Como ter sucesso na venda de tratamento odontológico

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Você pode nem saber, mas está fazendo uma venda complexa desde a hora que identifica qual é a necessidade do paciente até quando ele aceita fazer o tratamento. Mas, para aumentar as chances de sucesso é importante conhecer as etapas da venda de tratamento odontológico, pois ela exige argumentação aprofundada e mais tempo de negociação. Continue a leitura e descubra como aumentar as chances do seu consultório ou clínica odontológica ter cada vez mais pacientes.

5 passos fundamentais para vender tratamento odontológico

1. Apresentação – explicar bem o procedimento para o paciente é a chave para ele concordar com o tratamento proposto. Pois é quando você esclarece as possíveis dúvidas, reforça a necessidade de realizar o procedimento, os benefícios de fazer o mais rápido possível e eventuais desvantagens em adiar que consegue convencer o paciente. Dicas:

  • Fale sobre o que causou o problema;
  • Explique de forma clara e objetiva como será o tratamento;
  • Defina quais são as fases e quanto tempo demoram;
  • Detalhe os benefícios do tratamento;
  • Use termos que facilitem a compreensão.

2. Negociação de valor e forma de pagamento – é a hora de apresentar quanto o paciente precisará investir para fazer o tratamento, possíveis formas de pagamento, prazos e negociar caso ele deseje e você tenha margem para isso. Dicas:

  • Estude previamente possíveis formas de pagamento que sejam boas para os dois lados;
  • Justifique o custo do procedimento pelo grau de complexidade e uso de materiais de qualidade;
  • Entregue ao paciente por escrito as etapas previstas para o tratamento com a indicação do que será feito em cada uma de forma clara, bem como os valores. Dessa maneira, ele dificilmente se esquecerá dos argumentos que você apresentou e da importância do tratamento.

3. Retomar contato para a venda – quando o paciente não decidir na hora e disser que vai pensar a respeito, pergunte quanto tempo ele precisa para decidir, de maneira que isso demonstre preocupação com a saúde ou com a qualidade de vida dele. Dicas:

  • Ligue ou envie mensagem caso o paciente não entre em contato no prazo combinado para dar a resposta;
  • Pergunte se há dúvidas;
  • Relembre o paciente da importância de fazer o tratamento indicado;
  • Tente entender o que está impedindo que ele concorde para então argumentar e tentar fechar o acordo;
  • Se o problema for o valor, avalie se é possível oferecer uma condição mais favorável.

4. Fechamento da venda – quando o paciente confirmar que fará o tratamento, é a hora de repassar tudo o que foi combinado para evitar mal-entendidos e esclarecer qualquer dúvida que ainda exista. Dicas:

  • Repasse todos os pontos, tanto do tratamento quanto dos valores e da forma de pagamento;
  • Alinhe as expectativas do paciente com o resultado que o tratamento vai proporcionar de fato;
  • Esclareça qualquer dúvida que ainda possa existir;
  • Agende o início do tratamento e, se possível, as próximas etapas para que o paciente se programe com antecedência.

5. Pós-atendimento – essa etapa é importante para desenvolver relacionamento e fidelizar o paciente, pois você demonstra que está, de fato, preocupado com o bem-estar dele. Dicas:

  • Defina para si mesmo um tempo para entrar em contato novamente;
  • Ao entrar em contato, demonstre preocupação com a recuperação do paciente, tente saber se tudo está correndo conforme o esperado;
  • Recomende um prazo de retorno para uma avaliação.

As etapas da venda complexa estabelecem uma relação de confiança entre paciente e dentista. Com isso, o paciente terá uma boa experiência, o que aumenta a chance de fidelizá-lo e de ele indicar você para outros possíveis pacientes.

Para mais informações acesse:

Cirurgia Guiada – Como vender o procedimento ao seu paciente.

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