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Conheça 5 tendências para o setor odontológico

Conheça 5 tendências para o setor odontológico

Em nível global, em vários mercados, a pandemia da Covid-19 acelerou a transformação digital. E na Odontologia não poderia ser diferente! A tecnologia, portanto, foi responsável pelo grande impulso na área. E que maravilha, já que ela oferece maior precisão e segurança para os procedimentos, assim como reduz riscos de complicações no pós-operatório. Além disso, as consultas à distância, por exemplo, trazem maior conforto e agilidade tanto para os pacientes como para os dentistas.

O cenário atual revela: as tecnologias odontológicas continuarão avançando e beneficiando a todos. Nesse sentido, dizer que o futuro da odontologia é digital não é exagero… mas saiba que existem, ainda, outras tendências superbacanas que você deve conhecer.

Por isso, fizemos levantamento com tendências do setor para 2022. Contamos com as dicas da Dra. Patricia Guedes, implantodontista especialista em harmonização orofacial e consultora científica da S.I.N. Implant System. Veja a seguir:

1 – Teleodontologia

O sucesso das tendências está nas melhorias que elas entregam, seja tornando os procedimentos mais confortáveis e rápidos ou os sorrisos mais harmônicos!  Como sabemos, no primeiro contato, é preciso realizar uma boa anamnese, com as principais queixas, expectativas, experiências e comorbidades da pessoa.

Agora, já parou para pensar que, com o suporte tecnológico, é possível que o paciente inicie seu tratamento logo na primeira consulta? Um sonho, né? É isso que a teleodontologia proporciona.

Talvez o benefício mais significativo para quem faz uso do atendimento à distância seja a conveniência. Com as consultas remotas, os pacientes não perdem tempo indo até o consultório e aguardando procedimentos de rotina. E, ainda, têm a opção de agendar consultas com dentistas de locais remotos. Os dentistas, por sua vez, conseguem ter maior flexibilidade no agendamento de atendimentos que realmente exigem avaliação presencial.

Outra coisa: o atendimento odontológico acessível é algo cada vez mais procurado, especialmente porque os custos de saúde em geral continuam aumentando. Em muitos casos, as consultas virtuais ficam mais em conta do que as presenciais. Ah, elas também ajudam os pacientes na manutenção de cuidados preventivos, o que, consequentemente, reduz a ocorrência de problemas bucais mais graves, evitáveis com os check-ups regulares.

Com a teleodontologia, os pacientes têm também maior disponibilidade de acesso a cuidados e consultas em caso de emergência odontológica. Afinal, eles obtêm o aconselhamento médico de que precisam ‒ imediatamente e (na maioria das vezes) sem ter que visitar o pronto-socorro.

Ou seja, são muitos os benefícios para dentistas e pacientes. E o melhor é que existem diversas ferramentas para as consultas à distância, como o Zoom, o Google Meet e o WhatsApp. Vale destacar que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou a teleodontologia em 2020. Para esclarecimentos sobre a prática, clique aqui.

2 – Odontologia digital

Como muitas outras indústrias globais, a odontologia se beneficiou da informatização de muitos processos e abriu novas portas para melhorar o atendimento ao paciente. A odontologia digital é, basicamente, toda tecnologia ou dispositivo que utilize componentes tecnológicos ou baseados em computador em substituição a métodos mecânicos ou elétricos. 

Acima de tudo, esta modalidade agiliza muitos processos e remove várias etapas anteriormente manuais, que podem agora ser automatizadas.

Hoje, uma das maiores tendências está relacionada, justamente, ao fluxo digital nos consultórios.

Já imaginou acordar pela manhã e descobrir que todos os seus prontuários estão, agora, online? Muitos dentistas esperam ansiosamente por esse dia, de dar adeus à papelada, com segurança.

Logo de cara, os custos serão reduzidos e esta é uma escolha sustentável. Além disso, o atendimento ficará mais moderno e integrado… Que beleza, não é mesmo? Isso tudo é proporcionado pelos softwares de gestão disponíveis no mercado.

Outro destaque é a impressão 3D. No século 21, as radiografias digitais e imagens 3D tornaram-se o padrão ouro de atendimento odontológico. E agora a impressão 3D é utilizada, entre outras coisas, para reduzir o custo de fabricação de próteses e coroas. Tem mais: criar próteses 3D requer menos tempo do que usar moldes. Tudo de bom, não é mesmo?

O scanner intraoral também é um must na área. Rápido e indolor, ele é usado para escanear a boca do paciente e criar uma impressão digital. Essa tecnologia odontológica leva a experiências e resultados odontológicos que surpreendem os pacientes!

3 –  Reabilitação intraoral e extraoral: uma parceria poderosa

A junção das técnicas de harmonização facial e implantodontia para entregar resultados cada vez mais satisfatórios é uma das tendências mais bacanas da Odontologia.

Explica-se: a harmonização facial é um conjunto de métodos que buscam simetria e equilíbrio para o rosto. É possível destacar a correção no tamanho do nariz, boca e bochechas, sem abrir mão das características individuais de cada um. Já a implantodontia trata da reabilitação oral por meio da colocação de implantes dentários, em um tratamento que visa restaurar as funções estética e mastigatória do paciente, devolvendo sua autoestima e qualidade de vida.

São realizados, primeiramente, os implantes e, na sequência, os procedimentos da harmonização facial. Os resultados são empolgantes!

 4 – Cirurgia guiada em Implantodontia

Você conhece a cirurgia guiada? É um método moderno de instalação de implantes dentários que utiliza um guia produzido digitalmente, sem romper a regra básica da Implantodontia moderna, onde o projeto protético controla a posição do implante e, portanto, o procedimento cirúrgico.

Reconhecidamente precisa e segura, a técnica ajuda o cirurgião-dentista a preservar as estruturas anatômicas maxilares, mas também permite procedimentos estéticos instantâneos e menos invasivos.

Inclusive, a S.I.N. Implant System oferece vários kits de alta performance para cirurgias guiadas. Entre em contato e saiba mais!

5 – Marketing sensorial: despertando os sentidos

O marketing sensorial é uma estratégia para encantar seus pacientes, criando momentos únicos no consultório.

Veja, a vestimenta das pessoas e os aromas, por exemplo, podem ser personalizados para agradar e transmitir mensagens, a favor dos seus objetivos. Acima de tudo, é interessante que você treine sua equipe no sentido de que haja uma preocupação geral com o ambiente: linguagem, conforto das poltronas, disponibilidade de alimentos e bebidas (água saborizada, café, biscoitos, sucos), assim como o tom de voz agradável e qualquer detalhe que possa ser percebido.

Inclusive, você sabia que o olfato de seus pacientes é uma das formas mais poderosas de fazer com que eles se conectem com a clínica? A fragrância agradável em toda a entrada, área de recepção e sala de espera remeterá a boas lembranças e emoções, reduzindo os sentimentos de medo e ansiedade comumente associados ao dentista. Isso ocorre porque nosso olfato está diretamente ligado à parte do nosso cérebro que gera memórias e emoções. Fantástico, né?

É interessante, também, que você pense em uma trilha sonora agradável. Afinal, a música pode diminuir o nível de estresse e aumentar o relaxamento.

E aí, gostou das dicas deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia como dentista. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.

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