Como usar o WhatsApp a favor do seu consultório

5 minutos para ler

O Whatsapp é, hoje, o aplicativo mais acessado pelos brasileiros e está presente na tela inicial de 54% dos smartphones.  É o que mostra a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil”[1] .

Cada vez mais, empresas inovadoras vêm descobrindo formas eficazes de alcançar clientes no WhatsApp. O aplicativo provou ser útil para atendimento ao cliente, comunicações individuais e até campanhas de marketing não convencionais.

E é claro que os consultórios odontológicos não podem ficar de fora dessa tendência. Entenda, agora mesmo, como usar o Whatsapp na clínica odontológica!

Para isso, convidamos o dr. Paco Fazito, especialista em Endodontia, mestre em Administração de Empresas e embaixador da S.I.N. Implant System, para falar mais sobre como o Whatsapp pode contribuir para o sucesso do seu consultório.

Agendamento e confirmação mais fáceis do que nunca

Usar o WhatsApp na clínica odontológica pode ser megaeficiente para realizar agendamentos e confirmações de consultas.

Inclusive, o primeiro contato do cliente com o consultório já é realizado pelo aplicativo, por isso é importante que a equipe de atendimento esteja familiarizada com a ferramenta e, mais do que isso, capacitada para responder o cliente com eficácia e profissionalismo.

É importante separar o perfil pessoal do profissional, tá? Para isso, vale baixar o WhatsApp Business, que é uma versão do aplicativo disponível para Android e iPhone, própria para o mundo dos negócios. Ela oferece recursos para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Dá, inclusive, para colocar o horário de atendimento na área de descrição da clínica odontológica e gerar mensagens automáticas, que são ótimas para o paciente não ter a sensação de que foi “deixado no vácuo”.

Realmente muito útil, o aplicativo também auxilia a minimizar as faltas no consultório… Enviar uma mensagem confirmando o atendimento um dia antes é de bom tom com o paciente e ajuda o dentista a organizar sua rotina!

Como usar o whatsapp na clínica odontológica

Estamos mesmo falando de uma ferramenta poderosa.

O dr. Paco Fazito diz que, além de ajudar com agendamentos e confirmações, o contato pelo WhatsApp pode ajudar no processo de fidelização do paciente, estreitando o relacionamento, principalmente pelos feedbacks recebidos.

“Perguntar ao paciente como ele está se sentindo e avaliar o atendimento faz com que ele se veja como um cliente importante e isso pode ser feito de maneira profissional e automatizada pelo aplicativo”

Ainda segundo o dr. Paco, também dá para fazer campanhas promocionais por meio das listas de transmissão.

Estas listas são muito práticas, pois tornam possível enviar uma mesma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo. Ou seja: com um clique, você garante uma aproximação maior com os pacientes, de forma simples e automatizada. Este é um ótimo recurso para ser usado em datas comemorativas ou quando há promoções no consultório, por exemplo. 

Nestes casos, informação é a palavra-chave. Quanto mais dados você tiver sobre seus pacientes, mais simples e eficaz fica a comunicação.

Inclusive, ao categorizar os pacientes em diferentes perfis, é possível fazer campanhas e promoções personalizadas e trabalhar os clientes de maneira mais estratégica. Isso demonstra a eles um cuidado maior que pode fazer toda a diferença, impactando de maneira positiva o faturamento da clínica.

Acertando na comunicação pelo app

As trocas de mensagens pelo WhatsApp costumam ser muito dinâmicas e, com isso, naturalmente mais desregradas. Porém, é necessário pensar na comunicação para evitar mal-entendidos, e, acima de tudo, transmitir profissionalismo.

Outro ponto de atenção são as regras gramaticais. Erros de português não pegam bem e as mensagens prontas são uma excelente forma de evitar este tipo de constrangimento. Emojis e “figurinhas” são aceitáveis, mas devem ser utilizados de forma moderada, até porque, em alguns casos, o tom da conversa exige maior seriedade.

Use o whatsapp na clínica odontológica como aliado de uma gestão mais eficiente

Além do contato com os pacientes, o WhatsApp também facilita a comunicação e organização das clínicas odontológicas.

Contatos com clientes e fornecedores, informações internas e documentos podem estar armazenados e divididos dentro do próprio aplicativo. “O WhatsApp permite que você tenha um histórico do que acontece dentro do consultório a poucos cliques”, diz o dr. Paco. O recurso de backup da ferramenta é precioso.” Criar grupos diferentes também pode ajudar na organização, mantendo as informações e conversas separadas, os processos são automaticamente acelerados. Muito conveniente, concorda?

Bom, já deu para notar que o WhatsApp facilita a comunicação, potencializa suas vendas e ainda ajuda na fidelização de clientes e gestão de processos do consultório.

Agora você já sabe como usar o Whatsapp na clínica odontológica e sua importância como ferramenta, simples e gratuita, que faz uma grande diferença no dia a dia. Invista nessa aposta!

E aí, gostou deste artigo? Nós, da S.I.N. Implant System, estamos aqui para ajudar você a conquistar o máximo sucesso no seu dia a dia no consultório. Para conferir outras dicas sobre o mundo dos implantes e da Odontologia, siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram e também nosso canal no YouTube.


Posts relacionados