Marketing e Comunicação

Fotografia para dentistas: quais são as vantagens de usar na clínica?

Fotografia para dentistas: quais são as vantagens de usar na clínica?

Nos últimos anos, evidenciamos um aumento expressivo no marketing odontológico. A popularização das redes sociais e a emergência de dispositivos móveis cada vez mais potentes são alguns dos fatores que explicam esse fenômeno; e, nesse contexto, a fotografia para dentistas merece um destaque especial.

Se você acompanha alguns dentistas famosos em suas redes sociais, já deve ter percebido como as fotografias ganharam os holofotes: afinal, elas permitem um contato rápido e eficaz com possíveis pacientes e colegas de trabalho, otimizando a divulgação digital. Mas, afinal, qual a real importância dessa ferramenta para o dentista e como usá-la da melhor maneira possível?

Neste artigo, responderemos a essas e outras perguntas sobre as fotografias no dia a dia da odontologia. Se você pretende movimentar sua rede social ou saber como incorporar novos recursos a elas, é fundamental conhecer mais sobre o tema. Continue lendo para saber mais!

Qual a relevância da fotografia para dentistas?

Para entendermos como a fotografia ganhou tanto destaque no meio odontológico, precisamos voltar alguns anos atrás. Há décadas, o marketing pessoal era visto com um ceticismo muito maior pela comunidade acadêmica e pelo CFO. Sua prática passava uma impressão de mercantilização da profissão — que deveria, segundo a mesma linha de raciocínio, focar exclusivamente no bem-estar do paciente.

Com o passar dos anos, compreendemos que uma prática ética da odontologia e a publicidade não precisavam ser antagônicas. Elas podiam coexistir, melhorando a divulgação dos trabalhos dos dentistas e, também, possibilitando ao paciente conhecer melhor o profissional com quem deseja se consultar. Atualmente, portanto, o marketing odontológico é considerado uma via de mão dupla, com benefícios para o paciente e para o dentista.

O marco dessa compreensão foi oficializado pelo próprio Código de Ética do CFO, que dedica o Capítulo XVI exclusivamente para o marketing. Isso abriu as portas para que, dentro dos limites éticos, os dentistas buscassem métodos cada vez mais eficazes para suas propagandas.

Isso nos leva aos dois fatores que sustentam a fotografia para dentistas atualmente: o amadurecimento das redes sociais e a potência crescente dos hardwares de smartphones. O primeiro possibilita um contato fácil e eficaz com o paciente, inserindo a propaganda odontológica em seu dia a dia; o segundo dá mais poder ao odontologista para tirar fotos mais detalhadas e apropriadas aos seus objetivos.

Esse fenômeno é evidenciado quando analisamos o crescimento do uso de redes sociais, que atinge preferencialmente redes como o YouTube e o Instagram. Esses são, afinal, veículos que focam em conteúdos audiovisuais, incluindo vídeos, fotografias e lives. Esse é outro indício indireto de como as fotografias têm um potencial especial para o marketing odontológico.

Quais as vantagens do uso da fotografia?

Quando o dentista opta por investir em um veículo de marketing, várias opções estão disponíveis: o meio físico, outdoors, redes sociais, plataformas específicas… Afinal, por que optar pela fotografia? A seguir, destacamos 3 dos principais benefícios dessa ferramenta. Confira.

1. Preço

O custo-benefício do marketing nunca foi tão elevado quanto nos dias atuais. Há anos, quando a publicidade ainda era realizada preferencialmente por vias físicas, cada outdoor ou anúncio em um cardápio de restaurante era pago. O público atingido era muito limitado, e o retorno sobre o investimento poderia demorar anos para ser atingido.

Com a emergência das redes sociais, conseguimos disseminar informações com muita facilidade, sem grandes investimentos. Além disso, caso você possua um smartphone potente, não há nenhum custo adicional para produzir as fotografias, especificamente. Esse uso pode ser incorporado ao dia a dia e se tornar rotineiro, sem maiores investimentos necessários.

2. Eficiência

Segundo um estudo publicado na Behaviour & Information Technology, um potencial cliente demora apenas 50 milissegundos para criar uma opinião sobre uma página na internet. Para termos uma noção, esse tempo corresponde a um vigésimo de um segundo — ou seja, um tempo inatingível para qualquer texto ou vídeo, por mais bem produzidos que eles sejam.

Por isso, para captar a atenção de seu visitante, é essencial fazer uma rápida primeira impressão. Atualmente, a melhor maneira de fazer isso é pelos recursos visuais, que passam uma mensagem implícita e instantânea. Pode ser que o paciente não capte racionalmente sua mensagem, mas seu subconsciente está trabalhando a todo momento para decidir em qual página deve investir seu tempo.

3. Facilidade de publicação

Embora tenhamos utilizado o exemplo das redes sociais, fotografias funcionam bem para vários outros veículos — desde outdoors até cartões profissionais. Mesmo na internet, as fotos recebem suporte dos mais diversos sites, algo que não é tão simples com outras ferramentas, como os vídeos. Por esse motivo, a fotografia se torna extremamente versátil, para diversos gostos no marketing odontológico.

Como tirar fotos irresistíveis?

Dada a praticidade e versatilidade das fotos, já existem dentistas altamente capacitados para fazer os melhores cliques. O mercado tende, portanto, a se tornar cada vez mais competitivo e exigente de técnicas de fotografia mais sofisticadas.

Para garantir uma foto adequada, é preciso tomar alguns cuidados: o foco, o enquadramento e a iluminação, por exemplo, são cuidados básicos para adequar a fotografia e deixá-la o mais agradável possível para os visitantes digitais. Apostar em lentes diferentes, filtros ou molduras são estratégias mais sofisticadas, que devem ser mensuradas com cautela para se adequar ao público-alvo.

Por fim, existem questões éticas e legais, específicas da área da saúde, que devem ser consideradas. A mais conhecida delas é a necessidade de consentimento, por parte do paciente, quando sua imagem for utilizada; além disso, precisamos tratar algumas imagens para impedir a identificação dos pacientes, quando ela for possível.

Por fim, a atenção às normas do CFO e ao Código de Ética impedem que você cometa infrações simples, mas que são proscritas por lei. Um exemplo é o uso de fotos de “antes e depois”, que são proibidas pelo Conselho.

O uso de fotografia para dentistas vem se tornando cada vez mais comum, especialmente no marketing digital. Essa é uma maneira fácil, barata e eficaz de se comunicar com seus pacientes e com outros profissionais da área, ampliando sua reputação profissional e melhorando sua captação de clientes.

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