Como cuidar de produtos odontológicos: instruções gerais

4 minutos para ler

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os consultórios odontológicos devem seguir alguns procedimentos básicos para que o estabelecimento funcione com segurança tanto para o profissional da saúde quanto para os pacientes.

A começar pela esterilização, rastreio de infecção em superfícies e imobiliários, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), aplicação de vacina, higienização adequada das mãos, descarte correto e responsável de resíduos, manuseio do aparelho de raio-X, tudo deve passar por um perfeito processo de higienização e controle.

Se você é um dentista em formação ou se você não lembra mais quais são as principais práticas para cuidar dos seus equipamentos de trabalho, a S.I.N. Implante preparou um pequeno guia que irá te ajudar. Confira!

Recomendações básicas:

  • Um ponto importante é guardar os artigos dentários, depois de esterilizados, em um armário exclusivo para isso e assegurar-se de que ele possa ser fechado.
  • Etiquetar os pacotes com a data da última limpeza e validade também é uma ótima forma de manter a organização e o controle de higienização.
  • Cada paciente deve usar uma bandeja para o jogo de instrumental. E cada um também deve usar um jogo de brocas. Importante: a broca também deve ser esterilizada.

Esterilização diária

A limpeza regular dos produtos odontológicos deve ocorrer obrigatoriamente antes do uso em outro paciente. O procedimento da esterilização pode ser feito pelo método químico (para artigos termossensíveis) ou o método físico, com o uso da autoclave.

O processo de limpeza dos artigos dentários deve incluir todas as etapas: agente de limpeza, lavagem, secagem com papel toalha, verificação de possíveis resíduos que ainda podem estar nos instrumentos, selagem, esterilização e armazenamento.

Atenção:

  • É essencial que esse procedimento de esterilização seja avaliado com indicadores químicos ou biológicos.
  • Não é obrigatório que o consultório tenha um espaço separado para a limpeza das peças de trabalho. Porém, não importa qual seja a divisão do local, todo o procedimento deve ser seguido.

Limpeza das mãos e EPI

Para ajudar no dia a dia com a higienização correta das mãos, o lavatório deve ter água corrente e precisa ter um dispositivo que não exija contato com as mãos.

O Equipamento de Proteção Individual deve conter avental, máscara, luvas e óculos.

Raio-X

Os profissionais da área de odontologia devem seguir corretamente as regras de uso de equipamento de segurança quando usar o aparelho de raio-X. É necessário que o paciente use avental de chumbo e protetor de tireoide. O profissional que manuseia o aparelho deve usar avental e manter distância do aparelho enquanto o raio-X está sendo feito no cliente.

Mais indicações

Outros aspectos importantes para o consultório odontológico seguir corretamente as regras da ANVISA são ter uma infraestrutura física e dimensões adequadas às normas da agência e observação à legislação da cidade e/ou estado. Além disso, é importante que a documentação (licenças e autorizações) esteja em ordem.

Posts relacionados

Deixe um comentário