Notícias

Alimentação saudável: 4 dicas para se alimentar bem durante o dia a dia clínico

Alimentação saudável: 4 dicas para se alimentar bem durante o dia a dia clínico

Muito se fala hoje em dia sobre a importância de uma alimentação saudável. No entanto, conciliar bons hábitos com a rotina corrida do trabalho pode ser difícil para alguns profissionais. É o caso dos dentistas, que precisam se alimentar entre um atendimento e outro, às vezes sem tempo suficiente sequer para comer direito.

O problema é que isso pode colocar em risco a própria saúde, sobretudo no longo prazo. Alimentar-se corretamente figura na lista dos principais requisitos para ter qualidade de vida e bem-estar.

Assim, buscando ajudá-lo, separamos quatro dicas valiosas para você manter uma dieta saudável mesmo enquanto está na sua clínica. Confira a seguir!

1. Adote uma alimentação balanceada

Não é necessário restringir a alimentação ou cortar alimentos para ser saudável. Pelo contrário: o ideal consiste em seguir uma dieta balanceada e rica em carboidratos, que garantem energia para o dia todo, além de proteínas e gorduras.

Procure variar as alternativas, consumindo porções regulares ao longo do dia. É importante incluir muitos vegetais, como frutas e verduras, que são ricos em fibras, sais minerais e vitaminas, ajudando a manter o bom funcionamento do organismo.

2. Prefira alimentos naturais e ricos em nutrientes

Durante a correria do dia a dia, é comum optar por alimentos prontos e mais práticos, como sucos de caixinha e biscoitos. Muitos deles são até vendidos como saudáveis e enriquecidos com nutrientes, mas não se engane: na verdade, estão cheios de sódio e gordura saturada que, no longo prazo, causam danos à sua saúde.

O melhor mesmo é preferir alimentos naturais e consumi-los crus, caso de frutas frescas e secas, como ameixas e uvas passas, além de castanhas, como nozes e amêndoas. Todas são ótimas pedidas para lanches entre as refeições principais, aumentando a saciedade e reduzindo a fome ao longo do dia.

3. Leve marmitas e lanches para a clínica

Muita gente deixa de seguir uma dieta equilibrada por não ter acesso aos alimentos certos na hora da fome. Assim, consomem lanches na rua, como os chamados fast-foods, ricos em gorduras, sódio e carboidratos. 

Para evitar esse problema, leve marmitas prontas para o almoço e pequenos lanches, como frutas, sucos e sanduíches naturais. Vale a pena deixar um espaço reservado na clínica para guardá-los.

4. Separe um tempo para as refeições

Mas de nada adianta levar alimentos saudáveis para a clínica sem reservar um horário para comer. O ideal é criar um período específico de almoço todos os dias, mantendo certa regularidade e um tempo suficiente para se alimentar sem pressa.

Faça intervalos durante a manhã e a tarde, por cerca de 15 minutos, para aquele lanche rápido. Dessa forma, você não sente fome e consegue entregar um melhor rendimento no trabalho.

O fato é que manter uma alimentação saudável requer pequenos esforços no sentido de fazer boas escolhas e ser regular. Se necessário, busque ajuda de um profissional especializado para montar uma dieta adequada para a sua rotina e seus objetivos.

Agora queremos saber de você: gostou das dicas para se alimentar bem? Como faz para manter hábitos benéficos? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Outras publicações