Temas Técnicos

7 erros mais comuns em implantes dentários que você não pode cometer

7 erros mais comuns em implantes dentários que você não pode cometer

Não é novidade para ninguém que os profissionais de saúde precisam apostar na atualização constante e em cursos de especialização, de forma que consigam angariar mais conhecimentos e credibilidade diante do público.

A reputação é crucial e, por isso mesmo, listamos os mais comuns erros em implantes dentários que você não pode cometer. Este tipo de procedimento exige muita técnica e perícia, uma vez que são de alta complexidade e envolvem diversas etapas importantes.

No entanto, quando bem executados, podem trazer um excelente retorno para a sua carreira. Continue lendo o texto e aprenda mais sobre o assunto!

1. Não estabelecer uma relação com o paciente

O primeiro dos erros mais comuns em implantes dentários que vamos colocar na nossa lista é justamente o não estabelecimento de uma relação de confiança entre dentista e paciente. Alguns profissionais ainda acham que essa questão é secundária, mas isso ajuda não só no marketing pessoal e do negócio, como também no trabalho em si.

Conhecer bem o indivíduo a ser tratado ajuda a traçar condutas mais adequadas e metas mais realistas. É preciso esclarecer, até mesmo, a chance de intercorrências ou de não alcançar o resultado esperado. Você deve ser sempre franco, honesto e aberto, sobretudo para escutar e dialogar sobre as demandas, expectativas e necessidades do seu público.

2. Não compreender as limitações do tratamento

Por mais que os implantes dentários tenham avançado bastante nos últimos anos e a técnica seja altamente eficiente na resolução de muitos problemas dentais, ela também tem limitações importantes, que precisam ser compreendidas pelos dentistas e pacientes. Sendo assim, é recomendável elencar e refletir sobre os seus prós e contras.

Vale lembrar que eles podem não ser recomendados para algumas pessoas, como portadores de diabetes mellitus descompensada, pessoas em uso de sessões de quimio/radioterapia, pacientes com insuficiência renal severa. Até mesmo, fumantes merecem avaliação criteriosa, que inclui a condição de saúde geral, idade e, até mesmo, a motivação.

3. Não avaliar bem o estado de saúde do paciente

Como dissemos no tópico acima, os implantes dentários têm limitações e devem ser analisados sob o prisma da saúde do paciente em questão. Não avaliar esse item é, portanto, um dos maiores erros que um dentista pode cometer para a realização desse procedimento, visto que o sucesso do tratamento pode ser seriamente comprometido.

O êxito no implante depende de um fenômeno chamado osseointegração, relacionado com o bom funcionamento do organismo e do sistema imune — algo que pode estar prejudicado em quem tem patologias autoimunes ou condições, como artrite ou uso de corticoides. Por isso, é importante discutir com o paciente, até mesmo, os remédios que ele toma.

4. Não se certificar de que o volume ósseo suficiente

O tratamento com implantes dentários depende, para ser finalizado com sucesso, do processo de osseointegração. Por isso, não perceber que o paciente conta com um volume ósseo insuficiente para o procedimento é um dos grandes erros que um dentista não pode cometer. É essencial, portanto, verificar muito bem essa questão, antes de começar.

É crucial ter ossos saudáveis e suficientes para a implantação e as perdas ósseas ocorrem, sobretudo, por decorrência de doença periodontal — que é muito comum de ser vista no consultório e atinge as gengivas. A ausência de dentes sem reposição ou quadros de osteoporose e osteopenia também podem causar o problema.

5. Não pesquisar sobre todas as possibilidades

Outro dos erros em implantes dentários mais comuns que você não pode cometer consiste em não analisar quais são as outras possibilidades mais viáveis para aquele indivíduo, justamente pela elevada qualidade e eficácia da técnica. Cada paciente é único em suas demandas e expectativas, merecendo um plano, um tratamento e uma conduta única.

6. Não utilizar implantes de qualidade e adequados

Mais um erro que você não pode cometer na sua clínica é a não utilização de implantes que sejam adequados para aquela pessoa ou que não sejam feitos com material de qualidade. Isso é muito importante, visto que a própria escolha pela técnica e pela moldagem deve considerar, por exemplo, qual a espessura óssea da área da colocação.

Em termos de materiais, podemos destacar o titânio, que é altamente resistente, relativamente leve e pode ficar em estreito contato com os tecidos e fluidos corporais sem causar danos, o que faz com que essa opção conte com os principais requisitos para esse uso. Outras alternativas menos comuns são aço, ouro, platina e liga de paládio.

7. Não fazer um curso de especialização na área

Por fim, não podemos falar dos maiores erros em implantes dentários que você não pode cometer, sem falar das especializações. As carreiras mais bem-sucedidas nesse segmento, sem sombra de dúvidas, são as dos profissionais que buscaram o conhecimento constante, apostando em cursos, palestras, congressos, pós-graduações e assim por diante.

Falando de implantologia propriamente dita, você aprenderá, nas aulas e lições, quantos e quais implantes utilizar para apoiar a substituição dentária, a avaliar o posicionamento, a prevenir traumas iatrogênicos, a traçar um plano de recuperação, entre outros pontos essenciais. Esse é o diferencial que você precisa para o sucesso que almeja!

Esses são alguns dos erros mais comuns em implantes dentários que você não pode cometer! Por isso mesmo, como dissemos, você não pode ficar parado no tempo: é preciso se especializar para oferecer o melhor tratamento para os seus pacientes, ficando em dia com as soluções mais modernas e os melhores produtos de implantodontia do mercado.

Gostou de conhecer os erros em implantes dentários mais comuns que você não pode cometer? Se você quer conferir outros conteúdos como este em primeira mão e se manter atualizado sobre as últimas novidades do segmento, não perca mais tempo e assine, inteiramente grátis, a nossa newsletter!

Outras publicações