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Google para consultório odontológico: como ganhar destaque no mecanismo de busca

Google para consultório odontológico: como ganhar destaque no mecanismo de busca

O Google é um marco tecnológico que dispensa apresentações: se antes ele era uma ferramenta inovadora, hoje ele se tornou parte do cotidiano das pessoas. Dada a sua alta abrangência, saber utilizá-lo corretamente pode ser útil tanto na esfera pessoal quanto na profissional. Daí a importância do Google para consultório odontológico.

Neste post, explicaremos como você pode usar o motor de buscas a favor da sua clínica. Além de ganhar mais visibilidade nas buscas, é possível investir em recursos exclusivos do Google, que contam com toda a sua robustez tecnológica. Continue lendo para saber mais!

Quais as principais ferramentas do Google para consultório?

Embora o motor de buscas seja disparadamente a ferramenta mais popular do Google, ele não é o único: desde o início do século, o gigante de pesquisas vem inovando em diversos módulos, que personalizam seus serviços conforme a necessidade dos clientes. A seguir, separamos alguns deles que melhor se encaixam no cotidiano de um consultório odontológico. Confira.

Meu Negócio

Se você usa o Google em sua vida pessoal, certamente já recorreu a ele para comprar um produto ou contratar um serviço. Isso não é uma particularidade: cerca de um terço de todas as buscas por produtos começam no Google. E, se você pode usar isso na sua vida pessoal, a ferramenta também é útil em seu consultório.

O módulo que proporciona a intermediação nessa busca é chamado de Meu Negócio. Nele, você pode cadastrar sua clínica e deixar suas informações anexadas, como endereço, horário de atendimento e website. Com isso, todos os indivíduos que pesquisarem por “clínica odontológica” perto de você poderão localizá-lo. A alta interação com o Google Maps torna esse serviço ainda mais difundido no dia a dia das pessoas.

Além disso, o Meu Negócio também fornece estatísticas que auxiliam na sua abordagem de marketing. Na plataforma, é possível identificar o número de pesquisas, cliques no site, visualizações e solicitações de rotas. Assim, você consegue um panorama acurado da jornada do paciente até seu consultório — e, consequentemente, pode atuar para otimizar sua captação de clientes.

Por fim, o Meu Negócio auxilia seu marketing com um feedback direto dos clientes. Eles são solicitados a fornecer sua opinião e deixar um comentário, que fica disponível a outros usuários. Com isso, você consegue uma maior visibilidade e credibilidade virtuais.

Google Ads

Justamente por ser um motor de busca tão popular, o Google também oferece um robusto sistema de propagandas. Elas aparecem em buscas estratégicas, de modo a visibilizar seu consultório quando um possível cliente mais necessitar.

Além de fornecer um canal altamente movimentado, o Google também traz a vantagem de ser muito flexível. Os planos são definidos conforme o orçamento de cada negócio, e o pagamento é feito baseado nos resultados — como cliques para acessar o site ou chamadas realizadas para o seu consultório. Com isso, você garante um investimento justo e direcionado para suas necessidades.

Google Analytics

Enquanto alguns dentistas preferem a publicidade direta, outros optam por investir no marketing de conteúdo. Nessa modalidade, o profissional oferece um conteúdo gratuito, que visa atrair pacientes e resolver dúvidas do cotidiano. Uma vez estabelecida a atração, é possível transformar esse usuário em um cliente, apresentando os serviços oferecidos.

Para que essa estratégia funcione, é fundamental que você conheça os dados de seu site ou aplicativo: quais são as páginas mais visitadas e quais conteúdos são mais acessados pelos clientes? Quanto tempo eles permanecem em seu site? Quais estratégias surtiram efeito em popularizar seu nome no motor de busca e quais falharam?

Essas são as perguntas que o Google Analytics responde. Munido com a tecnologia de dados por trás do maior motor de buscas do mundo, ele consegue fornecer a você os dados mais precisos sobre seu universo online. Adequar-se a esse cenário é fundamental para garantir uma maior visibilidade do seu consultório e se destacar no meio digital.

Google Drive

Com o crescimento da tecnologia de comunicação, estamos migrando a passos largos para a nuvem. Seja no armazenamento de prontuários digitais, nos backups de arquivos do computador ou na utilização de aplicativos online, ela está sempre presente.

O Google Drive é um dos serviços mais conhecidos de armazenamento na nuvem, criado e mantido pelo gigante de pesquisas. Além de contar com uma das melhores seguranças de dados do mundo, ele também é integrado a diversas outras ferramentas. O QuickOffice e o Google Keep são alguns dos aplicativos que podem interagir com a interface do Google Drive.

Como utilizar essas ferramentas a seu favor?

Uma das principais vantagens de apostar nos módulos do Google é aproveitar de sua interação. As interações feitas pelo Google Ads, por exemplo, são refletidas em melhor perfil no Google Analytics e comentários positivos no Meu Negócio. Por isso, a otimização do uso do gigante de pesquisas acrescenta exponencialmente aos seus resultados.

O primeiro passo para definir sua estratégia online é estabelecer uma estratégia de marketing e captação de clientes. Perceba que ela varia conforme a realidade individual de cada consultório: se ele está localizado em uma região central, por exemplo, um perfil no Meu Negócio é quase obrigatório. Assim, qualquer possível cliente que passar pela região poderá localizar você com muito mais facilidade.

Para consultórios que precisam de maior visibilidade online, o Google Ads e o Google Analytics podem ser cruciais. Como mencionamos, o primeiro é direcionado para a publicidade direta, enquanto o segundo é útil para a sua produção de conteúdo. No entanto, nada impede que você mescle as duas estratégias e veja qual traz melhores resultados à sua clínica.

Por fim, é preciso lembrar que muitos dos módulos do Google são total ou parcialmente gratuitos. Alguns deles não demandam investimento financeiro, apenas tempo e dedicação em preencher o perfil e acompanhar os resultados. O Meu Negócio é um exemplo de serviço completamente gratuito e com ampla capacidade de utilização.

Usar o Google para consultório pode te colocar no topo das pesquisas, a um clique de distância de seus futuros pacientes. Essa é uma estratégia cada vez mais utilizada na odontologia, assim como em várias áreas do empreendedorismo. Investir no meio online é uma das melhores maneiras de se destacar no mercado e sobrepor a concorrência cada vez maior da área.

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