O que é Canvas e como aplicá-lo em um consultório odontológico?

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Como colocar em prática a ideia de abrir um consultório odontológico? A formação em áreas da saúde preparam muito bem os profissionais para o cuidado com o paciente, mas nem sempre (ou quase nunca) abordam questões administrativas.

Então, antes de partir para ações, é preciso planejar. O planejamento do negócio é determinante para sucesso ou fracasso dele. É a partir de modelos estratégicos que o profissional conhecerá seu investimento e terá base para a tomada de decisões.

Nessa perspectiva, o Business Model Canvas, ou simplesmente Canvas, representa uma metodologia simples, mas muito efetiva na estruturação do seu consultório. Que tal entender mais sobre o assunto?

Conheça mais sobre o Canvas

Quando falamos sobre modelos estratégicos, muitos dentistas podem imaginar metodologias de difícil compreensão e, principalmente, impraticáveis. No entanto, nesse caso, estamos lidando um um modelo simples e prático, chamado Canvas.

O Canvas nada mais é que uma representação visual da constituição do seu consultório. Visualmente, ele torna tudo mais organizado e, dessa forma, o gestor pode compreender melhor cada pilar que compõe seu negócio, como:

  • infraestrutura;
  • finanças;
  • ofertas;
  • clientes.

A partir do momento que preenche a representação visual com as informações do próprio consultório, ele visualiza e compreende melhor seu investimento, sendo isso fundamental para um panorama da realidade atual de dos próximos passos.

Sem dúvidas, o Canvas é um modelo inovador, sem complicações na compreensão e na elaboração, além de beneficiar a interpretação, que repercute de maneira positiva na tomada de decisões.

Saiba como o método funciona

Como dito, o modelo Canvas se baseia na representação visual do negócios. Para isso, ele é dividido em 9 blocos, que contemplam os processos do local como um todo. Veja a seguir!

Atividades-chave

Definir as atividades-chave é estabelecer quais procedimentos serão realizados no seu consultório. Qual área da odontologia você pretende atuar? De acordo com sua especialização, você tem a habilidade de realizar serviços específicos, bem como aqueles fundamentais para todo profissional dentista.

Recursos-chave

Para realização das atividades estabelecidas, são necessários equipamentos, materiais e produtos. Então, faça um levantamento de quais recursos materiais, humanos, intelectuais e financeiros serão necessários para contemplar as atividades pretendidas.

Nesse momento, será possível já ter determinada noção da complexidade das atividades pretendidas, podendo então rever ou alterar quais serviços farão parte da sua oferta.

Parcerias-chave

Vivemos em uma sociedade e no mercado econômico isso não é diferente. Um serviço complementa o outro e, para isso, é necessário estabelecer quais parceiros serão fundamentais para manutenção do seu negócio.

Para isso, identifique primeiro aquele com melhor custo-benefício. Além disso, nem sempre o fornecedor mais barato é o ideal, por isso, busque sempre garantir a qualidade da marca e, consequentemente, a satisfação dos clientes. Não deixe de buscar também parceiros que podem recomendar seu serviço para quem os procura.

Proposta de valor

Chegamos agora no principal objetivo das atividades pretendidas: agregar valor. Os serviços ofertados devem representar diferenciais para seu negócio, a fim de atrair o olhar dos pacientes e se destacar diante da concorrência.

Os clientes precisam entender que precisam daquele serviço, seja pela resolutividade dele, pela proposta inovadora ou pelo custo-benefício favorável. Portanto, atraia a atenção dos seus pacientes!

Segmento de clientes

Falando em clientes, o primeiro ponto para atrair o olhar deles é compreendê-los. Então, defina seu público-alvo! Para fazer isso, identifique a faixa etária que os serviços mais contemplam, entenda o perfil socioeconômico e saiba quais são os caminhos para chegar até eles, pois esse aspecto será fundamental para o próximo passo.

Canais de distribuição

Conhecendo seu paciente, você deve identificar quais meios de comunicação são mais utilizados por eles. Embora a tecnologia esteja disseminada e o acesso à internet seja uma realidade praticamente global, nem sempre é possível utilizar mídias digitais para divulgação. Sendo assim, aposte em diferentes veículos de comunicação para divulgar sua marca e seus serviços.

Fluxo de receita

Contemplando, enfim, o aspecto financeiro, é importante retomar uma informação do público-alvo: qual o perfil socioeconômico dos seus pacientes? Com isso, você saberá qual a média de preço que poderão arcar pelos serviços.

Nesse momento, talvez seja necessário rever procedimentos muitos dispendiosos ou mesmo acrescentar outros que eram julgados como impraticáveis, mas que após análise econômica se tornaram indicados.

Estruturação dos custos

Finalizando o planejamento estratégico, chegou a hora de estruturar todos os custos. Aqui, identifique quais são os gastos fixos e variáveis do consultório. Assim, você saberá qual o valor mínimo para manter em funcionamento.

Adote alguns cuidados

O modelo Canvas é ideal de ser implementado desde o planejamento para abertura do negócio. De maneira simples, ele facilita a interpretação e a tomada de decisões, o que pode ser essencial para evitar surpresas negativas após início do funcionamento.

Contudo, não é um modelo exclusivo para o planejamento inicial. Ele também pode ser adotado por aqueles gestores que desejam remodelar o atual panorama da empresa. Independentemente da situação, lembre-se sempre de completar o diagrama com informações fidedignas e realistas, a fim de aumentar a efetividade da metodologia.

Entenda a importância da implementação

Ao longo do texto, foram mencionados uma série de vantagens e benefícios da implementação. Tornando mais clara a importância, o modelo Canvas garante a organização dos processos, principalmente por tornar mais evidentes algumas lacunas em setores específicos.

Além disso, é interessante reforçar que o modelo oferece para o gestor um real conhecimento sobre o negócio. Por vezes, ao visualizar cada pilar envolvido, é possível encontrar aspectos antes negligenciados, mas que fazem toda diferença para a organização.

Por fim, reforçamos que a tomada de decisões é completamente beneficiada. Afinal, nem sempre é fácil definir qual o próximo passo, o investimento mais necessário ou identificar os pontos fortes do negócio, embora tudo isso fique mais tangível por meio da metodologia em questão.

Concluímos, enfim, que o modelo Canvas permite com que os dentistas realizem um planejamento estratégico efetivo, mesmo sem conhecimentos aprofundados sobre gestão de negócios. Sendo assim, tendo em vista a simplicidade, praticidade e fácil compreensão, não deixe de tentar implementar em seu consultório. Os resultados podem ser muito satisfatórios e você terá um grande aliado em direção ao sucesso do investimento.

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