer imperfeição terá um impacto definitivo na estética do paciente, com implicações relevantes a longo prazo. Portanto, quanto mais meticuloso for o seu trabalho, nesse momento, melhores serão os resultados para o paciente.

Os implantes em áreas estéticas são, atualmente, um desafio para implantodontistas. Por isso, conhecer as particularidades da área e obter experiência com essa demanda específica são estratégias fundamentais para ter sucesso no processo.

Se você quer se aperfeiçoar na área estética, podemos ter a solução para você. Confira o curso de implantes em áreas estéticas da Implantat e leve seu consultório a um novo patamar de excelência!

Outras publicações