Contratar um gerente de clínica odontológica profissionaliza a gestão, o que aumenta as chances de o negócio crescer. Continue a leitura e conheça as principais atribuições do gerente de clínica odontológica e os benefícios que cada uma pode proporcionar.
Atribuições do gerente de clínica odontológica e os benefícios delas
1. Gerenciamento de pessoas – o gerente é responsável por planejar, selecionar, acompanhar e valorizar a equipe, delegando tarefas específicas para cada profissional e fiscalizando a execução de cada uma delas. Benefícios:
- Organizar a equipe;
- Ajudar no desenvolvimento pessoal de cada funcionário;
- Aumentar produtividade;
- Alinhar objetivos.
2. Estudo de mercado – o profissional deve pensar estrategicamente a administração da clínica e analisar os cenários do mercado para que os planejamentos do consultório sejam feitos com parâmetros realistas. Benefícios:
- Ter mais embasamento para tomar decisões;
- Otimizar gastos;
- Reduzir custos.
3. Organização financeira – uma das atribuições é realizar a organização financeira da clínica odontológica, com a elaboração de um orçamento mensal e o gerenciamento do fluxo de caixa. Benefícios:
- Visualizar perspectivas a médio e longo prazo;
- Avaliar áreas de risco;
- Ter segurança financeira.
4. Gestão de materiais e estoque – o gerente de clínica odontológica é responsável por fazer previsões da quantidade de materiais, descartáveis ou não, que serão necessários para a realização de procedimentos e o dia a dia da clínica. Benefícios:
- Planejar a reposição;
- Ter uma reserva de materiais.
5. Feedback sobre o negócio – o gerente de clínica odontológica deve apurar e avaliar dados importantes, como quantidade de pacientes atendidos a cada mês, gastos e retorno financeiro, para atualizar você frequentemente. Benefícios:
- Ter mais embasamento para tomar decisões;
- Identificar riscos;
- Planejar custos e investimentos.
6. Planejamento de objetivos – o gerente é responsável por planejar as metas da clínica odontológica, pensando nas necessidades atuais e projetos futuros. Dessa forma, é possível programar ações específicas para alcançar os objetivos que você deseja. Benefícios:
- Captar novos clientes;
- Criar novas parcerias com convênios;
- Contratar bons auxiliares;
- Otimizar tempo de consultas.