Conheça os 8 principais eventos e congressos de Odontologia do mundo

9 minutos para ler

Um congresso é um encontro realizado por profissionais de determinada área em busca de novos conhecimentos ou de aprofundamento sobre determinado assunto. Os congressos de Odontologia são muito importantes para quem é da área porque permitem aos dentistas se atualizarem e inovar, já que a profissão sofre mudanças constantes em procedimentos e instrumentos, por exemplo.

Além disso, durante essas reuniões, é possível fazer um networking com outros dentistas com o objetivo de fortalecer sua autoridade na área. Ninguém quer ficar de fora desses congressos que acontecem no mundo todo durante todo o ano, não é mesmo? Por isso, neste artigo, trouxemos os 8 principais eventos desse segmento que ajudarão na sua carreira profissional. Confira!

Conheça os principais congressos de Odontologia

1. DentalExpo Moscou

A DentalExpo, na Rússia, é um evento composto de um fórum e uma exposição dental internacional, que acontece em setembro de cada ano e é muito importante para a indústria odontológica. Durante o fórum, é possível participar de conferências, seminários, palestras e apresentações do ramo de:

  • terapia;
  • cirurgias;
  • implantação;
  • estética;
  • endodontia;
  • ortodontia;
  • tratamentos preventivos; entre outros assuntos.

Essa exposição é registrada pela FDI World Dental Federation, pela International Dental Manufacturers, e pela FIDE. É um evento conhecido e respeitado no mundo todo por profissionais da área, sendo uma ótima alternativa para quem busca se desenvolver para ser um profissional cada vez melhor.

2. SinoDental China

O SinoDental é um dos maiores eventos desse segmento que acontece na China, contando com mais de 20 edições e uma ótima reputação em toda a Ásia. Ele costuma acontecer anualmente, no mês de junho, possibilitando o acesso às últimas novidades do ramo dental.

A programação oferece espaço para serem exibidos produtos internacionais, equipamentos, tecnologias e métodos de procedimentos, tornando-se uma maneira de renovar os conhecimentos da área e trocar experiências profissionais.

3. AEEDC Dubai

Trata-se do segundo maior evento odontológico do mundo e já foi realizado mais de 20 vezes. Quem é da área, provavelmente já ouviu falar a seu respeito, acontecendo uma vez por ano, no mês de fevereiro.

Além disso, o AEEDC Dubai preza pela aprendizagem contínua. Lá os profissionais têm a oportunidade de fazer cursos, workshops e até mesmo participar de competições que ensinam a engajar clientes e desenvolver o negócio, além de, claro, mostrarem novos produtos, tecnologias e métodos para um melhor atendimento.

Um dos diferenciais do AEEDC é o seu foco acadêmico, em cursos e oficinas de imersão — nas chamadas atividades “hands on”. Esse foco alinha-se ao aprendizado ativo, que vem ganhando destaque nos últimos anos dentro e fora da faculdade: o aprendizado parece estar atrelado cada vez mais ao fazer do que ao escutar. Daí a relevância do AEEDC, principalmente para recém-formados ou dentistas que desejam subir na carreira.

4. IDS

A International Dental Show é a mais importante feira de Odontologia do mundo e acontece a cada dois anos na Alemanha. O evento ocorre no mês de março e tem duração de cinco dias. Para se ter uma ideia da sua dimensão, a última edição ocorreu em um espaço de 166.000 m² — o que equivale a cerca de 23 campos de futebol —, e contou com mais de 2 mil expositores de 59 países, exibindo 944 novos produtos e comportando mais de 150 mil visitantes.

A IDS é conhecida por ser referência de tecnologia odontológica no mundo e existe há mais de 70 anos. Com participação de diversas nações no pavilhão, o Brasil se destaca pela produção de alta qualidade e com excelente custo-benefício.

Desse modo, a indústria brasileira amplia constantemente o seu reconhecimento dentro da feira e ainda recebe espaço para exibir os principais lançamentos que compõem o portfólio nacional.

5. CIOSP

O CIOSP — Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo — é o maior evento da área, ocorrendo no Brasil e na América Latina. Nele, várias empresas trazem produtos inovadores e tecnologias que prometem remodelar o futuro. Ao todo, são mais de 200 organizações nacionais e mais 100 internacionais responsáveis por trazer as últimas novidades para os profissionais do setor.

Durante o evento, são vistos casos clínicos, tratados assuntos como a sustentabilidade, sendo também oferecidos cursos no local. Ele acontece no início do ano, entre janeiro e fevereiro, e já teve mais de 39 edições.

6. ADA FDI World Dental Congress

Esse evento, que está em constante expansão, acontece a cada ano na Califórnia, EUA. Além de ter a oportunidade de curtir essa cidade maravilhosa, o congresso traz novidades e benefícios, com palestras, workshops e cursos para “botar a mão na massa”. Como a maioria dos demais congressos, o ADA FDI World Dental Congress preza pelo aprendizado constante.

Em 2020, o FDI está previsto para acontecer em Shanghai, na China, dos dias 1º a 4 de setembro. Devido à recente pandemia de Covid-19, no entanto, o congresso está suspenso e deve ocorrer apenas nos próximos anos.

7. Congresso Brasileiro de Dor Orofacial

A dor orofacial é uma das queixas crescentes nos consultórios de Odontologia, atingindo mais de um quarto da população mundial. Dada a sua relevância nos contextos clínico e acadêmico, esse tema ganha um congresso só para si — e merece destaque em nossa lista de eventos de Odontologia.

Independentemente da sua área de escolha, é possível que você se depare com esse problema: implantodontistas podem lidar com dores no período pós-implante, por exemplo, enquanto ortodontistas lidam com sintomas álgicos devido a alterações anatômicas. Por isso, um dos objetivos da entidade que organiza o congresso, a SBDOF (Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial), é promover o intercâmbio e a troca de experiência entre profissionais dentistas.

A vantagem explícita desse congresso, nesta lista, é o fato de ele ocorrer no Brasil. Ele é a prova de que não é preciso viajar muito longe para aprender com qualidade e desenvolver sua carreira. O congresso ocorre uma vez a cada dois anos.

8. Neodent Congress

A Neodent é uma marca internacional de implantes, familiar a muitos dentistas brasileiros. Em 2015, ela foi completamente comprada pela Straumann, uma empresa suíça também referência em implantodontia. O resultado? Uma das maiores empresas do mundo do ramo oferece regularmente um dos maiores congressos do Brasil.

A vantagem do Neodent Congress — além de ser outro evento brasileiro — é o nível de autoridade no assunto e a garantia de ter um investimento pesado. O objetivo é trazer aos congressistas atualizações quanto a inovações digitais, novos biomateriais e inovações na área odontológica. O congresso não é específico para implantodontistas e pode ser uma boa opção para qualquer dentista.

Descubra outras formas de buscar conhecimento

A Odontologia, assim como todas as áreas de atuação, está cada vez mais tecnológica, permitindo maior conforto, tanto para o cirurgião dentista como para o paciente. Buscar conhecimento é uma ótima maneira de gerar autoridade e ter reconhecimento, afinal, aprender nunca é demais.

Para ajudar você a progredir cada vez mais, listamos algumas maneiras, além da participação em congressos, que você pode buscar para melhorar as suas competências. Acompanhe!

Leia blogs

Na internet, é possível encontrar diversos blogs que trazem os mais variados assuntos sobre a profissão, com novidades e dicas para o seu conhecimento. Além disso, você pode estudar por meio de pesquisas em artigos acadêmicos, que têm maior relevância no mundo científico. Por isso, use a internet a seu favor, busque, filtre conteúdos e leia bastante!

Converse com seus colegas de profissão

Está com alguma dúvida ou quer saber mais de um assunto que seu colega tem grande conhecimento? Converse com ele! A troca de informações entre duas ou mais pessoas é uma das melhores maneiras de descobrir novidades e conseguir pensar em detalhes para aprimorar ainda mais o seu trabalho.

Invista em cursos

Existem diversos cursos de especialização oferecidos para dentistas já formados, inclusive online. Se o seu objetivo é ser referência, você precisa buscar por outras referências na área. Os cursos ajudam na aquisição de novos conhecimentos, e os presenciais ainda colaboram pro aumento do seu network, que é um dos aspectos mais importantes para quem trabalha por conta própria.

Escolha fontes de confiança

No mundo contemporâneo, as informações surgem de todos os lugares. Seja em blogs, revistas ou até mesmo artigos científicos, ela pode não ser corretamente filtrada e acabar tendo o efeito contrário do da busca de conhecimento: a disseminação de informações falsas ou enviesadas, que podem atrai-lo para conclusões equivocadas.

Por isso, é importante contar com fontes de informações que sejam confiáveis e transmitam autoridade no assunto. Um bom começo é prezar por empresas que você já conhece no seu dia a dia. Muitas delas possuem blogs ou plataformas de conteúdos que, por estarem atrelados a uma marca de autoridade, não podem se dar ao luxo de filtrar mal as informações.

Outra maneira de garantir a qualidade dos seus dados é sempre buscar a fonte das informações: um artigo de opinião, por exemplo, pode apresentar referências científicas ou ser exclusivamente uma dissertação pessoal. Nesses casos, a melhor estratégia é dar preferência aos mais bem embasados.

Como você pode ver, são muitas as maneiras de aperfeiçoar o conhecimento e conseguir acompanhar as mudanças e inovações. Pesquisar, estudar, manter contatos profissionais e participar de congressos de Odontologia são algumas formas de estar por dentro das novidades em relação aos produtos, procedimentos e maneiras de atender.

Gostou de conhecer os principais eventos e congressos de dentistas do mundo? Gostaria de contar com uma fonte de informações confiáveis, atualizadas e relevantes? Então, siga a S.I.N Implant System nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube e no LinkedIn.

Posts relacionados