[COM ENTREVISTA] Veja por que você deveria escolher uma especialização em implantes

6 minutos para ler

O interessante da odontologia é a diversidade de áreas que o dentista pode escolher para fazer carreira. A especialização em implantes dentários é uma delas, com a vantagem de estar em constante crescimento, principalmente pelas inovações tecnológicas e pelos bons resultados dos tratamentos desse setor.

Quer conhecer detalhes de como é o mercado da implantodontia, as particularidades dessa área e como o profissional pode destacar-se na especialidade? Então, não perca nosso post, em que entrevistamos a Dra. Bruna Ghiraldini, Coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da S.I.N. Implant System. Boa leitura!

Como está o mercado de implantodontia atualmente?

Quando se fala na especialização em implantes dentários, é importante ter em mente que se trata de um setor com grande potencial no mercado. Segundo a Dra. Bruna, essa área corresponde a somente 14% das especialidades dentro da odontologia e está em constante crescimento. “Dados mostram que, até 2024, o número de pacientes que precisarão de implantes dentários só tende a crescer, e, consequentemente, essa especialidade vai crescendo junto”, explica a Dra..

Embora existam muitos implantodontistas no mercado, ainda tem um público grande que necessita dos implantes, ou seja, não é um campo que está saturado. Sem contar que o alto desenvolvimento científico e tecnológico nessa área também reforça a ascensão do segmento.

Como funciona a especialização em implantes?

A implantodontia é um campo multidisciplinar, em que o dentista precisa dominar princípios básicos de três áreas:

  • cirurgia;
  • periodontia;
  • prótese.

Por esse motivo, é muito comum que profissionais que já fizeram outras especializações, como próteses e periodontia, façam uma segunda formação em implantes, visto que eles já têm uma bagagem de conhecimento. Assim, podem realizar com eficiência e muito sucesso esse tipo de procedimentos.

Missão do profissional

O objetivo de quem atua nesse segmento é devolver ao paciente a função mastigatória que foi perdida e, também, sua qualidade de vida. Isso porque o tratamento atua nos aspectos da estética do sorriso e da autoestima. A pessoa passa a se sentir mais confiante e segura para sorrir, sem ter vergonha da falta de um ou mais dentes.

Rotina do dentista dessa área

O dia a dia do implantodontista clínico é atuar diretamente com os pacientes, realizando o planejamento de casos, bem como procedimentos cirúrgicos e/ou protéticos, fazendo a reabilitação e confecção das próteses.

Qual é a faixa salarial nessa carreira?

Se você quer fazer a especialização em implantes e tem curiosidade para saber os ganhos na área, precisa entender que isso é muito variável, visto que o profissional pode trabalhar de diferentes formas.

Há o implantodontista que atende somente em seu consultório particular, estabelecendo seus honorários por conta própria de acordo com sua região e seu público-alvo de atendimento. Outros vão trabalhar para outras clínicas, e esses valores também podem ser acertados de acordo com o número de implantes instalados e de horas trabalhadas.

“Existe ainda aquele que vai empreender com clínicas e, embora ele continue atuando como cirurgião, tem outra equipe que trabalha junto, aumentando a rotatividade de cirurgias e seus ganhos. Por conta disso, não tenho dados sobre a faixa salarial, mas, dentro da odontologia, a área de implantes ainda é uma especialidade muito bem remunerada“, destaca a Dra. Bruna.

Quais são as tendências na implantodontia que o profissional deve dominar?

Para se destacar na área, é necessário conhecer sobre o planejamento digital e as cirurgias guiadas, procedimentos que vêm crescendo muito, por garantirem uma cirurgia mais rápida, limpa, menos indolor, com um bom resultado e ótimo prognóstico.

“É uma inovação que vem se destacando, e todos os profissionais devem conhecer essa técnica ou trabalhar com parcerias para oferecer esse tipo de planejamento para seu paciente”, recomenda a Dra. Bruna.

Como o dentista pode escolher sua especialização ideal?

Será que a área de implantes é recomendada para todos os profissionais? Embora seja um campo em ascensão e com boa remuneração, é fundamental gostar de trabalhar com cirurgia, prótese e periodontia.

Outra questão é ser uma pessoa extremamente organizada e comprometida com o planejamento, porque essa etapa do tratamento é que garante o sucesso do procedimento com implantes.

É importante considerar, ainda, que o paciente tem grandes expectativas quando procura o implantodontista, porque ele não tem todos ou alguns dentes e espera voltar a sorrir e mastigar normalmente. “Então, o dentista vai atuar de forma psicossomática com o paciente. Por isso, precisa gostar do que faz e saber que vai trabalhar com o indivíduo como um todo”, salienta a Dra. Bruna.

Como a S.I.N. Implant System pode ajudar os profissionais nessa jornada?

A S.I.N. Implant System quer que os dentistas que escolham essa especialidade recebam uma boa formação e incentivos para começar no segmento. Desse modo, faz parceria com vários cursos de especialização, oferecendo, a um preço acessível, alguns materiais para os alunos. É o caso do kit primeiros passos, um combo de itens necessários para começar a cirurgia, que inclui o kit cirúrgico, alguns implantes, o motor e o contra-ângulo de instalação.

Além disso, os valores dos implantes dentários focados para os cursos de especialização também são diferenciados, até mesmo para incentivar a formação no segmento e ter uma rotatividade maior de cirurgias para esse aluno aprender.

“Estamos sempre abertos para conversar e receber profissionais dentro da empresa. Fornecemos cursos na plataforma EAD gratuitos, para ajudar os dentistas em formação, além de materiais didáticos, eventos e lives. Montamos, também, padrões de aulas que passamos para os professores dos cursos para auxiliar na didática”, diz a Dra. Bruna.

Em resumo: a S.I.N. Implant System desenvolve um trabalho de promoção, tanto na questão financeira quanto na intelectual, para que o aluno se especialize da melhor forma possível nessa área.

A especialização em implantes dentários é a possibilidade de trabalhar com pacientes de forma integral e ainda com diferentes inovações, o que propicia, além de boa remuneração, um aprendizado constante.

Gostou de conhecer mais sobre o segmento e o suporte que a S.I.N. Implant System oferece aos profissionais? Quer saber mais sobre esse apoio para quem está começando ou atua na área? Tire suas dúvidas com nossa equipe!

Posts relacionados