Temas Técnicos

Entendendo a Saucerização Óssea

Entendendo a Saucerização Óssea

Por Drº Felipe Pereira Borba, Consultor da SIN Implante

A saucerização é a perda precoce da crista óssea ao redor da porção perimucosa dos implantes dentários (FIGURAS A1; A2 e A3). Este fenômeno provoca uma perda óssea em U ou V. A manutenção da osseointegração a nível cervical se faz necessária, pois qualquer quantidade perdida pode ser de crucial importância para danos estéticos e diminuição da estabilidade dos implantes.

Algumas técnicas foram criadas na tentativa de reduzir a saucerização ao redor dos implantes, baseadas em modificações como; desenho, plataforma, tamanho dos espaços (gaps) e adaptações das conexões protéticas (abutments); alteração da superfície dos implantes; da quantidade de tempos e abordagens cirúrgicas e do preparo dos alvéolos cirúrgicos.

Plataforma Switching, tratamento de superfície, acoplamento protético preciso, selamento marginal e micro roscas cervicais são fatores cruciais para manutenção óssea cervical nos implantes dentários, evitando assim a saucerização óssea.

Figuras A1, A2 e A3
Saucerização em área estética ocorrendo perda de papila

Plataforma Switching é um novo conceito de plataforma protética, que é aumentar a distancia entre a interface implante / intermediário protético da crista alveolar. Este efeito pode ser criado utilizando um pilar protético de diâmetro menor em relação ao tamanho do implante, minimizando a suposta invasão do espaço biológico. (FIGURAS B e C)

Figura B
Mini Abutment de 3,6 mm de diâmetro hexágono externo  em uma plataforma de 4.1 mm  S.I.N Implantes

 


Figura C
Quadro que ilustra em elementos finitos a carga exercida na plataforma dos implantes hexágonos externo nos diferentes diâmetros de conexões protéticas.

Implantes com a presença de mini ou micro roscas cervicais, microtexturização e nanotexturização de superfície tem sido encorporadas com a finalidade de minimizar ou controlar a saucerização. (FIGURA D)

FIGURA D
Implante hexágono externo SW da SIN Implante com tratamento de superfície até a plataforma

O implante hexágono externo é sempre alvo de discussões sobre suas aplicações clínicas, porém sua versatilidade prótetica, faz com que sua evolução seja necessária. Sendo a saucerização o principal fator a ser reduzido.

Outras publicações