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4 estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes

4 estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes

Para qualquer profissional que lide diretamente com o público, encontrar novas maneiras de aprimorar a sua imagem e de aumentar a sua autoridade é fundamental para o sucesso contínuo e duradouro da carreira.

Portanto, conhecer estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes pode ser o elemento determinante da realização profissional de um dentista.

A boa notícia é que existem formas bastante eficientes e, eventualmente, até mesmo pouco trabalhosas de ter sucesso nesse desafio, especialmente se você apostar em ações pontuais aplicadas na rotina do dia a dia da sua clínica. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

4 estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes

1. Ofereça um atendimento humanizado

A primeira das estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes é oferecer um atendimento humanizado. Você certamente já ouviu falar sobre esse tema, mas o fato é que, mais do que uma moda passageira, essa é uma tendência que a cada dia se consolida mais nas carreiras da área de saúde.

O início e a continuidade de qualquer tratamento deve ser baseado em alta qualidade e no esclarecimento completo das dúvidas, por mais banais que elas possam parecer. Entretanto, lembre-se de que isso só é possível se toda a equipe estiver empenhada nesse sentido, com a consciência de que todos somos seres providos de sentimentos e todos merecemos consideração e respeito.

2. Disponibilize serviços diferenciados

Caso você deseje ser visto como uma alternativa especial em relação à concorrência, além de investir nos requisitos básicos de qualquer clínica ou consultório, é importante também oferecer serviços diferenciados. Logicamente, isso varia de acordo com a especialidade e com outras características, mas é essencial ter esse objetivo em mente.

Em linhas gerais, um denominador comum para qualquer estabelecimento de saúde é o prontuário eletrônico, uma solução que permite armazenar e verificar, em tempo real, os históricos clínicos, as visitas anteriores, os dados pessoais, as prescrições de medicamentos e outras informações imprescindíveis dos seus pacientes.

3. Mantenha diversos canais de comunicação

Não é novidade para ninguém que, em tempos tão dinâmicos quanto os dias de hoje, as pessoas simplesmente não aceitam ficar esperando. Uma linha ocupada, por exemplo, pode fazer com que um cliente em potencial desista dos seus serviços, e, no mesmo momento, ligue e agende uma consulta com o seu concorrente.

Diante dessa realidade, você não pode abrir mão de manter diversos canais de comunicação. Além do telefone tradicional e de um celular, não hesite em garantir que a pessoa responsável pela recepção gerencie um aplicativo de mensagens instantâneas e um endereço de e-mail. Eles precisam ser verificados constantemente e respondidos o quanto antes.

4. Dê atenção ao agendamento de consultas

Não adianta muito você apostar em um atendimento humanizado, oferecer serviços diferenciados e manter diversos canais de comunicação se você não der a devida atenção ao agendamento consultas, não é verdade? É muito importante que esses contatos sejam feitos com muita qualidade, reforçando o seu compromisso como profissional.

Sua equipe, sobretudo na figura de um recepcionista, deve ser capaz de proporcionar um atendimento objetivo, ágil e altamente qualificado. Colaboradores podem causar uma impressão insubstituível nas pessoas e, por isso mesmo, devem prezar pela empatia, pela educação e pela eficácia em suas tarefas.

4 erros cometidos pelos profissionais e como evitá-los

1. Falar muito e escutar pouco

Um dos principais erros cometidos pelos profissionais de saúde, inclusive pelos dentistas, é falar demais antes de escutar. Certamente, não é de propósito, visto que a rotina estressante e a alta complexidade da área pode fazer com que o profissional queira passar muitas informações em pouco tempo.

Porém, somente quando ouvimos os pacientes com a devida atenção, absorvendo as suas queixas e expectativas, é que podemos estar aptos a fazer um bom diagnóstico.

Com a tecnologia e um bom treinamento da sua equipe, você pode agilizar o processo de recepção e até de prescrição, o que permite dar aquela atenção especial ao seu visitante.

2. Acomodar-se com a formação

Muitas vezes, uma pessoa investe tanto dinheiro e energia em sua formação profissional que acaba se acomodando com o diploma da graduação. No entanto, embora isso possa ser suficiente à sobrevivência de um negócio e, dependendo da área, traga até um bom retorno financeiro, continuar se aprimorando é sempre muito importante.

O estudo não apenas contribui para que você esteja em sintonia com as melhores práticas do mercado e com as tecnologias mais modernas, mas também permite que você faça uma especialização. Dessa forma, você se torna ainda mais diferenciado diante da concorrência e garante uma clientela fiel por muito mais tempo. 

3. Chegar atrasado ao consultório

Uma das recomendações mais importantes para melhorar o relacionamento com pacientes é evitar, tanto quanto for possível, chegar atrasado ao consultório. Esse tipo de atitude pode minar a sua credibilidade diante dos pacientes, fazendo com que eles vejam você como um profissional desrespeitoso e que não se importa com o próprio trabalho.

Infelizmente, especialmente para quem mora nos grandes centros urbanos, isso pode acontecer por conta de problemas de congestionamentos. Sendo assim, aposte em aplicativos de trânsito, saia de casa com um pouco mais de antecedência e, quando for inevitável, avise à recepção o motivo, solicitando que sejam transmitidas as suas desculpas.

4. Não investir em soluções tecnológicas

Alguns profissionais de saúde ainda encaram, erroneamente, o investimento em tecnologia como um custo. Na realidade, isso precisa ser encarado como um investimento, uma vez que o dinheiro aplicado em novos serviços, aparelhos e soluções retornará através do aumento da receita, provavelmente multiplicado.

Nos dias de hoje, existem diversas soluções que podem ajudá-lo, desde a sala de espera até o consultório propriamente dito. Vale a pena oferecer água gelada, disponibilizar uma boa máquina de café e apostar em um ar condicionado moderno. A aquisição de prontuários eletrônicos e softwares de gestão também é uma excelente ideia.

Como você pôde acompanhar neste artigo, não faltam estratégias para melhorar o relacionamento com os pacientes. Seguindo essas dicas, você se torna diferenciado no mercado e pode, assim, atrair muito mais clientes, além de garantir a satisfação de quem já confia no seu trabalho.

Gostou de conhecer essas estratégias para melhorar o relacionamento com pacientes? Então não deixe de fazer um comentário sobre esse artigo aqui no blog!

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