Planejamento e Gestão

Implantes com garantia vitalicia: como funcionam?

Implantes com garantia vitalicia: como funcionam?

Implantes dentários são estruturas altamente resistentes e duradouras. Mesmo assim, exigem garantia para que dentista e paciente não saiam prejudicados em caso de qualquer imprevisto. Como a S.I.N. Implant System dá atenção especial a essa questão, trabalha oferecendo implantes com garantia vitalícia.

O compromisso da empresa, que se destaca no mercado pela tecnologia empregada em seus produtos, é sempre o respeito ao cliente. Assim, atua com implantes inovadores, elaborados seguindo um alto padrão de qualidade para entregar um bom resultado no tratamento de reabilitação bucal.

Quer entender melhor como funciona a garantia vitalícia dos implantes? Acompanhe a entrevista que fizemos com Dra. Bruna Ghiraldini, coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Implant System!

Qual o tempo médio de duração de um implante dentário?

Não existe um tempo médio de duração desses dispositivos. Os implantes dentários são feitos de titânio biocompatível e, por isso, podem durar a vida inteira dentro de um paciente.

De acordo com os termos da legislação brasileira, a empresa fabricante é obrigada a provar que o implante aguenta mecanicamente 5 milhões de ciclos mastigatórios, valor equivalente, em média, a 15 anos de utilização de força.

No entanto, isso não significa que ele vai durar apenas 15 anos. Segundo Bruna, há relatos de pacientes implantados há muito mais tempo, há 20, 25 e até 30 anos. É importante destacar outros fatores também interferem diretamente na vida útil de um implante, como quando:

Nessas condições, há grandes chances de o produto durar permanentemente, seja qual for a idade da pessoa ou a fase da vida do implante.

Quando é necessário fazer a troca do implante?

A troca do implante só é necessária nos casos em que o dispositivo, por alguma razão, foi mal posicionado e não proporcionou a reabilitação protética adequada. Ou em situações em que houve doenças peri-implantares e ocorreu uma perda de inserção óssea muito grande ao redor dele, o que pode gerar uma inflamação constante na boca.

Vale destacar ainda o caso de fraturas, tanto do implante, algo muito incomum, mas também do componente e do parafuso protético, problema capaz de levar à inutilização do implante.

Contudo, um bom planejamento prévio do tratamento, aliado a uma reabilitação correta, assegura um prognóstico de longo prazo do produto.

Como funciona a garantia vitalícia?

Os fabricantes de implante dentário, de forma geral, costumam oferecer garantias. No entanto, o recomendado aos dentistas é que avaliem as certificações da empresa para evitar problemas na realização do tratamento e no implante futuramente.

No caso da S.I.N. Implant System, Bruna explica que, por motivos de boas práticas, a companhia disponibiliza um programa em que faz o ressarcimento ou bonificação de um novo implante e componente protético em caso de falhas, independentemente da causa do contratempo: “o insucesso clínico já é o suficiente para promovermos a troca e a bonificação do implante”, ressalta.

A marca também preza pela garantia da troca próxima ao prazo de vencimento: quando o implante ainda não foi instalado e está em um prazo de até 6 meses até vencer, o profissional pode realizar a troca do produto.

Os implantes com garantia vitalícia da S.I.N. Implant System funcionam para pacientes que tenham um implante da empresa em boca, reabilitado com um componente original da S.I.N. Implant System.

Se houver qualquer imprevisto, como falha da osseointegração ou fratura do componente, o profissional entra em contato com a empresa e mostra o lote que teve o erro, seja qual for o tempo de vida do produto na boca do paciente. Nessa situação, a S.I.N. Implant System organiza a reposição ao cirurgião-dentista, para que ele refaça o trabalho.

Casos de manuseio incorreto pelo profissional

É importante entender que os implantes com garantia vitalícia da empresa representam um benefício oferecido independentemente da falha. Afinal de contas, é muito difícil avaliar, por exemplo, se o contratempo ocorreu porque o item recebeu manuseio inadequado.

De acordo com Bruna, essa questão é bem delicada. “Embora tenhamos um questionário, em que pedimos para os profissionais relatarem o problema de qualidade — até para podermos rastrear o lote a fim de saber se houve outro erro parecido —, as informações chegam incompletas e não conseguimos fazer uma análise precisa sobre o manuseio”, relata.

Nesse sentido, por boas práticas, a S.I.N. Implant System sempre bonifica o cirurgião-dentista com um novo implante, assegurando essa vantagem a todos os clientes.

Quais os defeitos que esses dispositivos podem ter?

Um implante dentário pode ter defeito na produção, mas é algo extremamente improvável. Bruna detalha que os processos na S.I.N. Implant System são monitorados pelo controle de qualidade e seguem algumas etapas: os produtos recebem verificação individual, depois é feita a conferência e, em seguida, a conferência na sala limpa até que o implante passe por um scanner.

É necessário considerar o risco de falha no processo da osseointegração. Isso não configura um defeito, e sim um princípio biológico que acontece em porcentagem prevista na literatura. Nessa situação, o implante não cicatriza no tecido ósseo, pode entrar em processo de fibrose e ficar mole, exigindo retirada do paciente e espera por um período para refazer o tratamento.

Em relação à prótese, como fica a garantia?

A S.I.N. Implant System não fabrica a prótese, que seria o dente artificial: essa peça é feita em laboratório protético. A empresa apenas fornece os componentes para a reabilitação, e os itens têm garantia de 5 anos.

A garantia da prótese é um acordo entre dentista e paciente. Os dentes podem fraturar, em especial os artificiais, mas as peças são passíveis de conserto em laboratório. Às vezes, é verdade, a troca figura como alternativa necessária.

Qual o benefício dos implantes com garantia vitalícia?

Trata-se de uma vantagem e um respaldo que o profissional tem frente ao seu paciente. Para qualquer problema que ele possa apresentar a longo prazo — caso continue se tratando com o mesmo dentista e faça as manutenções como o indicado —, existe uma garantia diferente de troca, ou seja, de nova instalação do implante.

O benefício principal é o custo reduzido: se for preciso qualquer tipo de reposição ou retrabalho, o dentista pega o produto da empresa como uma forma de bonificação por aquilo que já pagou. Sendo assim, ele talvez cobre apenas os honorários e custos exigidos para ter esse retrabalho e deixar seu paciente satisfeito com um novo implante.

Na hora de escolher um fabricante desse material, é importante contar com uma empresa que preze pela qualidade, respeitando os clientes. Essa é a missão da S.I.N. Implant System, que trabalha com implantes de garantia vitalícia.

Quer conhecer mais sobre esse benefício e todo o portfólio da empresa? Entre em contato conosco e descubra nossos diferenciais!

Outras publicações