Marketing e Comunicação

Como atrair pacientes para o seu consultório odontológico.

Como atrair pacientes para o seu consultório odontológico.

Você sabia que o Brasil concentra o maior número de dentistas do mundo? Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), já existem mais de 360 mil cirurgiões-dentistas no nosso país.

Mas a quantidade de profissionais é apenas um dos indicadores do protagonismo dos dentistas brasileiros. Além disso, vale citar que as faculdades de Odontologia do Brasil têm estado no topo dos rankings internacionais de avaliação. E ainda que nosso país é reconhecido pela alta qualidade na fabricação de produtos e componentes odontológicos.

Outro detalhe: o Brasil é referência em inovação e pesquisa científica na área dental, e o país sedia o Ciosp (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), um dos maiores eventos científicos da área em todo o mundo!

Bem, mas todo este reconhecimento da Odontologia brasileira traz também desafios, não é mesmo? Por isso, para ajudar você a se destacar no mercado, criamos um conteúdo com várias estratégias vencedoras. Confira a seguir:

Conheça seu público-alvo

Esta regra básica para qualquer negócio vale também para o marketing do consultório odontológico. Que tal lançar uma pesquisa para seus pacientes responderem? Ah, também vale a pena coletar informações de pessoas que frequentam clínicas odontológicas em geral.

E olha, os seguintes dados devem ser questionados: idade, faixa de renda, escolaridade, localização, tratamentos procurados, dificuldades que atrapalham a ida ao dentista, dúvidas mais comuns, mídias que acessam para se informar e anseios no momento em que buscam um tratamento odontológico. Estamos certos de que, com essas informações, você vai conseguir definir a sua persona, ou seja, o perfil do seu cliente ideal.

Por que isso é tão importante? Você vai perceber que, com a definição do seu público-alvo, as estratégias de marketing e divulgação serão mais eficazes. Por exemplo, caso você decida anunciar no Google ou redes sociais como Instagram e Facebook, poderá direcionar seus conteúdos de acordo com a localização, faixa de renda e idade dos usuários.

Invista em uma identidade visual impactante

A identidade visual de sua clínica também é extremamente importante. É ela que vai ajudar você a se diferenciar no mercado.

O mais importante no momento da criação de uma identidade visual é que ela esteja alinhada com os desejos do seu público-alvo. Ah, e quanto mais original, marcante e única, melhor!

Vamos lá: tudo começa com a criação do logotipo, fator-chave para diferenciar sua marca das demais e destacá-la da concorrência.

O passo seguinte será a aplicação do logotipo em vários materiais que serão usados no seu dia a dia, como nos uniformes da equipe, no papel timbrado do receituário, no cartão de visitas e em folders educativos.

 Acima de tudo, invista em um design de alto impacto, em sintonia com os valores e visão de sua clínica. Olha, isso vai ajudar você a ser lembrado pelo paciente que está à procura de um dentista!

Em horário comercial, atenda o telefone sempre!

Essa dica pode parecer muito óbvia, porém, não é. É preciso saber que as pessoas quando procuram um dentista, ou qualquer serviço de saúde, normalmente têm urgência. E isso não vale apenas para ligação convencional, mas também para os contatos via WhatsApp.

E nisso há um risco envolvido: se você, ou os recepcionistas de sua clínica, não atenderem o telefone durante o horário comercial, o paciente certamente vai procurar por outro que realize esse pronto atendimento.

Ah, é sempre bom lembrar que aqui vale o famoso ditado “a primeira impressão é a que fica”: o atendimento inicial indicará muito a respeito de seu consultório. Por isso, treinamento é tudo. Certifique-se de que o colaborador da sua equipe seja eficiente e prestativo com quem está do outro lado.

Invista em um website

Como muitos negócios da área de saúde, as marcas estão se consolidando também no ambiente virtual. Por isso, sua clínica não pode ficar de fora deste movimento. O primeiro passo é ter um site, para que o paciente encontre todas as informações que ele precisa para poder lhe contatar e se tornar seu cliente.

Lembre-se: muitos dos relacionamentos com seu cliente em potencial podem começar daí. Afinal, o site vai mostrar o seu perfil, formação, especialidades, serviços e tratamentos que sua clínica oferece, além de dados de contato e localização.

Use as mídias sociais

O principal motivo para você se manter ativo nas mídias sociais é que, fazendo isso, será notado. Estas plataformas são hoje consideradas provas de sua existência e reputação, capazes de atrair novos pacientes.

E os perfis de sua clínica no Facebook e no Instagram são altamente recomendáveis e podem ajudar bastante não só na atração, mas também na fidelização dos atuais clientes. Lembre-se: as oportunidades aqui são enormes, normalmente com investimento não muito alto. Ou seja: usar as redes sociais de maneira estratégica é praticamente indispensável para todos os dentistas que desejam obter sucesso em suas clínicas.

Mas, antes de sair postando, é fundamental saber que existe um código de ética para os dentistas e as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), com relação a publicidade e marketing de clínicas odontológicas.

Uma das regras, por exemplo, destaca que as imagens relativas ao diagnóstico e conclusão de casos clínicos e tratamentos odontológicos — as famosas fotos de antes e depois — hoje só podem ser realizadas pelo cirurgião-dentista (resolução CFO 196/2019), nunca pela equipe, por exemplo. Da mesma forma, nas divulgações, é obrigatório constar o nome do dentista responsável e o número de inscrição dele (pessoa física ou jurídica).

A resolução também mantém vedado o uso de expressões escritas ou faladas que caracterizem autopromoção, concorrência desleal, promessas de resultados e mercantilização da Odontologia. E mais: as postagens na internet não podem conter imagens que identifiquem equipamentos ou materiais, sob pena de serem consideradas publicidade comercial indireta.

Ou seja, para manter a integridade da imagem da sua clínica e você não correr o risco de processos, essas normas devem ser rigorosamente cumpridas!

Campanhas digitais são bem-vindas

Além das postagens de conteúdo, a publicidade paga e os impulsionamentos de posts também podem ser válidas para atrair pacientes. Por exemplo, você poderá fazer anúncios em buscadores como Google, Bing ou Yahoo. Esta é uma das maneiras eficazes de alcançar potenciais clientes, e o sistema de pagamento normalmente é por cliques na sua campanha. Nesse quesito, saiba que nós brasileiros somos campeões de buscas no Google, relacionadas a tratamentos de saúde. Interessante, né?

Utilize o Google Meu Negócio

Mais uma possibilidade do Google e, desta vez, grátis: o Google Meu Negócio é uma ferramenta que está disponível para todas as empresas. Além de não ter nenhum custo, ao cadastrar seu consultório ou clínica odontológica no Google Meu Negócio, você poderá se conectar com os pacientes em potencial. Funciona assim: a pessoa que está à procura de um dentista joga no Google “dentista perto de mim”. E pronto! Junto com os resultados da busca serão visualizados os dentistas cadastrados na seção do Google Meu Negócio nas imediações do paciente.

Assim, você passará a ser facilmente encontrado pelos clientes que moram nas proximidades do seu endereço. Então, mãos à obra: a ferramenta permite que você cadastre o seu endereço, telefone de contato, website e horários de funcionamento.

E mais: você também poderá incluir informações da sua clínica, contando a sua história, compartilhando os seus valores e mostrando tudo aquilo que tem a oferecer aos clientes.

Outra funcionalidade do Google Meu Negócio é o gerenciamento da sua presença online no próprio Google, com a mensuração de dados, como quantas pessoas ligaram para seu consultório, a partir do telefone exibido na plataforma. Ou mesmo quantos cliques o seu site teve, mesmo que organicamente.

Além disso, a ferramenta possibilita interações com o público, que poderá dar notas de avaliação para seu negócio (produto, serviço, atendimento).

Você poderá incluir fotos bem atraentes da sua clínica, e, ainda, responder aos clientes que fizeram perguntas ou registraram comentários.

Fidelize os seus clientes

Além disso, lembre-se que para seu consultório odontológico prosperar, é importante manter um atendimento de alta qualidade, cada vez mais com olhar humanizado e empático e protocolos que garantam a alta qualidade de todos os seus processos. Isso, é claro, do momento em que o paciente chega à recepção até o instante em que ele se senta na cadeira para iniciar os procedimentos.

E ter um consultório acolhedor e convidativo, sem passar a frieza de um hospital, por exemplo, também é algo que merece ser destacado. E nem precisa falar que organização, higiene e cordialidade são fatores-chave de sucesso. Gostou deste conteúdo? Então clique aqui e confira mais dicas para conquistar o sucesso no seu consultório!

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