Planejamento e Gestão

Contratar secretária por habilidade técnica ou comportamental?

Contratar secretária por habilidade técnica ou comportamental?

Cerca de 77% dos recrutadores acreditam que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as habilidades técnicas na hora de contratar um profissional. Entretanto, são as habilidades comportamentais as que mais contribuem para o sucesso do profissional. Continue a leitura e saiba que tipo de competência deve ser priorizada ao contratar uma secretária para a sua clínica odontológica.

Qual habilidade é mais importante para a secretária de clínica odontológica?

Existem formas efetivas de aprender as habilidades técnicas necessárias para uma determinada função, como cursos e treinamentos. Mas, há coisas que são bem mais complexas e difíceis de desenvolver, o que é o caso das habilidades comportamentais. Então, na hora de escolher uma secretária para a sua clínica odontológica, você de avaliar:

  1. Competências comportamentais – liste quais são as necessárias para o cargo de secretária da clínica;
  2. Competências técnicas – enumere quais competências técnicas as candidatas que preencherem o quesito das competências comportamentais possuem;
  3. Habilidades necessárias para começar – das competências técnicas, pense nas que são necessárias que a candidata possua imediatamente e quais podem ser desenvolvidas em um espaço de tempo razoável sem colocar em risco o dia a dia da clínica odontológica.

Desta maneira, você estabelece critérios claros e a escolha se torna mais objetiva. Evidentemente, um processo de seleção não é uma equação matemática, a pessoa selecionada pode não corresponder depois de algum tempo. Mas as chances de tomar uma decisão acertada aumentam bastante.

O que são habilidades técnicas?

As competências técnicas sãos as são as adquiridas na formação profissional. No caso de uma secretária de clínica odontológica, há algumas principais que devem ser avaliadas:

Gestão financeira – a secretária será a responsável por receber os pagamentos dos clientes e, em muitos casos, pagar fornecedores e demais gastos. Daí a necessidade de saber registrar receitas e despesas e controlar o fluxo de caixa da clínica odontológica.

Organização – toda a agenda de consultas e procedimentos da clínica odontológica, bem como as fichas de pacientes deverá ser feita pela secretária. Por isto, a saber como organizar e resgatar as informações sempre que necessário é uma habilidade desejada para o exercício do cargo.

Familiaridade com a tecnologia – conhecimentos gerais de informático, ou seja, saber usar um computador e programas de escritório, como editor de texto, planilhas de cálculo e agendas, são importantes para a função.

O que são habilidades comportamentais?

Habilidades comportamentais são atitudes indispensáveis para se chegar a um determinado resultado, seja no trato com as pessoas ou na forma de conduzir algum assunto. Um comportamento adequado à função é algo que a secretária já deve possuir e pôr em prática desde a hora da entrevista para a vaga. Algumas das habilidades comportamentais que devem ser avaliadas são:

Receptividade – todo atendimento da clínica odontológica começa com uma boa recepção. Simpatia, educação e eficiência são primordiais no trato de novos e antigos pacientes e contribui muito para formar uma imagem positiva.

Resiliência – na rotina da clínica odontológica, alguns problemas podem surgir inesperadamente, tais como: pacientes cancelam horários, outros faltam ou pedem para remarcar consultas. Nestes casos, a profissional deve demonstrar capacidade para enfrentar e resolver as crises.

Comunicação – falar de maneira clara, calma e coerente é fundamental para fazer-se entender corretamente, transmitir tranquilidade e manter um bom relacionamento com os pacientes.

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Referências

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