Planejamento e Gestão

Quais as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica?

Quais as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica?

Adotar estratégias de marketing pessoal é imprescindível para assegurar o retorno financeiro de um profissional que lida com o público e depende da sua credibilidade para movimentar o seu negócio. Diante dessa realidade, conhecer as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica pode ser muito interessante.

Este é um recurso que vem sendo muito empregado nos dias de hoje, apresentando uma excelente taxa de sucesso. Porém, tudo deve ser utilizado com parcimônia e em sintonia com os preceitos do Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia. Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema.

O que é a fotografia odontológica na clínica?

A fotografia odontológica é um recurso que, nos dias atuais, já faz parte da atuação odontológica de muitos profissionais, mesmo os que têm especializações e carreiras diferentes. Além de servirem como ferramenta de divulgação, ela também ajuda no objetivo de otimizar os atendimentos de rotina dos pacientes.

Trata-se de uma estratégia perfeita para o marketing. Afinal, esse recurso possibilita a documentação de procedimentos, aperfeiçoando a comunicação e simplificando o acesso a informações. Além disso a fotografia odontológica contribui com a troca de dados entre os dentistas. Os registros fotográficos podem ajudar até mesmo nos diagnósticos.

Quais as regras para utilizar fotografia odontológica na clínica?

Para aproveitar as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica, é preciso estar em sintonia com o que prega o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia em seu código de ética. Recentemente, as determinações foram atualizadas, de forma que os profissionais tenham maior liberdade de divulgação.

A partir de então, os dentistas podem divulgar e postar fotos relativas aos diagnósticos e à conclusão dos tratamentos realizados, desde que haja a devida autorização do paciente. O mesmo vale para as famosas selfies, um recurso muito utilizado atualmente nas redes sociais. Ou seja, agora é permitido publicar o famoso “antes e depois”.

Para facilitar e trazer mais segurança jurídica aos envolvidos, existem diversos modelos de formulários que oficializam a autorização do paciente a usar fotografias e vídeos. Por outro lado, continuam proibidas expressões, escritas ou faladas, que possam caracterizar pura autopromoção e divulgação de equipamentos.

Quais as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica?

Você conheceu o que é a fotografia odontológica na clínica e descobriu quais são as regras para utilizar esse recurso de acordo com o Conselho Federal de Odontologia e o Conselho Regional de Odontologia. Descubra agora suas principais vantagens.

Divulgação profissional

Não dá para falar das vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica sem falar de divulgação profissional. Afinal, muitos dentistas deram um salto na carreira quando começaram a utilizar essa estratégia, mostrando os bons resultados que conseguiram com os seus pacientes.

Observação da evolução

Outro ponto relevante de utilizar fotografia odontológica na clínica é que os registros, produzidos com a periodicidade adequada, ajudam a observar a evolução do quadro clínico do paciente. Se isso for feito desde o atendimento inicial, é possível medir melhor o resultado final e ainda divulgar o consultório na internet.

Planejamento mais preciso

Também vale lembrar que os registros fotográficos ajudam a garantir um planejamento mais preciso para os tratamentos propostos, assegurando uma visão ampla do cenário facial e esclarecendo, inclusive, as expectativas do paciente. Com imagens, é mais simples identificar problemas e melhorias que podem ser realizadas.

Melhor comunicação

Outra vantagem de utilizar fotografia odontológica na clínica é que as imagens podem melhorar e tornar mais precisa a comunicação com fornecedores e laboratórios. Fotos podem ser enviadas junto com os moldes de gesso, ajudando a garantir um serviço mais preciso.

Dessa forma, o profissional é capaz de contribuir com toda a cadeia de produção do segmento. Com apenas uma ferramenta, ele otimiza os próprios resultados e isso acarreta no aperfeiçoamento logístico da indústria.

Quais as melhores dicas para utilizar a fotografia odontológica?

Depois de entender o que é a fotografia odontológica na clínica, conhecer as suas regras e os seus principais benefícios, é bastante provável que você esteja pensando em utilizar essa estratégia para alavancar o seu marketing pessoal. Confira abaixo algumas maneiras de fazer isso.

Faça um planejamento fotográfico

O primeiro passo para utilizar a fotografia odontológica no seu consultório consiste em fazer um pequeno planejamento fotográfico. Isso quer dizer que você deve separar um espaço para isso e um local para guardar o equipamento e acessórios necessários. Assim, é possível garantir conforto e excelentes resultados.

Escolha um bom equipamento

Outra dica para utilizar a fotografia odontológica é escolher um bom equipamento. Muitos dentistas ficam em dúvida sobre comprar ou não uma câmera profissional e isso pode até ser uma boa ideia. Entretanto, caso o seu aparelho celular seja moderno e tenha uma ótima resolução, ele também é uma opção.

Crie um protocolo próprio

Outra ideia para utilizar a fotografia odontológica é ter um protocolo específico para isso, que você mesmo pode criar de acordo com as suas demandas, exigências e expectativas. Uma ideia, por exemplo, é seguir o padrão das documentações ortodônticas: duas fotos extrabucais em oclusão, sendo uma de frente e uma de perfil, além de três intrabucais.

Invista em materiais extras

Tendo em vista que você já sabe que a fotografia odontológica alavancou muitas carreiras, abrir um pouco a carteira e investir em materiais extras pode ser uma boa escolha. Alguns exemplos disso são os afastadores para fotografia, uma lâmpada específica, um refletor para ser virado para os dentes e assim por diante.

Sempre peça a autorização

Por fim, não podemos falar das melhores dicas para utilizar a fotografia odontológica sem dizer que você sempre deve pedir autorização do paciente para utilizar suas imagens nas redes sociais ou em qualquer meio de divulgação. Como dissemos, existem formulários específicos, que contribuem para que você tenha mais segurança jurídica.

Como você pôde ver, são muitas as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica e você pode dar um salto na carreira se optar por essa estratégia no seu consultório.

Gostou de conhecer as vantagens de utilizar fotografia odontológica na clínica? Então acesse a plataforma Implatat clicando aqui e faça nosso curso completo sobre o assunto!

Outras publicações