Implantes em áreas estéticas – vídeo treinamento

5 minutos para ler

A exigência dos pacientes com o resultado estético na implantodontia é cada vez maior. Para atender às expectativas, é preciso ter muita atenção com etapas fundamentais do processo, como a melhoria de tecidos e oposicionamento do implante dentário. Pois são fatores decisivos para que a prótese pareça emergir da mucosa de forma natural, como se fosse um dente verdadeiro e não algo artificial. Veja como atingir o melhor resultado possível em três vídeos de treinamento.

Os vídeos mostram o caso de uma paciente que perdeu o elemento 11 em um pequeno acidente. O primeiro episódio da série aborda o planejamento e instalação do implante dentário. O segundo, a melhoria de tecidos. E o terceiro, a etapa final do tratamento. Todas os materiais necessários para cada etapa, assim comoas técnicas utilizadas para ter um excelente resultado são explicados detalhadamente.

A série de vídeos é apresentada pelo Doutor Fernando Hayashi, que é professor de implantodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade Paulista (FOUNIP), Mestre e Doutor em periodontia pela Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP) e coordenador científico do Grupo ACRO.

Planejamento e instalação do implante

O primeiro episódio, sobre o planejamento e instalação do implante (duração: 24’36’’), é aberto pelo Doutor Hayashi com a apresentação do caso. A paciente já havia feito a ortodontia para que houvesse uma melhoria no posicionamento dos dentes adjacentes antes da instalação de implante dentário. O cenário encontrado foi o seguinte:

Aspectos negativos – a paciente não tinha um bom controle de placa, havia uma lesão cariosa no elemento 12, uma restauração não muito satisfatória no elemento 21 e afundamento da porção vestibular na região do elemento 11.

Aspectos positivos – a paciente não apresentava falha óssea, tinha bastante comprimento e altura óssea, além de uma espessura bastante satisfatória.

Em função de tudo isto, o Doutor Hayashi apresenta o plano de tratamento proposto para a paciente, que compreende as seguintes etapas:

  1. Controle de placa;
  2. Restauração dos elementos 21 e 12;
  3. Instalação de aparelho de contenção removível com elemento 11 provisório;
  4. Instalação de implante associado ao enxerto de tecido conjuntivo para correção de defeito de rebordo.

No vídeo, o Doutor Hayashi também mostra a perfuração e a instalação do implante, apresentando todos os materiais e técnicas necessárias para que a fresagem seja perfeita e o implante dentário posicionado adequadamente. Por fim, ele detalha o enxerto de tecido conjuntivo para tratar o defeito vestibular da paciente.

Assista ao primeiro episódio da série de vídeos de treinamento “Implantes em áreas estéticas”.

Procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos para a melhoria de tecidos

No segundo vídeo, sobre as técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas de manipulação dos tecidos moles (duração: 34’05’’), o Doutor Hayashi fala sobre as técnicas de cirurgia plástica que melhoram o aspecto do peri-implante:

Incisão – do retalho para propiciar uma menor tensão e cobrir o aumento de volume;

Enxerto de tecido conjuntivo – retirada de tecido conjuntivo da mucosa palatina e estabilização do enxerto;

Sutura do enxerto – como permitir uma menor tensão e mais segurança em áreas com aumento de rebordo.

Sutura da área doadora – como promover uma melhor reparação e segurança da área doadora.

O Doutor Hayashi também mostra, neste episódio, procedimentos não cirúrgicos que vão ajudar na modelagem do tecido mole peri-implantado para dar uma aparência natural à prótese que será instalada.

Assista ao segundo episódio da série de vídeos de treinamento “Implantes em áreas estéticas”.

Etapa final do tratamento

No terceiro e último vídeo da série, que é a etapa final do tratamento (duração: 21’15’’), o Doutor Hayashi demonstra como fazer a moldagem e a instalação da prótese definitiva. Ele inicia detalhando os materiais e procedimentos para fornecer ao laboratório de prótese as informações necessárias para que a prótese produzida seja compatibilizada com os resultados obtidos na modelagem do tecido mole. Ou seja, a posição que o implante dentário fica e, também, como é a forma do peri-implante.

A moldagem também é explicada passo a passo, inclusive como fazer o modelo de trabalho para o protético, embora alguns laboratórios façam esta etapa. Depois, a prova da infraestrutura de metalocerâmica feita pelo laboratório que receberá a camada de cerâmica posteriormente e, também, a escolha da cor para que fique a mais próxima possível dos dentes originais. O episódio termina com a demonstração de como a prótese deve ser vedada para finalizar o trabalho.

Assista ao terceiro episódio da série de vídeos de treinamento “Implantes em áreas estéticas”.

Série de vídeos de treinamento em implantodontia – Implante em áreas estéticas

Apresentação do Doutor Fernando Hayashi.

✓ 1º episódio – Planejamento e instalação do implante (duração: 24’36’’)

✓ 2º episódio – Melhoria de tecidos (duração: 34’05’’)

✓ 3º episódio – Etapa final do treinamento (21’15’’)

Veja também

5 dicas para cuidar da saúde dos seus implantes

7 benefícios em utilizar a linha de implantes Unitite

Posts relacionados

Deixe um comentário