Marketing e Comunicação

Dicas e conselhos de grandes nomes da Implantodontia para você!

Dicas e conselhos de grandes nomes da Implantodontia para você!

Cá entre nós, é tão bom receber dicas e conselhos de profissionais de sucesso em nossa área de atuação, não é?

Por isso, consultamos seis experts da Implantodontia, que gentilmente toparam dar dicas preciosas para quem está iniciando, afinal, o seu desenvolvimento pessoal é também um objetivo nosso. Pela visão destes grandes especialistas você vai, com certeza, enriquecer seu repertório. Confira:

“A implantodontia é só o começo do caminho, principalmente porque é muito abrangente. Ela engloba desde cirurgias complexas até próteses simples e complexas. Então o seu leque de conhecimento tem que ser igualmente amplo. Acima de tudo, é preciso entender que o curso não termina quando acaba. O curso é apenas o início de um processo que deve ser longo, mas acima de tudo muito prazeroso, porque além de nos dar o conhecimento de diversas áreas da odontologia, ainda nos traz a satisfação de reabilitar,  de devolver um sorriso para o paciente. E isso dinheiro nenhum paga! Então meu principal conselho é: permaneça estudando e lembre-se:  é só o começo do caminho.”

Dr. Luiz Nantes, mestre em Implantodontia e consultor científico da S.I.N. Implant System.

“Quando eu estava na faculdade e queria me especializar em cirurgias, escutei  um conselho de um professor bem-sucedido. Eu perguntei a ele ‘professor, como é que você conseguiu chegar nesse ponto?’ E ele me respondeu que ‘a odontologia é grata a quem a ela se dedica’. É lógico que, acima disso, você tem que escolher uma especialidade e saber que nunca vai parar de estudar. O que faz a gente crescer é, em primeiro lugar, a dedicação à odontologia e, em segundo lugar, sua evolução pessoal. Afinal, você precisa frequentar congressos, conhecer as técnicas novas e sair do computador. Sei que hoje em dia os alunos ficam muito ligados a aula online, mas é preciso lembrar que a odontologia não é teórica, mas sim prática. Então o conselho que eu dou é ‘a implantodontia é grata a quem a ela se dedica’. Dedicação e foco são essenciais.”

Dr. Fábio Guerra, especialista em Implantodontia e embaixador da S.I.N. Implant System.

“A implantodontia  é uma área que engloba o conhecimento de todas as disciplinas da Odontologia para o planejamento reverso, portanto torna o profissional mais completo. E também, por envolver procedimentos cirúrgicos e reabilitação oral com próteses, proporciona uma rotina de trabalho bastante dinâmica. É preciso estudar e buscar atualizações na área de forma contínua, pois a implantodontia está em constante desenvolvimento.”

Dra. Cindy Dodo, especialista em Implantodontia, PhD em Reabilitação Oral e embaixadora S.I.N. Implant System

“Faça o curso de especialização em implantodontia, porque é uma especialidade linda e que cresce no mundo todo e ainda nos permite cuidar do sorriso de muitos pacientes. É também multidisciplinar, sendo possível aprender sobre cirurgias, próteses, estética, reabilitação. É realmente uma das melhores especialidades da odontologia! E eu sugiro que você faça. Antes de se matricular na especialização, porém, procure obter o máximo de informações sobre o curso, dando preferência àqueles que contem com professores renomados com boas publicações científicas e experiências clínicas. Importante checar também se o curso tem registro no Conselho Regional de Odontologia. Caso contrário, você corre o risco de não ter acesso ao título de especialista, o que acaba sendo uma grande frustração. Mais um ponto muito importante: você deve entender se o curso oferece uma quantidade de aulas práticas suficientes, de acordo com a regulamentação do Conselho. Isso é fundamental para que o profissional esteja muito seguro e tranquilo quando for atuar em seu consultório.”

Dr. Fábio Bezerra, Ph.D. em Biotecnologia, mestre em Periodontia e diretor global de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

“A implantodontia é uma das especialidades mais complexas dentro da odontologia, porque você precisa ter conhecimento e dominar técnicas cirúrgicas e de próteses. Acho que é importante não ter pressa. É preciso ter muita atenção ao planejamento e aos resultados, com o tempo, vão ficar bem próximos ao que foi planejado. Isso nos dá mais segurança. Gaste bastante tempo durante uma cirurgia com o posicionamento do implante. Acredite, quem não presta atenção a este detalhe perde tanto tempo fazendo próteses que às vezes nem sabe por que a prótese está tão enrolada… compartilho também um conselho da época da minha graduação, que não esqueço até hoje: faça sempre uma check list com todos os passos, transforme seus métodos em hábitos. De tanto fazer a coisa certa, isso vai entrando na sua cabeça. É como dirigir. Quando a gente está aprendendo a dirigir, no começo fica pensando na embreagem, na marcha, na seta, no freio… com o tempo fica tão habitual que a gente faz a coisa certa de modo automático. Aí, neste ponto, começamos a nos atentar para outros detalhes, que são até mais importantes do que o ato de dirigir, como enxergar a criança lá longe querendo atravessar a rua ou o motorista desatento. Na implantodontia é a mesma coisa:  trabalhando sistematicamente os métodos e os transformando em hábitos, você vai ter mais percepção para coisas como: o paciente que deu uma piscada porque a anestesia deve estar passando, a tábua óssea que se você forçar mais poderá se romper, ou o soro que parece estar irrigando menos e vai aquecer a perfuração… detalhes que dependem da percepção aguçada. E assim, de repente, você estará trabalhando de forma altamente eficaz.”

Dr. Fernando Hayashi, mestre e doutor em Periodontia e embaixador da S.I.N. Implant System.

“Primeiramente, a nossa área é fantástica, porque não engloba somente a parte de cirurgias, mas também envolve reabilitação, oclusão, próteses, em uma única especialidade. Você precisa amar muito tudo isso, para que consiga desenvolver o máximo de resultados positivos dentro do consultório. Busque sempre mais conhecimento, a gente nunca deve se acomodar com os conhecimentos que adquirimos exclusivamente durante a nossa especialização. O aprendizado é contínuo e deve ser perpetuado! Troque ideias com seus colegas, aprendam juntos, cresçam juntos. Perseverança, ciência, muito estudo, e acima de tudo muita força de vontade, para alcançar o melhor resultado possível para os pacientes.”

Dr. Sergio Lago, mestre e doutor em Periodontia e embaixador da S.I.N. Implant System.

Quantas dicas preciosas, concorda? O universo da Implantodontia é mesmo fascinante por abranger tantas técnicas e conhecimentos. Mas, acima de tudo, por devolver sorrisos a quem tanto precisa. Conte conosco para o máximo de sucesso na sua trajetória profissional!

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

Outras publicações